Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis divulga resultado de edital e alcança 12,66% dos municípios mineiros

Published

on

Semad / Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou, nesta terça-feira (17/1), o resultado do Processo Seletivo do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) 2023.Foram selecionados 60 novos municípios para ingressar no programa. A lista com os nomes dos municípios selecionados pode ser acessada clicando aqui.

O número de municípios inscritos para participar do Programa em 2023 teve um aumento de 92%, se comparado com o ano anterior. Em 2023, o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis irá atender a 108 municípios, o que corresponde a 12,66% dos 853 municípios do estado de Minas Gerais. O programa tem caráter contínuo e, a cada ano, será lançado novo edital para agregar outros municípios e ampliar a atuação no território mineiro.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, os números alcançados pelo programa são muito significativos, mas, mais relevante ainda que os números, são os resultados. “É um incentivo e um auxílio aos municípios para uma conscientização ambiental entre jovens e educadores. São públicos estratégicos para a propagação das ações e ideias de sustentabilidade que buscamos disseminar em Minas Gerais”, comentou.

Leia Também:  Projeto realizado no Presídio de Tupaciguara completa um ano com 11 frentes de trabalho em prol da ressocialização

O programa

O programa de educação ambiental é desenvolvido pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), em parceria com secretarias municipais de educação e de meio ambiente.

O público-alvo são professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal. Além de ofertar treinamento para professores, por meio de curso EAD, o programa proporciona atividades práticas de educação ambiental, com ênfase ao estímulo da redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas.

São abordados com os alunos cinco temas principais: Consumo Consciente de Água; Consumo Consciente de Energia; Cidadania; Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, e Educação Humanitária para o bem-estar animal.

Como inovação do programa neste ano, serão desenvolvidos, além dos temas já citados, conteúdos relacionados à Educação Patrimonial, Educação Ambiental e Mudanças Climáticas.

O programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas aliados ao perfil das microrregiões, e visa preparar jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável, bem como interagindo com as diversas áreas do conhecimento.

Leia Também:  Operação Coffee Break, do Cira, investiga fraude milionária no setor de café

Ao todo, mais de 4 mil alunos já foram atendidos com as ações do programa desde sua implantação, em 223 turmas, divididas em 115 escolas de 65 municípios mineiros.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, capacitar para ações atuais e futuras. “Ensinar por meio de práticas pedagógicas formais é essencial para criar novas mentalidade nessa geração infanto-juvenil”, afirma.

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do Programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídriccs (IDE-Sisema). Em breve, após a indicação das escolas participantes pelos municípios selecionados, a camada referente ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis ano-base 2023 também estará disponível na plataforma.

Clique aqui para acessar as camadas “Educação Ambiental” e a sub-camada “Jovens Mineiros Sustentáveis”. Para mais informações sobre o Programa JMS acesse esta página.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Projeto realizado no Presídio de Tupaciguara completa um ano com 11 frentes de trabalho em prol da ressocialização

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA