Tribunal de Justiça
3ª Vice-Presidência do TJMG participa do 1º Encontro Regional Sudeste do Fonamec

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) participou, em 31/8, do 1º Encontro Regional Sudeste do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec). O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), teve como objetivo apresentar programas de pacificação de conflitos e fomentar estratégias participativas, bem como metodologias de construção coletiva de propostas.

O encontro proporcionou um ambiente profícuo em debates e discussões abordando temáticas relevantes, que espelham os desafios enfrentados pelos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).
Participaram do encontro, pelo TJMG, a 3ª Vice-Presidente do TJMG e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinicius Mendes do Valle, e a servidora Mariana Horta Petrillo, assessora do Serviço de Apoio ao NUPEMEC (Seanup). Também esteve presente o Vice-Presidente do Fonamec e juiz do TJMG, Dr. Juliano Carneiro Veiga.
Fórum de Discussões e Palestras
Durante o evento foram apresentados painéis e palestras. A coordenadora do Nupemec/SP, desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, e a juíza coordenadora do Cejusc Central, Maria Rita Rebello Pinho Dias, apresentaram os projetos idealizados e executados pelo Nupemec/SP.

Representando Minas Gerais, o juiz Marcus Vinicius Mendes do Valle compartilhou experiências por meio da apresentação “Cejuscs Especializados e Redes Colaborativas – Desafios e Caminhos”.
Pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, abordando a “Necessidade da Escola de Mediação para o Desenvolvimento da Política Pública da Consensualidade – A Experiência da Escola de Mediação do Rio de Janeiro”, falou o desembargador César Felipe Cury, Coordenador do Nupemec/TJRJ.
Pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, expuseram a desembargadora Janete Vargas Simões, supervisora do Nupemec e a instrutora de Mediação e coordenadora do Nupemec/TJES, Isabella Dalla Sily Casagrante.
A pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Daniela Monteiro Gabbay, apresentou palestra sobre o tema “Mediação e Política Judiciária de Solução de Conflitos: pesquisa empírica do Fonamec”.

O encontro também contemplou debates pertinentes sobre o Programa Estadual de São Paulo de Combate ao Superendividamento e contou com a participação da OAB/SP, que incentivou o engajamento dos advogados em processos de conciliação. Além disso, teve a presença da Polícia Militar, apresentando projeto de mediação comunitária e sua relação com os tribunais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor