Tribunal de Justiça

Autoridades repercutem a posse do ministro Afrânio Vilela no STJ

Publicados

em

NOT-POSSE-MINISTROAFRANIO6.jpg
Solenidade de posse do ministro Afrânio Vilela no STJ ocorreu nesta quarta-feira (22/11)Crédito : Euler Júnior/TJMG )

A solenidade de posse do desembargador Afrânio Vilela como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizada em Brasília, nesta quarta-feira (22/11), reuniu dezenas de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, representantes da sociedade civil, amigos e familiares do empossado. Os convidados destacaram a trajetória exemplar e inspiradora do magistrado, bem como os caminhos que o levaram ao STJ.

O ministro Afrânio Vilela formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1985, e ingressou na magistratura em 1989, passando pelas Comarcas de Resende Costa, Bom Sucesso, Contagem e Belo Horizonte. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG. No biênio 2018/2020, foi eleito 1º vice-presidente da Corte mineira.

Ao longo de sua trajetória no TJMG, o magistrado foi superintendente de diversas áreas, atuou como membro de bancas examinadoras e integrou várias comissões. Antes de ingressar na magistratura, também atuou como advogado. O desembargador Afrânio Vilela tem experiência na docência, recebeu inúmeras condecorações e é cidadão honorário de várias localidades. O magistrado já integrou a lista tríplice para o STJ em 2013 e em 2015.

Leia, abaixo, depoimentos de algumas autoridades que prestaram homenagens ao ministro Afrânio Vilela.

Presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho

Not---Presidente-se-reune-com-Dircom4.jpg
Presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

“Sua trajetória agora atinge um novo ápice. Penso que a escolha pela magistratura, com toda a carga desafiante que ela representa, é uma opção pela esperança, e foi essa sua escolha, há cerca de 35 anos. Pelo percurso que trilhou até aqui, estamos certos de que irá honrar a estirpe de grandes juristas que compõem a magistratura de Minas Gerais e de onde o magistrado descende. Irá agora brindar o STJ com sua competência, experiência e operosidade, assim como o fez nas décadas de dedicação à Corte mineira. Minas, celeiro de tantos notáveis magistrados e juristas, há muito ansiava pela nomeação de mais um dos integrantes da Justiça estadual para compor tribunais superiores em Brasília.”

1º vice-presidente do TJMG , desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa

Not---repercussao---posse---ministro-afranio---Des.-Alberto-Vilas-Boas.jpg
1º vice-presidente do TJMG , desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa (Crédito: Euler Júnior / TJMG)

“A nomeação do ministro Afrânio Vilela tem um significado simbólico muito importante para a justiça de Minas Gerais. Ao lado de ter sido valorizada a justiça mineira com a designação de um de seus integrantes mais respeitáveis, o ministro Afrânio Vilela será um dos protagonistas na construção de precedentes importantes para a justiça nacional e, certamente, irá compartilhar com seus pares sua experiência acumulada como Juiz de primeira e segunda instância no contexto de um dos maiores Tribunal de Justiça do país.”

2º vice-presidente do TJMG , desembargador Renato Luís Dresch

Not---repercussao-posse-ministroafranio-Desembargador-Desembargador-Renato-Luis-Dresch.jpg
2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Luís Dresch (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

“É uma grande honra para o Tribunal de Justiça a nomeação do desembargador José Afrânio Vilela como ministro do STJ. Trata-se de um magistrado dedicado com excelente qualidade de serviço e com a maior parte da sua vida dedicada ao exercício da magistratura, sempre preocupado com o melhor exercício da jurisdição para a distribuição de justiça social. O desembargador, agora ministro Afrânio Vilela, poderá contribuir muito para o STJ e para o Poder Judiciário Nacional.”

3ª vice-presidente do TJMG , desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta

Not---repercussao-posse-ministroafranio-Desembargador-Ana-Paula-Nannetti-Caixeta.jpg
3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

“Desembargador José Afrânio Vilela é uma referência para a Magistratura Mineira e, como Ministro do Excelso Superior Tribunal de Justiça, será um expoente nacional. Sua nomeação como Ministro do Tribunal da Cidadania de nosso país é resultado de sua competência, determinação, bem como de sua profícua história de vida pessoal e profissional. Vocacionado para a Magistratura, verdadeiro cultor do Direito e da Justiça, é dotado de valores éticos, morais e sólida cultura jurídica, sendo estudioso e praticante desde sempre da melhor aplicação da lei ao fato concreto, com um olhar humanizado da atuação do Poder Judiciário. A sua carreira é luminosa e continuará iluminada pelo primado da Justiça!”

Leia Também:  TJMG comemora o Dia Nacional do Ouvidor e da Ouvidora de Justiça

Corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior

Not - repercussao-posse-ministro-afranio-Luiz Carlos Azevedo._2.jpg
Corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior (Crédito: Euler Junior/TJMG)

“O Superior Tribunal de Justiça tem uma importância muito grande na seara jurisdicional, pois é o responsável pela uniformização do direito infraconstitucional e sinaliza o caminho que os Tribunais de Segundo Grau devem seguir. Contar nessa tão relevante Corte com um membro egresso de nosso Tribunal é uma grande honra para Minas Gerais. O desembargador José Afrânio Vilela reúne todos os predicados de um grande juiz e certamente exercerá um papel preponderante na formação da jurisprudência nacional.”

Ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes

Not-repercussao-posse-ministroafranio-Des.-Pedro-Bitencourt-Marcondes.jpg
Ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

“Como colega de mais de uma década do ministro José Afrânio Vilela, não poderia deixar de prestar as devidas homenagens e demonstrar o orgulho e regozijo que essa nomeação nos traz, pois Minas Gerais estará representado junto ao Tribunal da Cidadania, o Superior Tribunal de Justiça, por ministro proveniente da magistratura mineira. Conhecedor do preparo, do conhecimento jurídico, do intelecto do ministro José Afrânio Vilela, tenho a certeza de que Sua Excelência engrandecerá, mais ainda, aquela Augusta Corte Superior.”

Ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida

Not---repercussao-posse-ministro-afranio---Des.-Geraldo-Augusto.jpg
Ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida (Crédito: Euler Junior / TJMG)

“Justas e merecidas são as manifestações dos componentes do Tribunal de Justiça ao eminente membro de seu quadro de juristas, desembargador Afrânio Vilela, que passará a integrar o Superior Tribunal de Justiça. De jurisdição vocacionada que se alia a formação humana. Assim, as qualidades do homem Afrânio sustentam os predicados do juiz de Direito, desembargador e agora ministro Afrânio Vilela. Cada um de nós aqui ficará a aplaudir o colega no STJ e se sentirá plenamente representado naquele sodalício. Os sinos de Minas Gerais repicam em júbilo. E os jurisdicionados sentem-se seguros, confiantes e serenos. Que a confiança e o entusiasmo se mantenham nesse novo período que se abre em sua bela história de vida pessoal e funcional. A sua elegância de postura e de alma, e a sua dignidade, o sustentam. As bençãos Divinas o cobrirão com sua luz e proteção.”

Ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais

Not---repercussao-posse-ministro-afranio---Des.-Nelson-Missias.jpg
Ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

“O sentimento é de pertencimento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais a um tribunal superior do nosso país. O Afrânio Vilela leva para o Tribunal da Cidadania não só a sua cultura jurídica, mas também a sua sensibilidade enquanto ser humano, enquanto julgador. Minas Gerais se sente forte e se sente grande com a presença dele no STJ.”

Ex-presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes

Not---Des.-Gilson-Lemes2a.jpgEx-presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes (Crédito : Euler Junior/TJMG)

Nesta quarta feira (22/11), assume o cargo de ministro do STJ o caro amigo José Afrânio Vilela, que durante muitos anos abrilhantou nossa magistratura, especialmente o nosso Tribunal de Justiça, com seu eficiente trabalho no cargo de desembargador e, notadamente, como um excelente 1º vice-presidente, de 2018 a 2020. Afrânio Vilela sempre é um magistrado dedicado, competente e a frente de seu tempo. Tive a oportunidade de estar na Superintendência Administrativa Adjunta do TJMG, quando sua excelência exerceu o cargo de 1º vice-presidente, período em que testemunhei de perto toda sua argúcia, dedicação e vontade de colocar nosso Tribunal na vanguarda do Judiciário, com inúmeras inovações, técnicas, ideias e conceitos novos, todos importantes, principalmente na área da informatização. Perseverante e focado nos seus objetivos, o amigo Afrânio Vilela foi nomeado pelo presidente da República e agora empossado como ministro do Superior Tribunal de Justiça. Parabéns caro ministro, sei muito bem de sua luta e de sua família para atingirem esse nobre objetivo. Vários foram os percalços durante a caminhada, mas a vitória veio no momento certo. Desejo que sua retidão, competência e dedicação sejam logo reconhecidas no Superior Tribunal de Justiça, onde certamente brilhará como um grande magistrado das Gerais. Deus abençoe você, Afrânio, a Dra. Gisela e seus filhos nesta nova jornada, e que o caminho seja leve e coroado de muitos êxitos. Abraço fraterno.

Leia Também:  Empresa de telefonia deve indenizar cliente em R$ 10 mil

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema

Not---repercussao-posse-ministro-afranio-Romeu-Zema._2.jpg
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Crédito: Euler Junior/TJMG)

“Tenho certeza que o juiz José Afrânio Vilela vai representar a magistratura mineira de forma exemplar no Superior Tribunal de Justiça. É um nome amplamente reconhecido pela classe jurídica, devido ao notório saber relacionado à legislação e à carreira de mais de 30 anos de experiência, com uma atuação irretocável em comarcas pelo interior de Minas e como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É motivo de muita alegria sabermos que, no ano em que o TJMG celebra 150 anos, teremos um desembargador da casa indicado para uma das principais instituições de Justiça do país.”

Presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite

Not-repercussao-posse-ministroafranio-Tadeu Martins Leite.jpg
Presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (Crédito: Luiz Santana/ALMG)

“Desejo sucesso ao ministro José Afrânio Vilela, que depois de impecável carreira como desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, passa a ocupar agora tão importante posição, como representante do nosso Estado no Superior Tribunal de Justiça. Sua atuação será essencial para a defesa e garantia dos direitos individuais e coletivos, assim como, também, para o fortalecimento do regime democrático.”

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Not-repercussao-posse-ministroafranio-Rodrigo-Pacheco.jpg
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

“Desejo ao novo ministro Afrânio Vilela muito sucesso em relação ao trabalho que vai desempenhar no Superior Tribunal de Justiça. Que possa imprimir iniciativas que engrandeçam o papel do STJ perante os brasileiros que necessitam do Judiciário. O currículo do ministro o credencia a colaborar de maneira relevante no trabalho realizado pela Corte, com o objetivo final voltado para que tenhamos uma prestação jurisdicional acessível, célere e satisfatória.”

Senador Carlos Viana

not-repercussao-posse-ministroafranio-Carlos-viana.jpg
Senador Carlos Viana (Crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

“Minas Gerais sempre teve um papel altivo em servir ao Brasil. Grandes nomes da política, do judiciário e do executivo saíram de Minas e tornaram o Brasil mais moderno, mais dinâmico e mais civilizado. Agora, no STJ, o mineiro Afrânio Vilela é uma demonstração clara dessa nossa capacidade patriótica de servir bem o Brasil. Dr. Afrânio tem uma trajetória de conciliação, de firmeza nos momentos necessários, mas principalmente de respeito à Constituição. Eu fiquei muito feliz de ser o relator do processo de encaminhamento do nome do Dr. Afrânio ao STJ. Uma vitória na história jurídica e política de Minas Gerais.”

Deputado federal Odair Cunha

not-repercussao-posse-ministroafranio-Odair-Cunha.jpg
Deputado federal Odair Cunha (Crédito: Cleia Viana -Câmara dos Deputados)

“O último magistrado mineiro no Superior Tribunal de Justiça ocupou o cargo há 22 anos, portanto a posse do desembargador José Afrânio Vilela como ministro do STJ é uma vitória, também, para toda Minas Gerais. Conheço a trajetória, perícia e capacidade do desembargador, e tenho convicção de que ele exercerá a nova função segundo as melhores tradições das alterosas. Parabéns, ministro, e sucesso em sua nova jornada!”

Gisela Pereira Resende Vilela, esposa do ministro Afrânio Vilela

Not-repercussao-posse-ministroafranio-Esposa-Gisela-Vilela.jpg
Gisela Pereira Resende Vilela, esposa do ministro (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

“Como esposa é um aprendizado para mim compartilhar a vida com o Afrânio. Ele é uma pessoa maravilhosa, que nos ensina a cada momento, a cada dia, valores sobre comportamento, amizade, sinceridade, apoio mútuo. A missão que ele cumpre e irá cumprir foi pensada por Deus. Não foi uma conquista que ele escolheu, mas eu penso que foi escolhida por Deus. Porque ele é uma pessoa maravilhosa e está no caminho certo.”

Mateus Resende Vilela, filho do ministro Afrânio Vilela

Not-repercussao-posse-ministroafranio--filho-Matheus.jpg
Mateus Resende Vilela, filho do ministro Afrânio Vilela (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

“É uma felicidade imensa. Foi uma luta não apenas dele, mas de todo o Estado de Minas Gerais. Foi uma luta da nossa família também, que diuturnamente o apoiou dando força, porque é uma disputa muito acirrada. Agora que não só ele, mas o Estado de Minas Gerais obteve esse êxito e alcançou esse importante posto, nós todos somos tomados por uma imensa felicidade.”

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Escândalo das joias: Ex-ministro ganha R$ 34 mil dos cofres públicos

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA