Minas Gerais
Ouvidoria da Copasa marca presença na praça da Estação
Com o objetivo de ampliar a interlocução com a população e promover a cidadania, a Copasa participa nesta quarta-feira (14/6), na praça da Estação, no Centro de BH, da Ouvidoria Itinerante, um projeto da Rede Ouvir – Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, que reúne ouvidorias de diversos órgãos do Estado. O evento se encerrará às 17h.
Em uma tenda montada na Praça da Estação, a Ouvidoria da Copasa está recebendo os usuários que podem apresentar reclamações, sugestões ou pedir orientações para a empresa. “Estamos aqui com o propósito de acolher e registrar as manifestações dos usuários que exercem a sua cidadania ao pleitear serviços de qualidade junto aos órgãos da administração pública direta e indireta”, afirmou a gerente da Ouvidoria da Copasa, Suami Cruz Leão.
Presente no evento, o diretor-presidente da Copasa, Guilherme Duarte, destacou que é uma satisfação para a Companhia integrar a Rede Ouvir e estar presente no evento da Ouvidoria Itinerante. “O cliente da Companhia é o centro da nossa estratégia de negócio. É importante que nossos canais de relacionamento estejam sempre abertos, sejam assertivos e ágeis. Na eventualidade desses canais não atenderem bem, os canais de ouvidoria servem para receber reclamações, sugestões e questionamentos, dando respostas, mas também contribuindo para melhorar de forma constante a prestação de serviços”, enfatizou.
Cleyson Jacomini, diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação, afirmou que “eventos como esse fortalecem cada vez mais as ouvidorias, que são canais abertos que têm o intuito de melhorar a prestação de serviços, o que é de interesse de todos”.
Alessandra Guimarães Rocha, superintendente de Compliance, enfatizou: “é um ato de respeito aos cidadãos nos colocarmos à disposição para que eles possam resolver os problemas que têm com a Copasa. A participação na Rede Ouvir contribui para cumprirmos o nosso papel de atender com dignidade, com respeito e dentro do prazo”.
Suami Cruz Leão, gerente da Ouvidoria, também ressaltou a importância da rede: “A Rede Ouvir conseguiu trazer várias ouvidorias (aproximadamente 27 ouvidorias) para que possamos juntos chegar mais perto dos cidadãos, do usuário de serviço público e mostrar como eles podem, dentro das próprias organizações e da administração pública, tratar as demandas de forma efetiva”.
O aposentado Pedro da Silva foi um dos atendidos na manhã desta quarta. Ele queria fazer uma solicitação de segunda via da conta e saiu satisfeito com a resolução do seu problema. Desempregado, Carlos Alves também aproveitou a passagem pela praça da Estação para tirar dúvidas sobre débitos junto à Companhia: “O atendimento foi nota 10! Todos muito educados.”
Rede Ouvir
A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas – Rede Ouvir-MG – é um projeto que tem como um de seus objetivos consolidar a parceria e a articulação entre as instituições participantes, visando fomentar a expansão do instituto da ouvidoria pública e otimizar o atendimento ao cidadão, fortalecendo as ferramentas de transparência, eficácia das políticas públicas implementadas e controle social.
Além da Copasa, a Rede é composta por órgãos como a Ouvidoria-Geral do Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e a Cemig, dentre outras.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.