Quarta-Feira, 9 de Abril de 2025

Minas Gerais

Polícia Militar abre inscrições para 2,8 mil vagas de soldados

Publicados

em

A Polícia Militar de Minas Gerais  (PMMG) está com inscrições abertas para 2.821 vagas de soldados (283 para o sexo feminino). Os interessados têm até o dia 30/3 para garantir a participação no concurso para Curso de Formação de Soldados. As provas serão realizadas a partir do dia 7/5. O início das formações está previsto ainda para este ano.

“Importante valorizar o Governo de Minas, que autorizou a abertura de mais de 2,8 mil vagas neste concurso como também a manutenção de vagas semelhantes para os próximos quatro anos, o que favorece a prestação de serviços da Polícia Militar”, destaca o tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo Policial da PMMG.

Reforço  

Com a abertura deste concurso, o Governo de Minas reitera o compromisso já firmado de abrir pelo menos 10.268 vagas para novos policiais militares nesta gestão. Deste total, 3.250 serão somadas ao efetivo já em 2023.

“O nosso reconhecimento vai além do reforço tecnológico. O reforço humano da atividade policial é central. Conseguimos integrar mais de 4 mil agentes no último mandato e temos o compromisso de garantir a reposição do efetivo ao longo de cada ano. São concursos contínuos, como sempre deveriam ter acontecido”, reforçou o vice-governador, Professor Mateus.

Leia Também:  CONVITE: CERIMÔNIA DE ATIVAÇÃO DA DELEGACIA FLUVIAL DE FURNAS

O concurso para a Polícia Militar será realizado em três etapas: Prova de Conhecimentos (objetiva); Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde e Avaliação Física Militar (AFM).

Requisitos para o Curso de Formação e Soldados:

  • ser brasileiro (a);
  • ter nível superior de escolaridade;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • ter entre 18 e 30 anos de idade;
  • ter Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria “B”;
  • possuir idoneidade moral;
  • ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
  • ter sanidade física e mental;
  • ter aptidão física;
  • ser aprovado em avaliação psicológica;
  • não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

Santiago lembra que o Curso de Formação de Soldados possui grade multidisciplinar, com matérias ligadas à psicologia comportamental, direito, administração e também uma formação muito moderna em relação à atividade policial militar.

“Servir e proteger a sociedade demanda realmente um curso muito robusto e que tenha matérias interdisciplinares para que nós possamos prestar um serviço de qualidade. Estamos à disposição para tirar dúvidas no Centro de Recrutamento e Seleção”, disse.    

Leia Também:  Operação integrada do Governo de Minas promove fiscalização preventiva em 21 barragens

O tenente-coronel ressalta ainda que a carreira militar traz orgulho aos profissionais pelo fato de ser uma profissão que resguarda vidas e direitos, além da proteção do patrimônio público e privado.  

O último concurso da PMMG foi realizado em 2021, sendo a formação iniciada e concluída em 2022.  Atualmente, a corporação conta com cerca de 38 mil policiais.

Outros concursos

A PMMG adianta, ainda, prazos para concursos já previstos para o primeiro semestre:

Curso de Formação de Oficiais

Inscrição: 3/4/2023 a 3/5/2023  

Vagas: 180 (18 para o público feminino)

Mais informações neste link.

Quadro de Oficiais da Saúde

Inscrição:  20/3/2023 a 19/4/2023

Vagas:  60

Mais informações neste link.

Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Especialistas 

Inscrição: 20/3/2023 a 19/4/2023

Vagas: 109

Mais informações neste link.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cead/Unimontes amplia atividades e passa a oferecer mais 2.260 vagas 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA