Minas Gerais

Prêmio Escola Transformação leva estudantes mineiros para conhecer outras partes do estado e do Brasil

Publicados

em

Mais que proporcionar experiências divertidas e, em muitos casos, únicas e inesquecíveis, o Aprendizado Além dos Muros, que faz parte do portfólio de projetos do Prêmio Escola Transformação, oferece a oportunidade de um aprendizado imersivo e conhecimento lúdico, com práticas pedagógicas em ambientes não tradicionais de ensino. A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), permite que os estudantes realizem passeios e viagens para um aprendizado imersivo e a oportunidade de vivenciar experiências que complementem os conteúdos estudados em sala de aula.

“A nossa viagem foi muito legal. Conhecemos vários monumentos históricos, o que nos ajudou a aprofundar os conhecimentos sobre a história do Brasil”, relata Mirelly Teixeira da Silva, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cônego Figueiró, de Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha, que viajou junto com a escola para Porto Seguro, na Bahia.

É por meio do Aprendizado Além dos Muros que estudantes da escola conheceram a cidade baiana, para uma experiência didático-pedagógica diferenciada e ampliarem as visões de mundo, o que colabora para o crescimento sociocultural desses jovens.

SEE-MG / Divulgação

O objetivo é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem por meio de atividades práticas que estimulem a observação e levem o estudante a interagir com o ambiente visitado. Uma das diretrizes do projeto é que os conteúdos vivenciados nos passeios sejam abordados em sala de aula, como parte de habilidades trabalhadas nos componentes curriculares.

Experiências transformadoras

“Essa foi a minha primeira vez na praia. Eu realizei o meu sonho de andar de barco”, conta o estudante Hugo Natan Mota Santos, que é cadeirante. Por meio dessa viagem, ele pôde, pela primeira vez, colocar os pés na areia da praia. “Os estudantes ficaram encantados quando viram o mar. Um número muito grande de alunos nunca tinha ido à praia. A gente percebia no olhar de cada um como eles estavam encantados com tudo aquilo que eles estavam vendo e vivenciando”, ressalta a diretora Viviane Guedes.

Leia Também:  Escola de Contas seleciona alunos para o curso de pós-graduação em Finanças Públicas

Além das praias, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Brasil, as igrejas matrizes, além de se divertirem durante a programação. Entre as atividades que os alunos participaram, Viviane cita passeios a povoados próximos para conhecerem um pouco mais sobre a parte social e econômica, além da cultura indígena, o artesanato e a população local. A viagem aconteceu no final de setembro.

SEE-MG / Divulgação

Aulas fora da escola

Por meio do Aprendizado Além dos Muros, a Escola Estadual Waldemar Araújo, do distrito de Contria, em Corinto, região Central de Minas, programou diversas viagens com passeios a locais marcantes na vida e na trajetória de Juscelino Kubitschek, mineiro e ex-presidente do Brasil entre os anos de 1956 a 1961. Chamada De Juscelino a Juscelino, a programação, que contou com quatro viagens, começou em 2022 e terminou em setembro deste ano. A diretora Aline Rosemarq afirma que o Prêmio Escola Transformação tem mudado a realidade da escola.

A primeira viagem foi à Diamantina, onde JK nasceu e viveu por anos; a segunda, para Ouro Preto, que já foi capital de Minas Gerais; o terceiro passeio foi para Belo Horizonte, onde o ex-presidente cursou Medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi prefeito, além de ter sido governador; e a quarta excursão, encerrando as viagens, foi para Brasília, cidade construída na gestão do mineiro.

Leia Também:  Messi conquista pela oitava vez o prêmio The Best da Fifa

Os passeios incluíram visitas a museus, igrejas e construções que marcaram a cultura histórica e social de Minas Gerais. Os estudantes também puderam ver de perto prédios desenvolvidos pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Em Brasília, os alunos foram ao Congresso Nacional, à Catedral de Nossa Senhora Aparecida, ao Memorial JK e outros locais turísticos e culturais da capital federal.

“Visitamos vários marcos históricos na formação de Brasília. Acredito que foi algo de bastante importância, levamos o aprendizado para casa como um aulão ao vivo, uma aula fora da escola”, completou Camila Silva, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Waldemar Araújo.

Prêmio Escola Transformação

Mais de 632 mil estudantes já foram impactados pelo Prêmio Escola Transformação desde 2021, quando a premiação foi criada para a implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais. Com mais de 2,8 mil prêmios distribuídos para quase 2.240 escolas, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 194 milhões nesta iniciativa. Das instituições contempladas, 1.150 já aderiram ao Aprendizado Além dos Muros.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Estudantes de baixa renda da Uemg e Unimontes devem ter benefícios ampliados

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Agência RMBH lança plantão para tirar dúvidas sobre uso e ocupação do solo

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA