Minas Gerais

Palácio das Artes tem programação especial de pré-Carnaval

Publicados

em

O Carnaval da Liberdade engloba diversas atrações sob organização da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que promove ações durante todo o mês de fevereiro.

A programação traz atrações e manifestações culturais, unindo a maior festa popular do país à multiplicidade artístico-cultural do Palácio das Artes.

Na programação de pré-carnaval da FCS, estão a mostra de cinema Carmen Miranda e a Boa Vizinhança, com sessões gratuitas no Cine Humberto Mauro, e o concerto carnavalesco Esquentando os Tamborins, que contará com a participação do Coral Lírico (CLMG), da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da escola de samba belo-horizontina Canto da Alvorada.

Circuito

As ações integram o Carnaval da Liberdade, promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), com o objetivo de fomentar, estruturar e promover ações culturais durante o Carnaval de Minas Gerais, sendo a participação da Fundação Clóvis Salgado peça essencial nesse projeto.

Para Sérgio Rodrigo Reis, Presidente da FCS, “a criação de uma programação cultural diversa e abrangente, que une vários tipos de manifestações artísticas, traduz um dos maiores objetivos da FCS: uma oferta ampla de atividades para todos os públicos. Não apenas durante o período de Carnaval, mas durante todo o mês de fevereiro, a instituição celebra, com a cidade, essa rica e potente manifestação cultural do povo brasileiro”, ressalta.

Programação

A programação tem início no dia 7/2, com a mostra Carmen Miranda e a Boa Vizinhança, dedicada a filmes estrelados pela cantora, dançarina e atriz luso-brasileira. A mostra ocupa o Cine Humberto Mauro até 7/3, com diversos longas protagonizados pela Pequena Notável e grandes produções das décadas de 1930 e 1940, durante a Política da Boa Vizinhança, dos Estados Unidos, que serão exibidos gratuitamente no cine.

Leia Também:  Governo dá sequência à contratação temporária e convocação on-line da Educação nesta sexta-feira (6/1)

Os ingressos para os filmes da mostra serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro uma hora antes de cada sessão, e a entrada é gratuita.

A programação inclui ainda celebração especial no Jardim Interno do Palácio das Artes, em 9/2, das 17h às 22h, mesma data do aniversário de Carmen Miranda. A Festa de Carnaval “Mamãe Eu Quero” contará com performances artísticas em homenagem à artista, cortejo com a Cia. de Dança Palácio das Artes, DJ’s e barracas com comida mineira.

Dança e música

O clima de folia também reunirá os três corpos artísticos da FCS no concerto de carnaval Esquentando os Tamborins. Com a presença dos músicos do Coral Lírico (CLMG) e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), dos bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da Escola de Samba belo-horizontina Canto da Alvorada, o repertório traz canções que representam uma viagem pelas cores e sons do carnaval. As apresentações, gratuitas, ocorrem nos dias 14 e 15/2, a partir das 12h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os concertos serão conduzidos pelo maestro André Brant, regente-assistente da Osmg.

O Carnaval da Liberdade propõe a integração dos eventos de Carnaval da capital com aqueles dos municípios mineiros. O objetivo é incentivar blocos caricatos, escolas de samba, grupos carnavalescos e festas tradicionais, em todos os municípios de Minas Gerais, a realizar as festividades de 2023 de forma alegre e organizada, após dois anos de pandemia.

O programa, promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), pretende fomentar essa festa tradicional, reconhecendo a importância do evento para as manifestações culturais do estado e para o desenvolvimento da economia criativa, gerando oportunidades de emprego e renda para os municípios.

Leia Também:  OGE/MG realiza o curso de Formação em Ouvidoria 2023

A iniciativa conta com a participação de diversas frentes do Governo de Minas e parceiros, a exemplo da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Histórica, Associação Mineira de Municípios (AMM), Abrasel, Centro de Referência do Queijo e Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

O programa Carnaval da Liberdade também tem atuação dos conselhos estaduais de Turismo e Cultura.

Com o objetivo de garantir a colaboração entre poder público e sociedade civil, foi criada a comissão de Carnaval no Conselho Estadual de Turismo (Consec), com representacão da área de festas populares do Consec. Além de ser um elo entre gestores e agentes culturais e de turismo, a participação popular irá garantir maior efetividade das ações também nos anos seguintes.

Pré-Carnaval da Fundação Clóvis Salgado

Carmen Miranda e a Boa Vizinhança | Cine Humberto Mauro
Data: 7/3/2023 (terça-feira)
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita

Festa de Carnaval “Mamãe eu quero” 
Data: 9/2/2023 (quinta-feira)
Horário: 17h às 22h
Local: Jardim Interno do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
 
Concerto Esquentando os tamborins
Data: 14 e 15/2 (quarta-feira)
Horário: 12h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita
 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Poderosa, Jade Picon aposta em vestido com fendas para programa especial: ‘Honra’
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA