Minas Gerais
Parque Estadual Mata do Limoeiro abre inscrições para voluntariado

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), comunica a disponibilidade de vagas para voluntários no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do IEF. Ao todo, são oferecidas 20 vagas para atividades a serem desenvolvidas no período de 9 a 12/2/2023.
As atividades dos voluntários serão planejadas pela gerência da unidade e farão parte da nona edição do Projeto Ecofolia. A programação das ações desempenhadas pelos participantes serão apresentadas no primeiro dia de chegada ao parque.
Entre as atividades previstas para os voluntários está o apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes na portaria e Centro de Visitantes; realização de atividades de Educação Ambiental com foco na orientação do visitante para uma conduta consciente no interior da UC, além da participação em palestras, oficinas, atividades lúdicas e educativas, com conteúdo ambiental em atendimento às atividades de visita escolar ou comunitárias.
Os visitantes também serão encarregados da aplicação de entrevistas de perfil e satisfação dos visitantes, além de prestar apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação e comunicação social como folhetos, panfletos, mapas, guias para visitação, materiais de interpretação ambiental e organização de banco de imagens da unidade de conservação.
A oficina de capacitação será no dia 9/2/2023, à noite. O conteúdo básico visa integrar necessidades da UC e aspirações pessoais de cada candidato no desenvolvimento de ações do Projeto Ecofolia. As atividades de cada voluntário serão orientadas por funcionários ou colaboradores do parque, designados pelo gerente da UC.
Propósito
A carga horária total do voluntariado é de 8 horas diárias, totalizando 26 horas. Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos. Será dada preferência a estudantes universitários com, no mínimo, três semestres de curso e moradores do entorno.
Ao todo 20 vagas são oferecidas.
As inscrições podem ser feitas até 22/1/2023. O resultado será divulgado no dia 24/1.
Para participar, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição neste link. Os voluntários utilizarão as estruturas físicas do PEML para pernoite e alimentação.
“O voluntariado no Ecofolia se tornou um dos alicerces do Parque Estadual Mata do Limoeiro nas ações de aproximação da academia ao parque por meio da pesquisa, do conhecimento e do envolvimento dos participantes com a UC”, afirma o gerente do parque, Alex Luiz Amaral Oliveira. “Importantes resultados já foram alcançados e nossa expectativa é a de que essa nona edição do Ecofolia seja tão especial e envolvente quanto as outras. O Ecofolia já é uma marca do parque e um projeto que o destaca no cenário nacional”, completa.
Mata do limoeiro
Criado pelo Decreto 45.566, o Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na Unidade de Conservação podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.
Com relação à fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A unidade de conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.
O parque atua tanto em educação ambiental quanto em mobilização social, principalmente por meio dos projetos Ecofolia, que prega a conscientização ambiental no período do carnaval; o Festejando o parque, que desenvolve ações para a comemoração de aniversário do parque, na segunda quinzena de março, e o “Natal com as comunidades”, além de ações de relevante destaque na semana de meio ambiente, celebrada em junho, e na Semana Florestal, em comemoração ao dia da árvore, em setembro.
O edital de Seleção do Parque Estadual Mata do Limoeiro está disponível neste link.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor