Minas Gerais
Sejusp e UFMG anunciam parceria inédita no atendimento a usuários de drogas
O Governo de Minas firmou, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para qualificar o atendimento de usuários de drogas e seus familiares. Agora, pesquisadores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG são parceiros nos trabalhos do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), que retoma o atendimento à população nesta segunda-feira (19/2), nas dependências da faculdade.
A parceria foi selada e comemorada durante um workshop, realizado na UFMG como parte da programação da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. Autoridades acadêmicas e da Sejusp estiveram presentes também para debater o tema “Práticas Inovadoras no Cuidado e Prevenção às Drogas”.
O Cread é coordenado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) da Sejusp e atuará organizado em sete frentes: pesquisa, informação, formação científica, mobilização técnico-social, assessoramento técnico, atendimento ao público e reuniões de grupo de mútua ajuda e apoio familiar. A meta é oferecer um atendimento completo e que não seja apenas momentâneo, mas que compreenda toda a complexidade dos vícios e dependências. Assim, além de prestar um serviço eficaz ao público, pesquisas serão produzidas e, futuramente, vão colaborar com as práticas.
Para a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sejusp, Cláudia Leite, a união entre governo e academia potencializará os resultados. “A reativação e instalação do Cread atuará de forma integrada com a UFMG, oferecendo um serviço especializado na atenção direta e no atendimento qualificado aos dependentes químicos e aos seus familiares. Unir a política pública e academia é fundamental para a realização de ações efetivas, baseadas em evidências. Vamos avançar e trazer grandes resultados”, assegura.
O professor Frederico Garcia, da Faculdade de Medicina da UFMG, enxerga no Cread uma fonte de benefícios para todos. “Poderemos colaborar com o fortalecimento dessa política, inserir evidências científicas para a tomada de decisões, e trabalhar uma série de aspectos que precisam ser aprimorados”.
Ainda segundo Frederico Garcia, essa iniciativa será enriquecedora e muito positiva. “Estamos aproximando os alunos das políticas públicas e vamos trabalhar para conseguir fazer do Cread uma instituição cada vez mais forte, mais robusta, tanto na parte de apoio aos cidadãos quanto de orientação e construção das políticas públicas”, conclui.
Atendimento
Qualquer pessoa interessada nos atendimentos oferecidos pelo Cread pode solicitar a assistência, seja ela dependente química, alcoólica ou familiar de dependentes.
O agendamento pode ser feito presencialmente no Hospital das Clínicas, pelo e-mail creadmg.seguranca@mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3273-6204. Por meio desses canais a pessoa receberá todas as informações e será encaminhada para os serviços de psicologia, assistência social e para demais setores da rede de saúde.
Workshop
O workshop Práticas Inovadoras no Cuidado e Prevenção às Drogas reuniu, nesta segunda-feira, autoridades e especialistas da Sejusp, da universidade e de instituições parceiras para debater questões fundamentais nessa área, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.
Dividido em três painéis, o evento abordou desafios e avanços na política sobre drogas, prevenção baseada em evidências e estratégias de cuidado às populações vulneráveis. Os debates marcam a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, promovida entre os dias 18 e 25/2.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.