Minas Gerais

Programa “Se Liga na Educação” completa três anos e se consolida como ferramenta importante na democratização da educação

Publicados

em

Uma ferramenta de estudo acessível, gratuita e multidisciplinar. Essa foi a proposta para a criação do programa “Se Liga na Educação”, que, em meio às restrições sociais e sanitárias impostas pela pandemia de covid-19, auxiliou os estudantes da rede pública de ensino a continuarem estudando, mesmo que fora das salas de aula. O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e a Rede Minas, e foi ao ar pela primeira vez no dia 18/5/2020.

Com uma programação ao vivo e gravada, além das teleaulas, o “Se Liga na Educação” também tem blocos de tira-dúvidas e conteúdos que auxiliam os professores na didática pedagógica. O programa soma uma trajetória de aproximadamente 4 mil horas de aulas veiculadas, que representa um total de 7.200 teleaulas e 2.160 blocos do tira-dúvidas transmitidos nesses três anos.

O secretário de Educação, Igor de Alvarenga, marcou presença no quadro Tira-dúvidas Se Liga desta quinta-feira (18/5) para comemorar a data. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do programa que completa três anos de muito sucesso. “O programa permite que as aulas de nossos professores entrem na casa dos nossos estudantes, e aumenta, ainda mais, o acesso dos nossos estudantes a uma educação de qualidade”, destaca o secretário.

Leia Também:  Produção de uva para vinhos finos cresce em Minas Gerais

Mesmo após a pandemia, a iniciativa continua consolidada como uma ferramenta importante na democratização da educação. Recentemente, o programa ganhou mais dois quadros na grade de exibição da Rede Minas: o Minuto Se Liga e o Conexão Se Liga.

O Minuto Se Liga é composto por pílulas de conteúdo sobre datas comemorativas e conhecimentos gerais, veiculadas todos os dias na programação da TV. E o Conexão Se Liga é um quadro que faz parte do Jornal Minas primeira edição e apresenta notícias e informações sobre educação.

“Pessoas que pararam de estudar foram estimuladas a voltar ao assistir as teleaulas. Assim como vários estudantes já deram depoimento da experiência de passar em exames a partir do aprendizado adquirido com as aulas do programa” ressalta a gerente do programa Se Liga na Educação, Claudia Fernandes.

De Minas para o Brasil

Rompendo os limites estaduais, o “Se Liga na Educação” já está sendo transmitido em rede nacional desde abril de 2022. Em uma parceria firmada entre a SEE-MG, o Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Brasil (com 60 emissoras afiliadas), o programa expandiu seu alcance e agora pode ser assistido em todo o Brasil.

Leia Também:  ExpoQueijo terá 50 horas de programação

Também por meio do acordo, o MEC transmite as aulas do Se Liga na Educação diretamente para as escolas brasileiras conveniadas ao Ministério, pelo sinal de antena parabólica.

O Se Liga na Educação vai ao ar, pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30, sendo ao vivo das 11h15 às 12h30. O público ainda pode acessar as transmissões por meio do canal da emissora no YouTube, a qualquer momento, e conferir outros conteúdos, como o Quiz, o short e o Se Liga Rapidin. Também é possível acessar o programa por meio do site seliga.educacao.mg.gov.br/.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  ExpoQueijo terá 50 horas de programação
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA