Tribunal de Justiça

24ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa será aberta no dia 16/8

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), promove, na próxima quarta-feira (16/8), às 14h, no Edifício Sede, a abertura da 24ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa.

A programação da campanha é dedicada ao debate sobre o combate e o enfrentamento da violência contra a mulher e prevê ações de conscientização. A iniciativa da Comsiv é realizada anualmente em três ocasiões: março, por conta do Dia Internacional da Mulher; agosto, mês em que foi publicada a Lei Maria da Penha; e novembro, quando se comemora o Dia de Combate à Violência de Gênero.

Not-abertura-semana-Justica-pela-paz-Forum-Des-Evangelina.jpg
Superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, falou sobre a 24ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

“A Semana pela Paz em Casa destina-se, em princípio, a estimular os julgamentos de processos de violência doméstica contra a mulher. Mas tem, também, o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, as formas de violência e os meios de combate”, afirmou a superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte.

Durante a semana, juízes são convidados a priorizar audiências, júris, sentenças e despachos de processos da 1ª Instância que envolvam violência contra a mulher, a fim de proporcionar maior agilidade no andamento das ações penais que envolvam a Lei Maria da Penha.

Programação

A 24ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa será aberta com a inauguração da exposição “Conhecendo Anne Frank – Deixe-me ser eu mesma”, que poderá ser visitada no Edifício Sede do TJMG até 6 de novembro deste ano.

A mostra, que traz conexões da vida da adolescente alemã de origem judia que foi vítima do holocausto, pretende promover a educação e a implementação de ações do Núcleo Anne Frank de Belo Horizonte, criado pela ONG Instituto Plataforma Brasil.

Leia Também:  TJMG abre Semana do Servidor com homenagens e ampla programação

O núcleo ajuda crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no enfrentamento das diversas formas de violência doméstica e familiar, além de contribuir para a educação em prol da diversidade, cultura da paz e democracia.

A exposição aborda ainda temas como holocausto, Segunda Guerra Mundial, liberdade, preconceito, discriminação e intolerância. Visitantes poderão participar de um workshop para formação de mediadores da mostra, que será promovido nos dias 18, 21, 25 e 28/8, no Plenário 7 do TJMG.

Not-palestra-canteiro-obras-Desa-Evangelina1.jpg
Programação também inclui palestras em canteiros de obra (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A programação da 24ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa segue com a realização do projeto Construindo Igualdades, que promove palestras educativas em canteiros de obras em parceria com o Serviço Social da Construção Civil (Seconci-MG). As atividades serão realizadas nos dias 16, 17, 18 e 24/8 e têm como objetivo a conscientização dos trabalhadores da construção civil sobre a violência doméstica e familiar, promovendo questionamentos pessoais e mudanças sociais.

A semana contará também com o II Encontro Justiça em Rede, realizado pelo TJMG por meio da Comsiv e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF). O evento será sediado na Comarca de Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri, nos dias 31/8 e 1º/9, e abordará o tema “Redes de Atendimento/Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar – Interseccionalidades”. Ao final dos debates, uma carta será elaborada com propostas, soluções e recomendações sobre o tema.

Campanha

A campanha Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma idealização do Supremo Tribunal Federal (STF) e promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com adesão de diversos tribunais do País.

Leia Também:  TJMG realiza 2º Encontro Justiça em Rede contra a violência doméstica e familiar

A iniciativa tem o objetivo de agilizar o julgamento de processos relacionados à violência contra a mulher e dar visibilidade ao tema, ampliando a efetividade da Lei Maria da Penha e sensibilizando a sociedade para a importância de prevenir e combater as agressões que ocorrem no âmbito familiar por questões de gênero.

Atividades

Exposição “Conhecendo Anne Frank – Deixe-me ser eu mesma”:

  • Quando: de 16/8 a 6/11
  • Local: 1º andar do Edifício Sede do TJMG – Avenida Afonso Pena, 4.001 – Serra, BH/MG

Seminário “Desafios na Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho”

  • Quando: 22/8
  • Local: CREA-MG – Avenida Álvares Cabral, 1.600, Santo Agostinho, BH/MG

Projeto Construindo Igualdades (palestras em canteiros de obra)

  • Quando: 16/8
  • Local: Rua Odilon Braga, 168, Anchieta, BH/MG
  • Quando: 17/8
  • Locais: Rua Cedro, 202, Vale do Sereno, Nova Lima/MG e Rua Professor Aurélio Pires, 121, Jaraguá, BH/MG
  • Quando: 18/8
  • Local: Rua Araguari, 1.692, Santo Agostinho, BH/MG
  • Quando: 24/8
  • Local: Avenida Heráclito Mourão de Miranda, 3.895, Bandeirantes, BH/MG

II Encontro Justiça em Rede

  • Quando: 31/8 e 1º/9
  • Local: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Mucuri, situado na Rua Cruzeiro, 01, Jardim São Paulo, Teófilo Otoni/MG

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Cejusc Itinerante realiza ações em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA