Minas Gerais
Rede estadual de ensino já promove atividades de Reforço Escolar

O reforço escolar tem se mostrado uma ferramenta importante do Governo de Minas para aprimorar o desempenho dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual de ensino.
Desde 2019, essa prática vem sendo adotada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), como estratégia de intervenção pedagógica, oferecendo aos estudantes do 6° e 7° ano a oportunidade de revisar conteúdos, tirar dúvidas e aprofundar o aprendizado.
Em 2024, estão sendo ofertadas mais de 40 mil vagas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) em todo o estado. O objetivo principal da iniciativa é melhorar o desempenho dos alunos, proporcionando-lhes maior confiança e preparo para os estudos.
“O reforço foi criado para atender os estudantes da rede que vêm apresentando desempenho abaixo do esperado. A iniciativa visa melhorar a performance dos jovens nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa”, explica a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Participação dos estudantes
A SEE/MG faz o primeiro levantamento dos participantes das aulas de reforço, que são então encaminhados para as escolas. As instituições de ensino têm autonomia para completar as turmas inserindo outros estudantes que considerem ter essa necessidade.
As aulas de reforço não comprometem a grade curricular regular, podendo ser ofertadas no contraturno, no sexto horário ou no pré-turno, conforme a disponibilidade de cada instituição.
São previstas quatro horas semanais de atividades, sendo duas horas dedicadas a Língua Portuguesa e duas horas para Matemática, ou quatro horas de alfabetização para estudantes que ainda não consolidaram essas habilidades.
Parceria entre escola e família
A SEE/MG incentiva a parceria entre escola e família na realização do reforço escolar, e as unidades educacionais orientam os familiares dos estudantes sobre o dever constitucional de garantir o direito à aprendizagem, convidando os pais a participarem ativamente desse processo.
“Na nossa organização nós precisamos da autorização dos pais. Então contamos com as famílias para que esse estudante venha a fortalecer sua aprendizagem ainda em 2024”, acrescenta Rosely Lima.
Em Abre Campo, na Zona da Mata, as escolas têm buscado fortalecer os laços com as famílias por meio de encontros periódicos. “Esses encontros servem para mostrar não somente os avanços de cada um, mas também para que sejam os responsáveis sejam nossos parceiros em mantê-los sempre frequentes nas aulas”, afirma a diretora da Escola Estadual Abre Campo, Gheyza Laignier.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços