Minas Gerais
Servidores da Educação iniciam mestrado pelo projeto Trilhas de Futuro Educadores
Mais um capítulo da maior iniciativa de formação e capacitação dos servidores da rede estadual de ensino foi iniciado no sábado (8/10). Em Belo Horizonte, foram abertas as turmas de mestrado em Gestão Pública e Sociedade e Gestão da Inovação, cursos que integram o projeto Trilhas de Futuro Educadores.
A Unihorizontes, que promove essas novas turmas de mestrado, é uma das 31 instituições credenciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) pelo Trilhas de Futuro Educadores, com oportunidade de formação continuada gratuita para profissionais da rede estadual de ensino. São 51 vagas no curso de Mestrado Acadêmico em Administração, na área de Gestão Pública e Sociedade, e 50 vagas para o Mestrado Acadêmico em Administração para a temática Gestão da Inovação. A previsão de duração dos cursos é de 24 meses.
“O Trilhas do Futuro Educadores é o maior investimento já feito pelo Estado para qualificar professores, técnicos, assistentes técnicos de educação básica, servidores do órgão central e regionais. Essa oportunidade é para construirmos juntos, a cada dia, mais qualidade de ensino, além da valorização e melhoria da carreira dos servidores. Este é objetivo do Trilhas”, ressalta o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, que acompanhou a aula inaugural no centro universitário.
A pró-reitora Caissa Veloso e Sousa comenta a satisfação de receber os alunos da rede pública de ensino. “É com muito orgulho que recebemos os 101 alunos da Secretaria de Estado de Educação. O Trilhas Educadores é um projeto amplo, não apenas para Minas Gerais, mas para o Brasil, porque tem a possibilidade de trazer 101 projetos voltados à educação, ao interesse dos jovens e adultos que são alunos da educação mineira”, explica.
Também acompanharam a abertura das turmas a subsecretária de Ensino Superior, Augusta Isabel Junqueira; o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues; e o pró-reitor de Relações Institucionais, professor Eduardo Soares de Oliveira.
Trilhas de Futuro Educadores
Este é um projeto de formação continuada e desenvolvimento profissional dos servidores da Educação, regulamentado pela Resolução SEE nº 4.697, de 13 de janeiro de 2022, no contexto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). São 31 instituições de ensino superior públicas e privadas credenciadas que ofereceram, neste primeiro momento, cerca de 25 mil vagas de cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu) em 179 cursos.
As oportunidades são destinadas a servidores efetivos e estáveis da rede, para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), em instituições de ensino superior credenciadas. Foram realizadas mais de 6 mil matrículas para os cursos lato sensu e 552 matrículas para os cursos stricto sensu.
Em maioria, os cursos de pós-graduação lato sensu começaram suas aulas nos meses de agosto e setembro, na modalidade de educação o a distância (EAD). E, a partir de setembro, tiveram início as aulas dos cursos de mestrado e doutorado.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.