Minas Gerais

Seminário de turismo rural mostra oportunidades de negócios para produtores

Publicados

em

O turismo rural vem crescendo no país e se mostrando com boa perspectiva para geração de renda no campo. Dentro dessa proposta, será realizado na quinta-feira (15/6), em Caratinga, no Vale do Rio Doce, o seminário “ Turismo Rural: Oportunidade de Negócio”. O workshop, promovido com Unidade Regional da Emater-MG, é destinado a produtores rurais, gestores municipais e profissionais do turismo e vai ocorrer na propriedade Villa Mariana, no Distrito de Dom Modesto.

As atividades começam às 13 horas e incluem palestras técnicas e apresentação de cases de sucesso. “A Unidade Regional da Emater-MG de Ipatinga vem desenvolvendo um trabalho de turismo rural e iniciou, no ano passado, o levantamento de dados dos produtores de cafés especiais da região. Fizemos capacitações com os agricultores, tanto a equipe da Emater como parceiros, e foi acertado a realização deste seminário para ampliar o conhecimento dos produtores sobre o tema”, conta a coordenadora técnica estadual de Turismo Rural e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia.

Emater-MG / Divulgação

Turistas nos cafezais

A primeira apresentação do seminário será sobre a “Rota dos Cafés Especiais: Terras Altas do Caratinga”. “Trata-se de uma nova rota turística, que está sendo consolidada na região. O foco é as propriedades de cafés especiais da região (Matas de Minas). Atualmente, já há quatro fazendas recebendo turistas para conhecer as lavouras e o processo de produção do café e mais duas em processo de organização para atender os visitantes”, conta Thatiana.

Leia Também:  Produtores de milho de 9 estados e do DF já podem vender para estoques reguladores da Conab

A coordenadora comenta que o turismo rural começou na região por causa dos ciclistas que percorriam o local de bicicleta. “Eles paravam nas fazendas, pediam água para os produtores e queriam conhecer os cafezais. Então foi uma demanda que surgiu naturalmente”, explica.

A programação do seminário continua com a palestra “Políticas Públicas para o Turismo em Minas Gerais”, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, às 14h20. Seguida das apresentações dos cases de sucesso “Ipatinga Rural Roteiro Turístico” e “Queijo Matuto”. “O queijo Matuto faz parte da Rota Terroir Vertentes, que foi premiada pelo Ministério do Turismo. É um pequeno produtor de queijo Minas Artesanal, cujo foco principal atualmente é receber turistas na sua propriedade e montou duas experiências turísticas (pacotes) diferenciadas para os visitantes”, diz Thatiana.

A última palestra do dia será sobre o trabalho de assistência técnica e extensão rural no Turismo Rural, com os profissionais da Emater-MG. A coordenadora técnica comenta que, em muitos locais, o turismo rural surge já como uma necessidade do produtor. “O turista está batendo na porta dele e o agricultor, muitas vezes, não tem um produto adequado ou não sabe receber e precificar o serviço prestado. No entanto, o produtor está disponibilizando o tempo dele, além de ter os custos da parte da gastronomia que ele oferece e isso tudo tem um valor. O trabalho da Emater-MG busca apoiar e incentivar os produtores no turismo rural, de forma que eles tenham renda”, argumenta Thatiana.

Leia Também:  Graciele Lacerda mostra quarto que reserva para o primeiro filho: “Quase pronto!”

As inscrições do seminário “Turismo Rural: Oportunidade de Negócio” são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3821-6882 ou no endereço eletrônico https://forms.gle/LQ6QVbGvBZPnoq7Q7. As vagas são limitadas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Seminário sobre Pesquisa e Inovação na Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA