Tribunal de Justiça

150 anos do TJMG: Comissão Especial anuncia principais eventos comemorativos

Publicados

em

A Comissão Especial para o Sesquicentenário do TJMG reuniu-se, na segunda-feira (10/7), para anunciar as datas dos principais eventos da programação comemorativa dos 150 anos de criação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Participaram da reunião o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, coordenador da Comissão Especial e Superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (MEJUD); o desembargador Caetano Levi Lopes; o desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; o desembargador Bruno Terra Dias; a assessora técnica da Memória do Judiciário Mineiro – MEJUD, Andréa Vanessa da Costa Val, o gerente de Orientação e Fiscalização do Foro Judicial (GEFIS), Iácones Batista Vargas, e o assessor judiciário do TJMG Arthur Magalhães Bambirra.

Not---Reuniao-da-comissao-dos-150-anos-do-TJMG2.jpg
Comissão Especial voltou a se reunir na segunda-feira (10/7) e definiu datas para principais eventos comemorativos ( (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Solenidade histórica

O antigo Tribunal da Relação de Minas Gerais, criado em 6 de agosto de 1873 pelo Imperador Dom Pedro II, foi instalado em Ouro Preto no dia 3 de fevereiro de 1874.

“Para celebrar a importante efeméride, no dia 7 de agosto de 2023, segunda-feira, o TJMG se reunirá solenemente, em Sessão Histórica do Tribunal Pleno, com toda pompa e circunstância”, disse o coordenador da Comissão Especial, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.

A Sessão Solene Cívica terá a participação de todos os integrantes do Tribunal de Justiça, que portarão suas vestes talares, e contará com a presença de altas autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo de Minas Gerais e do país. O ato, sem precedentes na história do TJMG, será abrilhantado pelo Quarteto de Cordas da Orquestra do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, cujo patrono é Dom Pedro II, responsável pela criação do Tribunal da Relação de Ouro Preto.

Leia Também:  Comissão examinadora do concurso do TJMG visita local de prova

No dia 21 de agosto de 2023, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrará missa em ação de graças pelos 150 anos do TJMG, a ser abrilhantada pelo Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), que, ao final da celebração, entoará o soleníssimo cântico “Te Deum”.

Seminário em Ouro Preto

Nos dias 16 a 18 de outubro de 2023, no Centro de Convenções da UFOP, em Ouro Preto, acontecerá o Seminário Nacional sobre a “Memória do Judiciário”, que contará com a participação de palestrantes internacionais e de vários conferencistas de renome nacional. Ainda é prevista uma visita guiada ao Museu da Inconfidência.

Not---Reuniao-da-comissao-dos-150-anos-do-TJMG5.jpg
Entre oe eventos agendados, estão solenidades, seminários, apresentações culturais, exposições, entrevistas, publicações de livros, revistas, além da instituição de medalhas, selos e premiações (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

O Seminário abordará a memória da “Justiça Estadual”. Segundo o desembargador Bruno Terra Dias, membro da Comissão Especial e do IHGMG, “além de ser a mais antiga e de maior capilaridade, a Justiça Estadual é a que se faz mais próxima e mais presente em todos os aspectos da vida da comunidade: desde o nascimento até à morte. É o estilo de Justiça mais antigo na vida dos Estados, sendo certo que os demais ramos da Justiça decorrem da especialização da Justiça Estadual”.

Leia Também:  Cantata de Natal do TJMG emociona público na Praça da Liberdade

Na vasta programação comemorativa dos 150 anos de criação e de instalação do TJMG, que se estende até 2024, estão previstas diversas solenidades, seminários, apresentações culturais, exposições, entrevistas, publicações de livros, revistas, além da instituição de medalhas, selos e premiações.

Not---Reuniao-da-comissao-dos-150-anos-do-TJMG3.jpg
Comissão Especial é presidida pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente da MEJUD (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Comissão Especial

Instituída pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, por meio da Portaria nº 5.960/PR/2023, de 9 de janeiro de 2023, “para promover estudos e sugerir ações comemorativas referentes ao sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG” nos anos de “2023 (criação em 6 de agosto de 1873) e 2024 (instalação em 3 de fevereiro de 1874)”, a Comissão Especial é coordenada pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente da MEJUD, e composta pelo desembargador Caetano Levi Lopes, desembargador Doorgal Borges de Andrada, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, desembargador Bruno Terra Dias, pela assessora técnica da MEJUD, Andréa Vanessa da Costa Val, pelo gerente de Orientação e Fiscalização do Foro Judicial (GEFIS), Iácones Batista Vargas, e pelo assessor judiciário do TJMG Arthur Magalhães Bambirra.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Reunião no TCE-MG discutiu ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA