Minas Gerais

Queijos mineiros conquistam seis medalhas em concurso internacional na Europa  

Publicados

em

Os queijos de Minas Gerais expandem fronteiras e vencem premiações internacionais mais uma vez neste mês de novembro. Seis produtos do estado conquistaram medalhas no World Cheese Awards, importante concurso europeu, de caráter itinerante que, em 2022, aconteceu no País de Gales. Entre os prêmios conquistados por produtores do estado, está um super ouro, pelo Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão, na região Sul.   

Estúdio Camaru / Divulgação

Neste ano, a mostra, que acontece desde 2016, avaliou mais de 4 mil iguarias, provenientes de 40 países. O Brasil foi reconhecido com 15 condecorações. Já as queijarias de Minas receberam, além da mais alta honraria na categoria “outros queijos de vaca maturados com mofos e consistência macia”, um ouro, duas pratas e dois bronzes. Confira a lista completa no fim desta reportagem.  

Para o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilson de Assis Sales, o reconhecimento mundial da excelência do produto mineiro traz diversos benefícios.   

“Todas essas conquistas fortalecem a imagem do produto do nosso estado no país, reforçam a nossa vanguarda na produção de queijos, consolidam o nosso papel em abrir novos mercados e, principalmente, mostram o desejo muito grande de exportar nosso queijo um dia. É apenas um primeiro passo, mas um passo importante que estamos trilhando”, avalia Sales.  

Super Ouro  

A história do Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão, remonta a 1989, quando a família de Airton Gianesi da Costa começou o negócio do zero. Atualmente, a queijaria tem Selo de Inspeção Federal (SIF) e atende às recomendações para comercialização em todo o território nacional. Contudo, a produção, hoje agroindustrial, mantém a tradição de ser feita à mão, com toques artesanais.   

Leia Também:  Produtores rurais mineiros devem atualizar dados de rebanhos até o dia 30/6

Desde 2017, o laticínio acumula diversas premiações. O vencedor do Super Ouro no Reino Unido, em 2022, é o queijo Lua Cheia, com massa mole, textura aveludada, suave e cremosa, casca coberta por carvão vegetal e mofos brancos, por vezes amarelados. Amanteigado, possui um sabor levemente doce e é muito aromático.   

“É uma receita desenvolvida por mim. Percebi que havia um nicho de mercado quase não explorado para esse tipo de queijo. Ele teve como base o camembert, que fabricamos há quase 30 anos. A adição de creme de leite conferiu a cremosidade desejada, e a cobertura de carvão vegetal contribui para que a maturação ocorra mais rapidamente, garantindo a suavidade”, explica Costa.  

Além dele, os produtos de Serra das Antas angariaram também uma prata, com o Gorgonzola Dolce, e um bronze, com o Bueno, tipo Comté. Na categoria em que o gorgonzola foi premiado, apenas sete queijos de todo o mundo foram medalhistas.  

Ouro e bronze  

Com uma trajetória que completou 25 anos em 2022, o Laticínios Paiolzinho, de Cruzília, no Sul de Minas, foi laureado com duas medalhas durante o concurso internacional no País de Gales. A empresa, que trabalhava com 300 litros de leite no início de suas operações, hoje beneficia mais de 32 mil litros por dia, de 112 produtores da região. As especialidades da casa são queijos maturados, sobretudo o gorgonzola e o parmesão.  

Antes de vencer o ouro no Reino Unido, com o Queijo Azul da Mantiqueira, e o bronze, com o Capim Mantiqueira, os produtos Paiolzinho já vinham obtendo condecorações em disputas realizadas em Minas e no Brasil.   

Em julho deste ano, foram reconhecidos como o melhor gorgonzola do Brasil, no 45º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig/ILCT), dentro da programação do Minas Láctea, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Em setembro, foi a vez de levar um bronze, com o parmesão, no 2º Mundial de Queijo do Brasil, em São Paulo.  

Leia Também:  Pesquisas com frutas vermelhas impulsionam potencial socioeconômico do Sul de Minas

Em 2021, o Azul da Mantiqueira e o Capim Mantiqueira conquistaram, assim como no concurso realizado na Europa, um ouro e um bronze, na ExpoQueijo – International Cheese Awards, evento correalizado pelo Governo de Minas, em Araxá, na região do Alto Paranaíba.   

Para o produtor Anderson Maciel, as premiações são mais do que motivo de orgulho. “Primeiro, trata-se de um reconhecimento do nosso trabalho. Segundo, é a oportunidade de entrar em novos mercados, por exemplo, em redes de supermercados. E terceiro, a satisfação de representar Minas Gerais em concursos desse porte”, explica.  

Atualmente, os produtos da agroindústria familiar são comercializados em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e, mais recentemente, têm chegado ao Rio Grande do Sul, a Goiás e ao Amapá.   

Mineiros premiados no World Cheese Awards 2022:  

Super Ouro:

  • Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Queijo Lua Cheia     

Ouro:  

  • Laticínios Paiolzinho, de Cruzília: Queijo Azul da Mantiqueira  

 Prata:   

  • Fazenda Generosa, de Andrelândia: Lendário da Generosa   
  • Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Tipo Gorgonzola Dolce   

Bronze:  

  • Laticínios Paiolzinho, de Cruzília: Queijo Capim Mantiqueira  
  • Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Bueno, tipo Comté   

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Palmeiras derrota o Internacional e vai disputar a final da Copa do Brasil Sub-20

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Prazo para usuários fazerem a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos termina no final de março

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA