Tribunal de Justiça

Comsiv apresenta adesivo da campanha para combate à violência doméstica

Publicados

em

Not---Entrega-adesivos-da-campanha-combate-a-violencia-domestica._1.jpg
A desembargadora Evangelina Duarte (ao centro e de verde) proferiu palestra sobre violência doméstica para jovens aprendizes do Senac-MG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, apresentou, nesta segunda-feira (11/12), o adesivo da campanha de violência contra a mulher a ser divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Minas Gerais (Senac-MG), e pelo Serviço Social do Comercio em Minas Gerais (Sesc-MG).

A divulgação ocorre nove meses após a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, com o objetivo de fomentar ações de prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher, por meio de material gráfico a serem afixados nas sedes das instituições envolvidas. Além da apresentação do adesivo, a desembargadora Evangelina Castilho Duarte proferiu palestra sobre o tema violência contra a mulher, para jovens aprendizes do Senac-MG.

A campanha tem os mesmos moldes do trabalho realizado pela Comsiv junto à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Minas Gerais (Abrasel-MG), que divulga o combate à violência doméstica por meio de adesivos de conscientização fixados em bares e restaurantes em todo o estado. Além de conter telefones da Central de Atendimento à Mulher, Polícia Militar e Polícia Civil, o material gráfico possui ainda QR Code, que leva diretamente à página da Delegacia Virtual da Polícia Civil, onde as vítimas poderão fazer boletins de ocorrência.

Leia Também:  Aprovada em 1º turno obrigação de síndicos denunciarem violência doméstica
Not---Entrega-adesivos-da-campanha-combate-a-violencia-domestica._2.jpg
Material será distribuído pela Fecomércio, Sesc-MG e Senac-MG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Público diferenciado

Para a superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, a parceria é muito importante, principalmente,. pela abrangência das três instituições na capital e no interior. “Além da oportunidade de fazer com que palestras cheguem a um público amplo e diversificado, as entidades nos ajudam com a divulgação dos nossos selos e adesivos em todas as unidades do interior”, ressaltou.

Ela reconhece que o trabalho de combate à violência doméstica é muito difícil, sobretudo pelo fato de o Brasil ser um país machista, mas afirma que, atualmente, muitas mulheres são encorajadas a denunciar seus agressores.

Em sua palestra, voltada para alunos menores aprendizes, a desembargadora falou sobre os tipos de violência contra a mulher, citando a violência física, psicológica, patrimonial, sexual e moral. “A violência contra a mulher é uma manifestação de relações de poder, historicamente desiguais entre homens e mulheres, que conduziram à dominação e à discriminação contra mulheres pelos homens, impedindo que elas tenham pleno avanço na sociedade”, observou.

Not---Entrega-adesivos-da-campanha-combate-a-violencia-domestica._3.jpg
Superintendente da Comsiv proferiu palestra para jovens aprendizes do Senac-MG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Qualificação e conscientização

A especialista técnica de relacionamento institucional do Senac-MG, Ana Roberta da Cruz, afirma que o trabalho em parceria com a Comsiv do TJMG, realizado desde 2020, já promoveu a qualificação de mais de 400 mulheres vítimas de violência, por meio de cursos e treinamentos.

“O Senac é uma instituição educacional, mas, além de qualificar, nos cabe o papel de conscientizar a sociedade como um todo, na luta contra essa violência. Nosso objetivo também é de difundir esse trabalho do TJMG em todas as nossas unidades da capital e interior”, salientou.

Leia Também:  Portaria-conjunta institui condições de trabalho especiais para lactantes
Not---Entrega-adesivos-da-campanha-combate-a-violencia-domestica._5.jpg
O adesivo será distribuído em todo Estado de Minas Gerais por meio das instituições parcerias (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A analista de projetos integrados da Fecomércio Marizete Andrade disse que a entidade possui mais de 600 mil empresas em todo o Estado, o que facilita o trabalho de divulgação da campanha. “Nossa missão é disseminar um projeto desta magnitude, levando um olhar de respeito, dignidade e empoderamento das mulheres no sentido de igualdade de pensamento. Trabalharemos um muito afinco para difundir esta campanha nos 853 municípios atualmente representados por nós”, assegurou.

A analista de serviços sociais do Sesc-MG Analice Quintanilha afirmou a entidade tem como principal missão promover questões sociais e que a campanha deverá atingir funcionários e associados. “Trabalhar no combate a violência doméstica é fundamental para os trabalhos que desenvolvemos em prol da inclusão das mulheres na sociedade. No Sesc-MG, já temos ações diversas como rodas de conversas, palestras, espaço de convivência e de acolhimento”, disse.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  PCMG e PMMG realizam operação de combate ao tráfico e homicídios em JF

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA