Minas Gerais

Transforma Minas conclui formação de gestores da primeira turma da Frente de Engajamento

Publicados

em

O programa Transforma Minas, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), concluiu, neste mês de maio, a formação da primeira turma de lideranças da Frente de Engajamento, que incluiu 35 gestores de quatro órgãos estaduais.

O objetivo é preparar as lideranças para gerenciar e engajar suas equipes, criando um ambiente de trabalho saudável e produtivo e, consequentemente, realizando entregas melhores para a população mineira.

O grupo é composto por subsecretários, superintendentes e gestores de Recursos Humanos da Seplag-MG e das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) e Desenvolvimento Social (Sedese-MG).

Com a formação da primeira turma, teve início a segunda, e uma outra ainda está prevista para este ano com lideranças dos mesmos órgãos. A média de participantes por grupo é de 25 a 30 pessoas.

Segundo a assessora de Políticas para Lideranças da Seplag-MG, Luciana Custódio, o engajamento está diretamente associado ao desempenho do servidor. “Estimular o engajamento de líderes e equipes significa compreender os diferentes perfis motivacionais e propor ferramentas para potencializar a conexão das pessoas entre si e com suas atividades do dia a dia”, afirma Luciana.

Leia Também:  PCMG deflagra operação Terraplana no Sul de Minas e cinco são presos

Formação

A escolha das quatro secretarias para participarem da Frente de Engajamento do Transforma Minas se deu a partir de uma pesquisa realizada pela Seplag-MG em 2022 com servidores e lideranças para medir os fatores de engajamento no contexto estadual. Alguns desses fatores são qualidade e quantidade de entregas, ambiente de trabalho harmônico e cooperação entre colaboradores.

Com os resultados, o programa buscou iniciativas para melhorar e manter um nível adequado de engajamento, sendo uma delas a capacitação. Em 2023, uma versão piloto do projeto foi realizada na Seplag-MG, ampliada para outros três órgãos em 2024.

O projeto conta com aulas iniciais, período de aplicação dos ensinamentos junto às equipes, acompanhamento de especialista e monitoramento de resultados. Alguns dos temas abordados são motivação da equipe, incentivo ao trabalho colaborativo, iniciativas para evitar conflitos e melhorar o ambiente para que todos se sintam bem e respeitados.

Os resultados de engajamento da equipe são medidos verificando se há redução ou ampliação das entregas, se há queixas dos servidores ou conflitos internos, por exemplo.

Leia Também:  Plano Diretor do Aeroporto do Vale do Aço é entregue ao Estado

Transforma Minas

O Transforma Minas é um programa de seleção, desenvolvimento e engajamento de lideranças do poder Executivo, gerido pela Seplag-MG. Além da Frente de Engajamento, ele atua com outras duas frentes.

A frente de Atração e Seleção realiza processos seletivos para contratar profissionais para o setor público com base em critérios de mérito, competência e alinhamento com as demandas da função a ser executada no âmbito do Estado.

A outra frente é a de Desenvolvimento e Desempenho, que tem o objetivo de desenvolver líderes para atuação inovadora, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados mais eficientes.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 17 de maio
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA