Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Presídio de Andradas lança projeto inovador de ensino a distância

Publicados

em

Para ressocializar o maior número de apenados por meio da educação, tendo como consequência um impacto positivo na sociedade, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou, nesta quinta-feira (15/6), o projeto inovador de ensino a distância “Eja Tech Elfus”, que será realizado de forma pioneira no Presídio de Andradas. Por meio de uma plataforma web, com segurança certificada pela Diretoria de Suporte e Infraestrutura da Sejusp, os detentos terão acesso aos conteúdos didáticos de todas as matérias da educação básica, dos ensinos fundamental e médio, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O projeto foi viabilizado por meio de Termo de Cooperação Técnica assinado pela Sejusp e a empresa Elfutec, desenvolvedora do sistema, sem ônus para o Estado. A parceira também irá fornecer oito tablets e pontos de internet para que os detentos possam acessar a plataforma educativa. A entrega dos dispositivos foi feita durante a solenidade de lançamento.

A tecnologia é um recurso que pode assegurar um maior número de educandos nas unidades prisionais, independentemente de salas de aula. Presente no evento de lançamento, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, destacou a importância do uso das tecnologias alinhado à educação no sistema prisional. “Um movimento significativo tem sido feito nesse aspecto e este projeto é um marco na nossa história. A preparação adequada do indivíduo para que ele possa ter elevação de escolaridade é um dos mecanismos essenciais no pilar fundamental do nosso papel de Polícia Penal de custodiar e ressocializar”, afirmou.

Leia Também:  Governo de Minas finaliza participação na COP28 como um dos protagonistas e amplia captação de recursos para realizar ações climáticas em Minas
Sejusp / Divulgação

A diretora de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, Maristela Pessoa, afirma que toda proposta de fomento de educação gratuita e de qualidade é bem acolhida pela gestão do Departamento Penitenciário da Sejusp. “Andradas será a primeira unidade a receber esse projeto tecnológico de ensino que, após a mensuração de resultados e novos termos de parceria, poderá inclusive ser expandido para outros estabelecimentos prisionais do estado”, disse a diretora.

Ensino a distância

Inicialmente, nove detentos irão participar das atividades. Um deles exercerá a atividade de monitor do grupo, alinhando informações e esclarecendo dúvidas de acesso. Essa função será desempenhada por Paulo Lima, de 36 anos, que já atua há dois anos na organização e distribuição de livros da biblioteca. Ele, que auxilia a pedagoga da unidade nos projetos educacionais, atuará como monitor do novo projeto. “Irei auxiliar os detentos que buscam conhecimento na unidade. É uma forma de ter uma ocupação e um ponto positivo no currículo após o cumprimento da pena”, avaliou.

Paulo também tem vontade de cursar a faculdade de Engenharia Mecânica, devido à experiência pretérita em Mecânica Industrial, e acredita que futuramente a plataforma pode ajudá-lo nos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia Também:  Educação dá parecer favorável a projeto que amplia assistência estudantil

Os participantes poderão se preparar para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que concede certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio aos aprovados no certame. E, também, para o Enem – uma prova de admissão à educação superior.

O grupo terá acesso ilimitado ao conhecimento dentro da série correspondente. A pedagoga da unidade, Leandra Polita, observou que “se o indivíduo privado de liberdade souber aproveitar a oportunidade, poderá sair transformado, com novas chances, proporcionadas pelo avanço nos estudos”.

O diretor-geral do Presídio de Andradas, Willian Steve, afirmou que a viabilização da iniciativa foi possível graças ao emprenho de toda a equipe da unidade. “Nós acreditamos que o processo de ressocialização pode acontecer por meio da educação”, pontuou.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Professores do ensino médio da rede estadual de ensino já estão recebendo Chromebooks

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA