Minas Gerais

Secretaria de Agricultura acompanha ações do Serviço de Inspeção Municipal em Formiga

Publicados

em

Danielle Moura

O secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, esteve em Formiga, na região Oeste do estado, nessa terça-feira (29/11), para conhecer o trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Criado em 2012, o SIM local possui, atualmente, 54 estabelecimentos agroindustriais registrados, fruto de um trabalho de valorização e conscientização dos produtores feito pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, que conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O registro sanitário agrega valor e garante a segurança alimentar dos produtos.

Durante a visita, o secretário destacou a importância de contar com o apoio dos municípios para descentralizar as ações de inspeção. “A Secretaria de Agricultura tem estimulado esse tipo de iniciativa auxiliando, a partir de políticas públicas, a análise de projetos, auditoria, fiscalização e treinamento de profissionais. O trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção de Formiga é um exemplo para outros municípios de Minas Gerais”, afirmou Thales Fernandes.

À frente do SIM, o secretário de Desenvolvimento Humano de Formiga, Anuar Teodoro Alves, ressaltou a importância da visita do secretário de Agricultura ao município. “É fundamental que o Governo do Estado esteja junto com a gente, conhecendo a nossa realidade. A partir dessa parceria, é possível aprimorar ainda mais o que temos feito”, comenta. O próximo passo agora é o cadastro no e-SISBI, sistema eletrônico disponibilizado pelo Ministério da Agricultura para gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal, vegetal e insumos agropecuários. Com a conquista, produtores da cidade poderão comercializar em todo o território nacional.

Leia Também:  Governador acompanha envio de ajuda humanitária para as regiões mais afetadas pelas chuvas

Legalização de produtos

A produção de linguiça é tradição há mais 40 anos na família de Giovanni Oliveira. Registrado no SIM, ele garante que a visita da fiscalização é importante para orientar os produtores sobre as práticas sanitárias. “Às vezes estou fazendo algo errado e não sei. Precisamos acompanhar as mudanças e aprimorar cada vez mais o nosso produto”, explica.

O casal Edmilson e Fernanda Rolindo, proprietários do laticínio “O Melhor de Minas”, agradeceu o apoio do Estado e do município aos produtores. “Quando se falava em certificação, era um grande susto. Na verdade, com o SIM ganhamos parceiros”, contam.  Atualmente, o laticínio acumula conquistas na ExpoQueijo, no Concurso CNA Prêmio Brasil Artesanal – Queijo e, mais recentemente, no 2º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo.

Também premiado na Expoqueijo 2022, em Araxá, com medalhas de ouro e prata, o produtor Daniel Rodrigues, do laticínio “Soh Minas”, lembra que a inscrição no concurso só foi possível graças ao registro no SIM. “Com apoio e incentivo da equipe do município e dos técnicos da Emater-MG, conquistamos estes prêmios”, comemora.

Leia Também:  Ação conjunta entre PCMG e PMMG reprime crimes patrimoniais em Formiga

Agenda

Durante a visita, o secretário de Agricultura esteve com o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela, e autoridades do poder legislativo e executivo. Na oportunidade, ele conheceu agroindústrias legalizadas de embutidos, laticínios e a Fazenda Laboratório do Centro Universitário de Formiga (Unifor). Recebido por docentes dos cursos de Agronomia e Veterinária, ele também se reuniu com o reitor da instituição, Marco Antonio de Souza. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Licença-paternidade dos servidores de Minas Gerais agora é de 20 dias

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  No Mês da Mulher, BDMG reduz as taxas de financiamento destinadas às empreendedoras

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA