Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

Cejusc Itinerante leva acesso à Justiça e à cidadania no distrito de Alto Maranhão

Publicados

em

not-cejusc-altomaranhao1.jpg
Cidadania promovida pelo Cejusc Itinerante na Comarca de Congonhas, Região Central de Minas Gerais (Crédito: AGIN/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Congonhas, realizou, em 2/4, itinerância no distrito do Alto Maranhão, com a prestação de diversos serviços do Poder Judiciário e de cidadania, ampliando o acesso à justiça. O evento ocorreu no “Espaço Celebrativo Nossa Senhora D’ajuda”, no próprio distrito. A abertura contou com a participação da Banda da Polícia Militar de Barbacena e da Fanfarra Municipal.

not-cejusc-pm-banda-altomaranhao.jpg
Participação da Banda da 13ª Região da Polícia Militar de Barbacena, no evento itinerante, da Comarca de Congonhas (Crédito : Reinaldo Silva/Prefeitura de Congonhas )

A ação teve o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos ao Poder Judiciário, bem como aos serviços de cidadania e do sistema de Justiça, na forma da Resolução n.º 125/2010 do CNJ.

not-cejusc-altomaranhao2.jpg
Apresentação da Fanfarra do Município de Congonhas ( Crédito : Reinaldo Silva/Prefeitura de Congonhas )

A juíza e coordenadora do Cejusc da Comarca de Congonhas, Flávia Generoso de Mattos, comentou sobre os serviços que foram oferecidos à população, ressaltando que, além das audiências de conciliação, de mediação e das orientações ao público, as pessoas contaram com a presença de várias instituições, o que favoreceu o oferecimento de alternativas mais acessíveis, rápidas e eficazes para resolver eventuais conflitos e necessidades.

not-cejusc-altomaranhao3.jpg
A coordenadora do Cejusc de Congonhas, juíza Flávia Generoso de Mattos, destacou a importância do projeto (Crédito: Reinaldo Silva/Prefeitura de Congonhas)

“Foi um dia maravilhoso em que atendemos a população com vários serviços a disposição durante todo o dia. Ocorreram atendimentos do Cejusc, Ministério Público, Defensoria Pública, TRE – emissão de títulos e biometria, Polícia Civil – emissão carteiras de identidade, Cartório Registro Civil, Secretaria de Saúde e Assistência Social, Emater, além de palestras da Polícia Militar. Foi uma festa da cidadania!! A população se sentiu abraçada e pudemos levar a sensação de pertencimento a uma comunidade distante”, disse a magistrada.

“O Cejusc Itinerante busca promover a cultura de paz, fortalecer os vínculos comunitários e garantir o exercício pleno da cidadania ao possibilitar que os cidadãos tenham seus conflitos resolvidos de forma justa e equitativa”, acrescentou.

Leia Também:  Cejusc da Comarca de Ponte Nova promove casamento comunitário
not-cejusc-altomaranhao4.jpg
A defensora pública Ana Sofia Sauma; a juíza Flávia Generoso de Matos; o prefeito Cláudio Antônio de Souza e o promotor de justiça Rolando Carabolante ( Crédito : Reinaldo Silva/Prefeitura de Congonhas )

Parceiros

Além do TJMG e da Prefeitura de Congonhas, outras instituições estiveram presentes: o Ministério Público de Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a Defensoria Pública, a Polícia Militar, o Recivil, o Cartório de Registro Civil local, o Procon, a Copasa, a Emater, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militares, o Cemais e o Sine, além de voluntários locais.

not-Cejusc-altomaranhao5.jpg
Atendimento prestado pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Crédito: Reinaldo Silva/Prefeitura de Congonhas)

Círculos de Construção de Paz, oficinas e palestras

Durante o evento, houve a aplicação de Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos pelo Serviço de Apoio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Seanup).

not-Cejusc-altomaranhao9.jpg
Equipe da Seanup coordenou um Círculo de Construção de Paz, na E.M Dona Caetana Pereira (Crédito: Seanup/TJMG)

Outra atração do evento, direcionada ao público infanto/juvenil, foi a apresentação do projeto “Transitolândia”, pela Polícia Militar. Um grupo de 80 crianças e adolescentes ficaram por dentro das regras de utilização e convivência no trânsito. Aprenderam sobre as placas de sinalização, as cores do semáforo, como se comportar gentilmente diante situações vivenciadas no dia a dia do trânsito, e sobre outras normas de convívio e respeito.

not-Cejusc-altomaranhao6.jpg
Atendimento e orientação jurídica prestada pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais ( Crédito : Reinaldo Silva/Prefeitura de Congonhas )

Atendimentos

O Cejusc de Congonhas realizou 14 sessões de mediação/conciliação com sete acordos. Também foram ofertados serviços da Ouvidoria da Mulher e do MPMG; realizados atendimentos e esclarecimentos jurídicos por parte da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); prestados serviços da Justiça Eleitoral; e a “Agência Móvel” da Copasa realizou a emissão de segunda via de contas, regularização de débitos e transferência de titularidade. A Secretaria de Saúde de Congonhas aferiu pressão e glicemia dos munícipes e prestou atendimento de orientações nutricionais, odontológicas e de terapia ocupacional.

not-Cejusc-altomaranhao7.jpg
Atendimentos prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social ( Crédito : : Reinaldo Silva/Prefeitura de Congonhas )

Também foi realizada a emissão de segunda via de certidões de casamento, nascimento e óbito por parte do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), com apoio do Cartório local.

Leia Também:  PCMG promove projeto Delegacia Cidadã em distrito de Salinas
not-Cejusc-altomaranhao8.jpg
Sargento Gilvana, da PMMG, ministrou palestra sobre a Lei Maria da Penha ( Crédito : AGIN/TJMG )

O evento contou, ainda, com esclarecimentos sobre benefícios sociais, por parte da Secretaria de Assistência Social; com orientações ao pequeno produtor prestados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); com serviços da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Móvel; com informações relacionadas ao direito do consumidor, pelo Procon e orientações referentes à carteira de trabalho, ao seguro-desemprego, por parte do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

not-Cejusc-altomaranhao11.jpg
Promotor Rolando Carabolante ministrou palestra para adolescentes na E.M. Dona Caetana Pereira ( Crédito : AGIN/TJMG )

Cejusc Itinerante

not-Cejusc-altomaranhao13.jpg
Atendimento à população durante ação do Cejusc Itinerante no distrito de Alto Maranhão ( Crédito : Reinaldo Silva/Prefeitura de Congonhas )

O projeto Cejusc Itinerante, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG, tem como finalidade proporcionar o acesso facilitado à Justiça e promover a resolução pacífica de conflitos junto à comunidade, nos moldes das Resoluções CNJ nº 125/2010 e nº 460/2022.

not-cejusc-altomaranhao-equipe.jpg
Equipe do Cejusc de Congonhas, que participou da ação em Alto Maranhão ( Crédito : Cejusc Congonhas/TJMG )

Com o objetivo institucional de levar os serviços atinentes ao Judiciário, bem como de cidadania, à população que possui dificuldade de deslocamento aos centros urbanos, bem como àqueles com recursos financeiros reduzidos, o projeto Cejusc Itinerante aproxima o cidadão à Justiça, dando-lhe a oportunidade de acesso a serviços básicos, promovendo a dignidade da pessoa humana e fomentando os métodos extrajudiciais de solução de conflitos.

O Cejusc da Comarca de Congonhas foi instalado em 2019, através da Portaria Conjunta nº 4.438/PR/2019 e funciona na Rua José Júlio, nº 25, bairro Matriz, de segunda à sexta, das 12h às 18h. Contato: (31) 3731-2452. E-mail: cejusc.cng@tjmg.jus.br

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Gestão financeira é tema em pauta no CNJ

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA