Minas Gerais
Palácio da Liberdade tem programação variada neste fim de semana

O receptivo do Palácio da Liberdade está de braços abertos para os visitantes que queiram conhecer o edifício histórico e seus jardins. As visitas e atividades ocorrem em pequenos grupos por vez e em acordo com as normas de prevenção e segurança sanitária.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 8h de quinta-feira (2/6). Já as visitas serão realizadas no sábado e no domingo (4 e 5/6).
Neste fim de semana, a programação dos jardins foi idealizada para todos os públicos, de todas as idades, contando com visita mediada e atividades lúdicas. O passeio dá a oportunidade para o visitante vivenciar um pouco mais do espaço, brincar e conversar sobre a história do espaço. A iniciativa é fruto de parceria entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e a APPA – Arte e Cultura.
Visita mediada
Para que serve um jardim histórico? Na visita mediada ao espaço externo do palácio, os visitantes poderão conhecer elementos que remetem à época da construção da cidade de Belo Horizonte, além de aspectos históricos, decorativos, simbólicos e diversidade de espécies botânicas.
Como atividade lúdica na visitação aos jardins, há atividades como Caça aos detalhes, brincadeira que explora características históricas e a fachada do palácio. Antes do início da visitação, os convidados recebem fotografias dos detalhes das fachadas e dos jardins e, a partir daí, terão que reconhecer os pontos apresentados pelas fotos.
A atividade tem o objetivo de sensibilizar o olhar dos visitantes para os elementos decorativos, arquitetônicos e simbólicos que fazem parte do edifício e de seu entorno e representa uma maneira de descobrir o espaço brincando.
Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5/6, os Jardins do Palácio da Liberdade receberão uma programação especial, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). As atrações ocorrem de 13h30 às 17h.
Além da visita mediada aos jardins, de 13h30 às 14h30, o público poderá assistir o espetáculo teatral: “O Monstro do Lixo”, da Cia Candongas, de 16h15 às 17h. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser retirados no link.
Interior
Já no interior do palácio, o público também terá acesso à exposição “Já raiou a liberdade: hinos do Brasil”. O visitante poderá ver de perto os manuscritos dos principais hinos do país: o Nacional, o da Independência, o da Bandeira e o da Proclamação da República.
O Palácio da Liberdade é a sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais. Inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial, o edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e um grande atrativo do Circuito Liberdade. Em 2018, suas portas foram reabertas para que o público tivesse a oportunidade de conhecer essa importante referência cultural, política e arquitetônica do estado.
Acesso
Clique aqui para checar as regras de visitação. O não atendimento a elas pode inviabilizar a visita.
A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade.
A entrada para o público é realizada pelo portão da Avenida Cristóvão Colombo.
Só retire seu ingresso se tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados. Lembre-se de que as vagas são limitadas e outras pessoas também podem estar interessadas em realizar a visita.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar