Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Técnicos atenderão produtores na Semana do Fazendeiro, em Viçosa 

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para o Hub Conecta Day, evento presencial que o Governo de Minas realiza na próxima terça-feira (25/7), durante a Semana do Fazendeiro, evento tradicional realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), no campus da cidade da Zona da Mata mineira.

Nesta edição, serão abordados temas de interesse das cadeias produtivas da fruticultura, do café, do leite e da aquicultura. As inscrições podem ser feitas por meio deste link ou, presencialmente, no dia do evento. O credenciamento com antecedência garante o certificado de participação. As atividades serão no Espaço Inovação do TecnoPARQ/UFV – Campus de Viçosa.

Produção diversificada

A seleção dos temas levou em consideração a vocação agrícola regional. O café, por exemplo, abrange 70% da área destinada à agricultura. Com 208 mil toneladas produzidas por ano, a Zona da Mata ocupa a quarta posição no ranking estadual da cafeicultura.

A região também se transformou em um novo polo de fruticultura, destacando-se como grande produtora de peras. O volume de 600 toneladas responde por 57% do total do estado. Também são expressivas as produções de goiaba, manga, pêssego, tangerina, coco, caqui, limão, laranja e abacaxi.

Leia Também:  Semana da Consciência Negra movimenta Circuito Liberdade e outros espaços

Principal bacia leiteira do país, o estado pratica a atividade em todos os municípios, especialmente nas pequenas propriedades.

Na Zona da Mata, são produzidos 821 milhões de litros, aproximadamente 8,5% do total mineiro. A região é, ainda, um dos maiores polos produtores de peixes ornamentais do país e tem produção significativa de Tambaqui, Tambacu, Tambatinga, Carpa e alevinos.

“Esta edição do Hub conecta Day vai abordar a importância desses segmentos produtivos, no contexto do agronegócio estadual e regional, e abrir oportunidades para a geração de negócios e a aproximação dos participantes com as tecnologias geradas por startups ou projetos de pesquisa”, afirma a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Rebeca Caroline Gonçalves.

Públicos

Além dos produtores rurais, a iniciativa é direcionada a empresas, startups, cooperativas, associações, fabricantes de equipamentos, profissionais e colaboradores dos setores produtivos que serão abrangidos na programação da Semana do Fazendeiro.

Segundo a assessora técnica Rebeca Gonçalves, as atividades do Hub Conecta Day contemplam palestras com especialistas de cada setor e debates entre os participantes, seguidos por rodada de negócios entre os empreendedores e as startups.

Leia Também:  Investimentos em ciência, tecnologia e inovação no estado atingem R$ 368,6 milhões

Algumas das tecnologias a serem apresentadas no evento são voltadas para o balanço de carbono para propriedades rurais, gestão zootécnica e financeira para a pecuária leiteira, software para a gestão da informação na agropecuária, aplicativos para a gestão da aquicultura e para o gerenciamento de fornecedores de leite.

O Hub Conecta Day, na Semana do Fazendeiro, é uma realização das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Hub MG Agro, com o apoio do Sistema Faemg/Senar/Inaes e da Tecnoparq/UFV.

Plantão técnico

Durante todo o evento, que será realizado de 22 a 28/7, técnicos do Sistema Agricultura, formado pela secretaria de estado e as suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária), estarão de plantão para atender aos produtores rurais, tirar dúvidas e dar esclarecimentos sobre os programas e ações.

Serviço
Hub Conecta Day – Semana do Fazendeiro

Data: 25/7/2023 (terça-feira)

Horário: 14h (abertura)

Local: Espaço Inovação do TecnoPARQ/UFV – Campus Viçosa

Inscrições: neste link (a inscrição prévia garante certificado de participação)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Estado promove Primeiro Encontro Regional de Controle Interno dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA