Minas Gerais
Tesouro Estadual conquista 3º lugar em concurso de inovação no setor público
Setor fundamental para a organização do caixa do Governo de Minas, proporcionando o equilíbrio das contas, o Tesouro Estadual vem investindo, desde o início da atual gestão, na inovação e na modernização de processos. O trabalho da equipe desta subsecretaria da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) acaba de ser reconhecido em prêmio nacional: o projeto Stefan conquistou o terceiro lugar no 26º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A iniciativa Stefan (sigla para Subsecretaria do Tesouro Estadual Frente de Automatização do Negócio) representa a modernização dos processos de gestão da tesouraria, automatizando rotinas e empregando técnicas de ciência de dados. O objetivo foi impulsionar a transformação digital do tesouro, reduzindo a interação manual dos servidores na operacionalização de atividades e agregando maior celeridade, eficiência e segurança aos processos.
Stefan é responsável por executar de forma automática atividades como atualização dos portais de transparência do tesouro; apuração de metas do Ppag; consolidação e análise de bloqueios judiciais; e solução em RPA para automatização de registros. A iniciativa é estruturada sobre os pilares gestão de processos; gestão de riscos; automatização e sistematização do negócio; e gestão do conhecimento.
“Estarmos em 3º lugar entre as mais de 280 iniciativas de todas as esferas de governo no prêmio da Enap é a validação dos esforços empenhados nos últimos quatro anos. Todos os resultados alcançados pela equipe da STE são representados por esse prêmio. Nos próximos anos, a promessa é intensificar ainda mais a eficiência de nossas entregas”, afirmou o subsecretário Fábio Amaral.
A entrega da premiação ocorreu em Brasília, onde receberam o troféu os servidores Pedro Vinícius Campos, Pedro Augusto Moreira Dias e Vanessa Lamego Avendanha, representando a equipe desenvolvedora do projeto, que conta ainda com a servidora Evelyne Cirilo Sousa e o subsecretário do Tesouro Estadual, Fabio Amaral.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásIgor Eto toma posse como presidente do Avante em Minas Gerais



