Minas Gerais

Semad apoia consórcio do Norte de MG em plantio de 30 mil mudas e inauguração de Usina de Triagem de Resíduos Sólidos

Publicados

em

Codanorte / Divulgação

Cerca de 30 mil mudas foram plantadas, na sexta-feira (25/11), por crianças de 44 municípios mineiros do Programa de Educação Ambiental Outro Norte. A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), que ainda inaugurou a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos, em Varzelândia, na mesma região. As ações são ponto de partida para parceria entre a Codanorte e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
    
Apoiado e reconhecido pela Semad, o programa da Codanorte tem, entre as diversas ações propostas, o desenvolvimento de atividades ambientais nas escolas, com alunos e colaboradores, promovendo, com teoria e prática, intervenções relacionadas à conscientização e sensibilização em coleta seletiva, consumo consciente, além da arborização com plantio de mudas para a melhoria da cobertura florestal, amenização do clima e conservação da água.

São 70 escolas cadastradas, num total de 25 mil alunos envolvidos nos 44 municípios que compõem o consórcio. “É gratificante ver as crianças e os municípios unidos nessa ‘Hora Verde’. O programa Outro Norte busca melhorar a qualidade de vida do Norte de Minas com hábitos mais sustentáveis, voltados para a coleta seletiva”, comenta Francisco Enilson, secretário-executivo do Codanorte.

Leia Também:  Estado inicia projeto para desativar 26 lixões no Centro-Oeste

Parceria

“São ações que vão ao encontro dos nossos objetivos referentes à conscientização da população e melhoria de vida por meio da educação. Por isso, prestigiamos e apoiamos as medidas desenvolvidas pelo Codanorte, na expectativa de uma parceria ainda mais efetiva”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Para o analista e educador ambiental da Semad, Ricardo Cottini, a parceria entre o consórcio e a secretaria fortalece as ações já desenvolvidas na área de educação ambiental, com novas possibilidades para o Norte de Minas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que vem alcançado bons índices de promoção da educação para jovens.

“O programa estadual aponta para a necessidade de ações coletivas diversas com foco na mobilização, capacitação e sensibilização para mudanças de comportamento da população em geral, fazendo-a se sentir pertencente ao meio onde vive, com um olhar global, porém, partindo de ações locais. O Jovens Mineiros Sustentáveis investe na juventude para uma Minas Gerais mais sustentável”, diz Cottini.

Usina de Triagem

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 12 de dezembro

Na cidade de Varzelândia, foi inaugurada a Usina de Triagem, também conhecida como Central de Triagem. É o local onde ocorre a separação dos resíduos sólidos com objetivo de uma destinação correta. Por meio dele, muitos materiais poderão ser separados, classificados e encaminhados para a reciclagem, reduzindo a carga de resíduos nos aterros sanitários.

Equipe da Semad e prefeitos da região estiveram na inauguração da usina, que tem a capacidade mensal de 50 toneladas para triagem abrangendo municípios de Varzelândia, Iracatu e São João da Ponte. A construção da usina visa atender ao Marco Regulatório de Saneamento Básico, estabelecendo diretrizes e ações em serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 12 de dezembro
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA