Tribunal de Justiça

Audiência Pública marca início da Correição Ordinária Geral na Comarca de BH

Publicados

em

Not-correicao-desCorreaJr1.jpg
Corregedor de Justiça, desembargador Corrêa Junior, afirmou que a Corregedoria quer ouvir a sociedade (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A Correição Ordinária Geral da Comarca de Belo Horizonte foi instalada nesta terça-feira (31/1), em audiência pública realizada no Fórum Cível e Fazendário – Unidade Raja Gabaglia. O corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, presidiu os trabalhos, que seguem até 31 de março. O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou da solenidade.

Realizada anualmente em todas as comarcas do Estado, a correição ordinária geral abrange os trabalhos do foro judicial, das unidades jurisdicionais do Sistema dos Juizados Especiais, dos serviços notariais e de registro, da Polícia Judiciária e dos presídios. Até 31 de março, a população pode apresentar sugestões, denúncias e reclamações pelo “Fale com o TJMG”, disponível no Portal TJMG.

Na abertura dos trabalhos, o corregedor-geral Corrêa Junior afirmou que a Correição possibilita “um exame aprofundado do trabalho que é realizado e entrega àqueles que procuram a Justiça”. O magistrado destacou também os formulários eletrônicos disponíveis na Rede TJMG, que devem ser utilizados por juízes e servidores incumbidos dos trabalhos correicionais. “Os formulários padronizados têm como objetivo direcionar a atividade fiscalizadora para os pontos de maior relevância, uniformizando-a em todas as comarcas do Estado”, ressaltou.

“Estamos aqui para ouvir os cidadãos, advogados, representantes do Ministério Público, defensores públicos, procuradores, notários e registradores, e, recolhidas as dúvidas, reclamações e sugestões, trabalhar pelo aprimoramento do Poder Judiciário mineiro”, afirmou o corregedor. Nos serviços judiciais, os trabalhos foram delegados ao juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes. Nos serviços notariais e de registro, a delegação foi feita à juíza auxiliar Simone Saraiva de Abreu Abras e aos juízes Luís Fernando de Oliveira Benfatti e Wagner Sana Duarte Morais.

Leia Também:  Comitiva do TJMG conhece experiências e projetos bem sucedidos do TJSP

Segundo o corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a atual gestão tem como linha de atuação a acessibilidade e o trabalho ombreado com magistrados e servidores. “Somos um órgão de auxílio, de suporte e orientação e buscamos comunicação direta, objetiva e seletiva”, afirmou. O corregedor destacou ainda as reuniões de trabalho com juízes e servidores das comarcas de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Montes Claros, Januária e Brasília de Minas. O objetivo, segundo o corregedor, é continuar com a ação em outras dezenas de comarcas.

Not-correicao-PresJoseArthur.jpg
Presidente José Arthur destacou a importância das correições para a Justiça (Crédito: Cecília Pederzoli /TJMG)

Para o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, os trabalhos correicionais exercem um papel crucial para o Poder Judiciário. “As correições são também um momento privilegiado de reflexão sobre nossos trabalhos, de prestação de contas de nossa atuação e de identificação da necessidade de eventuais correções de rumo”, afirmou. Segundo o presidente José Arthur Filho, as correições permitem ainda que o Judiciário mineiro estabeleça “um diálogo mais direto com seus públicos interno e externo”.

Esta é a primeira correição ordinária da atual gestão do TJMG. Nesse contexto, o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho abordou o Programa Justiça Eficiente (Projef) 5.0, estabelecido pela atual gestão e ancorado no compromisso com a razoável duração do processo, com a eficiência e com a celeridade da Justiça mineira. O Projef 5.0 foca na aceleração da eficiência tecnológica, na modernização da organização e divisão judiciária e na governança estratégica das unidades judiciárias. “As linhas mestras estabelecidas pelo programa foram desenhadas de maneira coletiva pelos dirigentes do Tribunal, dentro de uma visão democrática e compartilhada”, disse.

Leia Também:  Empresa é condenada por atraso em ressarcimento a consumidora
Not-correicao-dr.Sergio.jpg
O juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes atuará na correição dos serviços judiciais (Crédito: Cecília Pederzoli /TJMG)

O juiz diretor do Foro Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes destacou a transparência e a reflexão que os trabalhos correicionais proporcionam. O magistrado ressaltou ainda os avanços tecnológicos que acabaram sendo impulsionados no período de pandemia, em razão do distanciamento entre as pessoas. “Precisamos aprender a lidar com esse cenário e reaprender a tratar os conflitos neste novo ambiente”, afirmou.

Not-correicao-publico.jpg
Juízes, servidores, notários, registradores e o público acompanharam a audiência pública (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Mesa de honra

Também compuseram a mesa de honra da audiência o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Dresch; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; a vice-presidente da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, representando o presidente da entidade, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o corregedor do Ministério Público, procurador Marco Antônio Lopes de Almeida; a defensora-pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias; a representante do Recivil, a registradora Letícia Maculan; superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo; superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Escola de Conta publica Lista de Candidatos aprovados para o curso de Pós-Graduação em Finanças Públicas

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA