Minas Gerais
Servidores da Educação iniciam mestrado pelo projeto Trilhas de Futuro Educadores

Mais um capítulo da maior iniciativa de formação e capacitação dos servidores da rede estadual de ensino foi iniciado no sábado (8/10). Em Belo Horizonte, foram abertas as turmas de mestrado em Gestão Pública e Sociedade e Gestão da Inovação, cursos que integram o projeto Trilhas de Futuro Educadores.
A Unihorizontes, que promove essas novas turmas de mestrado, é uma das 31 instituições credenciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) pelo Trilhas de Futuro Educadores, com oportunidade de formação continuada gratuita para profissionais da rede estadual de ensino. São 51 vagas no curso de Mestrado Acadêmico em Administração, na área de Gestão Pública e Sociedade, e 50 vagas para o Mestrado Acadêmico em Administração para a temática Gestão da Inovação. A previsão de duração dos cursos é de 24 meses.
“O Trilhas do Futuro Educadores é o maior investimento já feito pelo Estado para qualificar professores, técnicos, assistentes técnicos de educação básica, servidores do órgão central e regionais. Essa oportunidade é para construirmos juntos, a cada dia, mais qualidade de ensino, além da valorização e melhoria da carreira dos servidores. Este é objetivo do Trilhas”, ressalta o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, que acompanhou a aula inaugural no centro universitário.
A pró-reitora Caissa Veloso e Sousa comenta a satisfação de receber os alunos da rede pública de ensino. “É com muito orgulho que recebemos os 101 alunos da Secretaria de Estado de Educação. O Trilhas Educadores é um projeto amplo, não apenas para Minas Gerais, mas para o Brasil, porque tem a possibilidade de trazer 101 projetos voltados à educação, ao interesse dos jovens e adultos que são alunos da educação mineira”, explica.
Também acompanharam a abertura das turmas a subsecretária de Ensino Superior, Augusta Isabel Junqueira; o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues; e o pró-reitor de Relações Institucionais, professor Eduardo Soares de Oliveira.
Trilhas de Futuro Educadores
Este é um projeto de formação continuada e desenvolvimento profissional dos servidores da Educação, regulamentado pela Resolução SEE nº 4.697, de 13 de janeiro de 2022, no contexto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). São 31 instituições de ensino superior públicas e privadas credenciadas que ofereceram, neste primeiro momento, cerca de 25 mil vagas de cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu) em 179 cursos.
As oportunidades são destinadas a servidores efetivos e estáveis da rede, para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), em instituições de ensino superior credenciadas. Foram realizadas mais de 6 mil matrículas para os cursos lato sensu e 552 matrículas para os cursos stricto sensu.
Em maioria, os cursos de pós-graduação lato sensu começaram suas aulas nos meses de agosto e setembro, na modalidade de educação o a distância (EAD). E, a partir de setembro, tiveram início as aulas dos cursos de mestrado e doutorado.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSetor leiteiro conquista avanço em processo antidumping



