Tribunal de Justiça

Desembargador do TJMG toma posse como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Publicados

em

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Rogério Medeiros Garcia de Lima tomou posse, no sábado (24/2), como associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Ele passou a ocupar a cadeira de número 69, cujo patrono é o historiador João Capistrano de Abreu.

not---Posse-Des.-Rogerio-Medeiros-IHC-MG-11-.jpg
O desembargador Rogério Medeiros foi empossado na cadeira de número 69, cujo patrono é o historiador João Capistrano de Abreu (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A mesa de honra foi composta pelo presidente do IHGMG, José Carlos Serufo; pelo desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; pelo 1º vice-presidente do IHGMG, Marcos Paulo de Souza Miranda; pelo 3º vice-presidente do IHGMG, Ozório José Araújo do Couto; pelo presidente emérito, desembargador Aluízio Alberto da Cruz Quintão; pelo 1º secretário do IHGMG, Iácones Batista Vargas; pelo presidente emérito Wagner Colombarolli; pelo presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; e pelo presidente da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), José Anchieta da Silva.

Na solenidade de posse estiveram presentes os desembargadores do TJMG Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, Saulo Versiani Penna e Maurício Torres Soares; o desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Fernando José Armando Ribeiro; o ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade; o escritor, historiador e genealogista Daniel Antunes Júnior, membro decano do IHGMG; o jornalista, romancista, cronista e mais novo membro da Academia Mineira de Letras (AML), Carlos Herculano Lopes; além de demais autoridades, membros do IHGMG, amigas, amigos e familiares do novo associado.

Leia Também:  Comissão de Meio Ambiente debate a importância dos eventos equestres em Minas

Homenagens e agradecimentos

O 3º vice-presidente do IHGMG, Ozório José Araújo do Couto, ressaltou as belezas da cidade de São João del-Rei, terra natal do desembargador Rogério Medeiros, a genealogia do novo membro, assim como seu currículo e trajetória na magistratura. “Rogério Medeiros Garcia de Lima chega a este sodalício pela exímia labuta da pesquisa, do saber profundo, que o leva ao conhecimento generalizado”, disse.

not---Posse-Des.-Rogerio-Medeiros-IHC-MG-14-.jpg
Em seu discurso de posse, o desembargador Rogério Medeiros ressaltou a importância da história do IHGMG (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O desembargador Rogério Medeiros destacou a relevante história do IHGMG e de seu fundador, o ex-governador de Minas Gerais João Pinheiro, além de homenagear sua cidade natal, sua antecessora na instituição e o patrono de sua cadeira.

“Esse é um momento muito significativo, porque, como magistrado, sou um pouco historiador. Na verdade, todo juiz é um pouco historiador. Os autos de um processo são a história de um fato, seja um crime, seja uma desavença patrimonial ou familiar. O maior exemplo disso é a Inconfidência Mineira, cuja fonte principal de pesquisa são os autos da devassa. Mas independentemente disso, desde jovem sempre gostei muito da história e de ler livros históricos. Estou feliz em fazer parte agora desta Casa, cuja missão maior é exatamente pesquisar e preservar o patrimônio histórico muito rico de Minas Gerais”, afirmou o magistrado.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 28 de março

Após a solenidade, o desembargador Rogério Medeiros fez novo lançamento de seu livro “Redes Sociais em Prosa e Verso”. A obra reúne histórias e anedotas do magistrado inspiradas em vivências em sua terra natal e na terra da mãe e dos avós maternos, na Paraíba.

IHGMG

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma entidade cultural civil sem fins lucrativos, fundada em 1907, com objetivo de investigar, coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos concernentes à história e à geografia de Minas Gerais, entre outras atribuições. O IHGMG é uma academia que reúne mulheres e homens interessados em preservar e cultivar a memória mineira, em relação às humanidades e às tradições culturais e cívicas do Estado. A instituição, que possui 100 cadeiras associadas a patronos. é formada por sócios efetivos, correspondentes, eméritos, honorários e beneméritos. O espaço contempla ainda uma biblioteca com mais de 25 mil livros e uma mapoteca com mais de 1,1 mil exemplares, incluindo mapas da época das capitanias.

not---Posse-Des.-Rogerio-Medeiros-IHC-MG.jpg
Após a solenidade de posse, o desembargador Rogério Medeiros fez um novo lançamento do seu livro “Redes Sociais em Prosa e Verso” (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Agronegócio de Minas Gerais exportou para 182 países em 2023: faturamento de R$ 50 bilhões

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA