Minas Gerais
Técnicos atenderão produtores na Semana do Fazendeiro, em Viçosa

Estão abertas as inscrições para o Hub Conecta Day, evento presencial que o Governo de Minas realiza na próxima terça-feira (25/7), durante a Semana do Fazendeiro, evento tradicional realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), no campus da cidade da Zona da Mata mineira.
Nesta edição, serão abordados temas de interesse das cadeias produtivas da fruticultura, do café, do leite e da aquicultura. As inscrições podem ser feitas por meio deste link ou, presencialmente, no dia do evento. O credenciamento com antecedência garante o certificado de participação. As atividades serão no Espaço Inovação do TecnoPARQ/UFV – Campus de Viçosa.
Produção diversificada
A seleção dos temas levou em consideração a vocação agrícola regional. O café, por exemplo, abrange 70% da área destinada à agricultura. Com 208 mil toneladas produzidas por ano, a Zona da Mata ocupa a quarta posição no ranking estadual da cafeicultura.
A região também se transformou em um novo polo de fruticultura, destacando-se como grande produtora de peras. O volume de 600 toneladas responde por 57% do total do estado. Também são expressivas as produções de goiaba, manga, pêssego, tangerina, coco, caqui, limão, laranja e abacaxi.
Principal bacia leiteira do país, o estado pratica a atividade em todos os municípios, especialmente nas pequenas propriedades.
Na Zona da Mata, são produzidos 821 milhões de litros, aproximadamente 8,5% do total mineiro. A região é, ainda, um dos maiores polos produtores de peixes ornamentais do país e tem produção significativa de Tambaqui, Tambacu, Tambatinga, Carpa e alevinos.
“Esta edição do Hub conecta Day vai abordar a importância desses segmentos produtivos, no contexto do agronegócio estadual e regional, e abrir oportunidades para a geração de negócios e a aproximação dos participantes com as tecnologias geradas por startups ou projetos de pesquisa”, afirma a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Rebeca Caroline Gonçalves.
Públicos
Além dos produtores rurais, a iniciativa é direcionada a empresas, startups, cooperativas, associações, fabricantes de equipamentos, profissionais e colaboradores dos setores produtivos que serão abrangidos na programação da Semana do Fazendeiro.
Segundo a assessora técnica Rebeca Gonçalves, as atividades do Hub Conecta Day contemplam palestras com especialistas de cada setor e debates entre os participantes, seguidos por rodada de negócios entre os empreendedores e as startups.
Algumas das tecnologias a serem apresentadas no evento são voltadas para o balanço de carbono para propriedades rurais, gestão zootécnica e financeira para a pecuária leiteira, software para a gestão da informação na agropecuária, aplicativos para a gestão da aquicultura e para o gerenciamento de fornecedores de leite.
O Hub Conecta Day, na Semana do Fazendeiro, é uma realização das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Hub MG Agro, com o apoio do Sistema Faemg/Senar/Inaes e da Tecnoparq/UFV.
Plantão técnico
Durante todo o evento, que será realizado de 22 a 28/7, técnicos do Sistema Agricultura, formado pela secretaria de estado e as suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária), estarão de plantão para atender aos produtores rurais, tirar dúvidas e dar esclarecimentos sobre os programas e ações.
Serviço
Hub Conecta Day – Semana do Fazendeiro
Data: 25/7/2023 (terça-feira)
Horário: 14h (abertura)
Local: Espaço Inovação do TecnoPARQ/UFV – Campus Viçosa
Inscrições: neste link (a inscrição prévia garante certificado de participação)
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas