Minas Gerais

“Se Liga na Educação” completa quatro anos e se consolida como importante ferramenta de aprendizagem

Publicados

em

O programa “Se Liga na Educação”, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Rede Minas, está completando quatro anos de existência e comemora a sua consolidação como importante ferramenta pedagógica para os estudantes e professores.

Lançado em 20/5 de 2020 com o objetivo de compensar a ausência das aulas presenciais durante a pandemia, a iniciativa conquistou seu espaço na grade televisiva e segue levando conhecimento a um público estimado de 1,6 milhão de estudantes em 512 municípios que recebem o sinal da emissora.

No decorrer desses quatro anos os educadores responsáveis pelos conteúdos ampliaram as perspectivas de temáticas e a emissora aumentou a grade de exibição. De acordo com a gerente do programa, Cláudia Rodrigues Fernandes, as novidades incluem materiais de apoio à implementação do currículo do novo ensino médio, a consolidação do “Pré-Enem do Se Liga” e o planejamento da criação de um curso preparatório para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

“No ano passado lançamos o ‘Pré-Enem do Se Liga’, que é um canal exclusivo para a preparação dos estudantes. Neste ano estamos consolidando esse canal com nova programação, colocando o ‘Mesacast’, que é um debate entre professores e especialistas sobre temas contemporâneos que caem no Enem. Estamos colocando, também, um curso para alfabetização e letramento. Também temos uma preocupação muito grande com a inclusão. Tanto é que todas as nossas aulas têm um intérprete de libras e estamos expandindo isso com novas programações. Outra novidade que será lançada em breve é a preparação para os exames do Encceja, do curso de jovens e adultos”, destaca.

Equipe qualificada

O “Se Liga na Educação” exibe aulas com conteúdos dos diferentes componentes curriculares, divididos por grupos de disciplinas e voltadas para cada ano de escolaridade. Todo o conteúdo é preparado por professores da SEE/MG, que são preparados por uma equipe de comunicadores liderados pelo diretor técnico do programa, Ronan Aguiar.

Leia Também:  Governador acompanha apresentação do 1º ciclo de avaliação de políticas públicas em Minas Gerais

“A gente viu um desenvolvimento no programa, porque os professores já foram treinados. Tivemos suporte da Rede Minas, da SEE/MG. É muito bacana fazer parte desse programa, porque oferecemos o melhor da educação”, pontua.

Após a aprovação no treinamento, os professores aprovados passam a ser acompanhados de perto por Fernanda Pádua, coordenadora de pré-produção. “Sou responsável por mostrar aos professores o que e quando eles vão gravar. E montar, junto com a gerência, a nossa grade de exibição, com conteúdos e disciplinas que serão apresentados naquele bimestre. A gente faz, em cada bimestre, uma grade diferente de acordo com o que tem ali.”

Das salas de aula para as telas

Um dos muitos professores que aceitaram o desafio de dar aulas em um estúdio de TV foi Daniel González Pacheco, que leciona matemática. “Trabalho no Estado desde 2004. Conheci o ‘Se Liga’ quando um colega, que trabalha com educação física, me falou a respeito do projeto. Eu me interessei, me inscrevi e fui selecionado e comecei em 2023. A princípio tive muita dificuldade para lidar com a câmera. É um processo muito novo. Mas a gente vai se ambientando e melhorando a cada dia”, diz o professor.

A professora de matemática Érica de Aguiar Queiroz leciona no Estado há 18 anos, três deles no “Se Liga”. “Isso é uma experiência nova para mim. Primeiro porque é uma experiência única, porque não estamos na sala de aula. A televisão é diferente neste aspecto, mas também é muito gratificante, porque a gente tem consciência de que atingimos um público muito grande, às vezes no interior ou até mesmo fora do estado. Também tem a possibilidade de que o aluno possa acessar o material para assistir às aulas quantas vezes precisar”, comenta.

Estudantes avaliam

Leia Também:  Confira as mais de 8,2 mil vagas disponíveis no Sine em Minas Gerais

Luiza Isadora da Silva Costa é aluna do 8º ano da Escola Estadual Júlia Lopes de Almeida, no bairro Saudade, em Belo Horizonte. Ela conta que a programação tem sido útil para ampliar seus conhecimentos na sua área de interesse. “Conheço o Se Liga desde o começo deste ano. Venho acompanhando porque acho bem interessante para auxiliar nos estudos. Pretendo seguir na carreira de medicina, neurologia ou cardiologia. Gosto de assistir para saber mais sobre como funciona o corpo humano”, destaca.

A estudante Emanuelly Fernandes da Silva Rocha, que também cursa o 8º ano da Escola Estadual Júlia Lopes de Almeida, avalia positivamente o impacto das videoaulas. “Ajuda demais, porque a escola nos dá a base e as videoaulas reforçam o que estamos aprendendo. Se tivermos alguma dúvida, vamos ao site e assistimos de novo. É importante não desistir dos nossos sonhos. Com esforço e dedicação a gente chega aonde quer chegar.”

De Minas para o Brasil

Rompendo os limites estaduais, o “Se Liga na Educação” já está sendo transmitido em rede nacional desde abril de 2022. Em uma parceria firmada entre a SEE-MG, o Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Brasil (com 60 emissoras afiliadas), o programa expandiu seu alcance e agora pode ser assistido em todo o Brasil.

Também por meio do acordo, o MEC transmite as aulas diretamente para as escolas brasileiras conveniadas ao Ministério, pelo sinal de antena parabólica.

Programe-se

O “Se Liga na Educação” vai ao ar pela Rede Minas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, sendo ao vivo das 11h15 às 12h30. O público ainda pode acessar as transmissões por meio do canal da emissora no YouTube, a qualquer momento, e conferir outros conteúdos, como o “Quiz”, o “Short” e o “Se Liga Rapidin”. Também é possível acessar o programa por meio do site: seliga.educacao.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prorrogado prazo para municípios que querem sediar os Jogos Escolares de Minas Gerais
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA