Minas Gerais
Programa “Se Liga na Educação” completa três anos e se consolida como ferramenta importante na democratização da educação
Uma ferramenta de estudo acessível, gratuita e multidisciplinar. Essa foi a proposta para a criação do programa “Se Liga na Educação”, que, em meio às restrições sociais e sanitárias impostas pela pandemia de covid-19, auxiliou os estudantes da rede pública de ensino a continuarem estudando, mesmo que fora das salas de aula. O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e a Rede Minas, e foi ao ar pela primeira vez no dia 18/5/2020.
Com uma programação ao vivo e gravada, além das teleaulas, o “Se Liga na Educação” também tem blocos de tira-dúvidas e conteúdos que auxiliam os professores na didática pedagógica. O programa soma uma trajetória de aproximadamente 4 mil horas de aulas veiculadas, que representa um total de 7.200 teleaulas e 2.160 blocos do tira-dúvidas transmitidos nesses três anos.
O secretário de Educação, Igor de Alvarenga, marcou presença no quadro Tira-dúvidas Se Liga desta quinta-feira (18/5) para comemorar a data. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do programa que completa três anos de muito sucesso. “O programa permite que as aulas de nossos professores entrem na casa dos nossos estudantes, e aumenta, ainda mais, o acesso dos nossos estudantes a uma educação de qualidade”, destaca o secretário.
Mesmo após a pandemia, a iniciativa continua consolidada como uma ferramenta importante na democratização da educação. Recentemente, o programa ganhou mais dois quadros na grade de exibição da Rede Minas: o Minuto Se Liga e o Conexão Se Liga.
O Minuto Se Liga é composto por pílulas de conteúdo sobre datas comemorativas e conhecimentos gerais, veiculadas todos os dias na programação da TV. E o Conexão Se Liga é um quadro que faz parte do Jornal Minas primeira edição e apresenta notícias e informações sobre educação.
“Pessoas que pararam de estudar foram estimuladas a voltar ao assistir as teleaulas. Assim como vários estudantes já deram depoimento da experiência de passar em exames a partir do aprendizado adquirido com as aulas do programa” ressalta a gerente do programa Se Liga na Educação, Claudia Fernandes.
De Minas para o Brasil
Rompendo os limites estaduais, o “Se Liga na Educação” já está sendo transmitido em rede nacional desde abril de 2022. Em uma parceria firmada entre a SEE-MG, o Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Brasil (com 60 emissoras afiliadas), o programa expandiu seu alcance e agora pode ser assistido em todo o Brasil.
Também por meio do acordo, o MEC transmite as aulas do Se Liga na Educação diretamente para as escolas brasileiras conveniadas ao Ministério, pelo sinal de antena parabólica.
O Se Liga na Educação vai ao ar, pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30, sendo ao vivo das 11h15 às 12h30. O público ainda pode acessar as transmissões por meio do canal da emissora no YouTube, a qualquer momento, e conferir outros conteúdos, como o Quiz, o short e o Se Liga Rapidin. Também é possível acessar o programa por meio do site seliga.educacao.mg.gov.br/.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.