Tribunal de Justiça
Fóruns de Belo Horizonte começam a contar com pregão eletrônico de audiências

A Direção do Foro da Comarca de Belo Horizonte apresentou, na quarta-feira (11/10), aos gerentes das unidade judiciárias de competência cível, na Unidade Raja Gabaglia, o Sistema de Apregoamento Eletrônico de Audiências, que está em implantação no Fórum Criminal e de Família, do Barro Preto, e no próprio Fórum Cível e Fazendário – Unidade Raja Gabaglia. O sistema já está em uso na Vara de Precatórias Cíveis de BH.

O apregoamento de partes, advogados e testemunhas é um ato obrigatório no rito processual e consiste numa chamada, em voz alta, pelos envolvidos no processo, logo após a abertura da audiência. Atualmente, o pregão é feito pelos servidores nos corredores dos andares.
A utilização do novo sistema possibilita que partes, testemunhas e advogados se informem sobre a audiência da qual forem participar por televisores instalados nos saguões dos prédios, de forma similar aos painéis de voos nos aeroportos. O sistema também faz a chamada por voz, realizando o pregão. O painel exibe ainda o local (prédio, andar, sala), o nome do magistrado, das partes (resguardado o segredo de Justiça) e o status da audiência, se prevista, em andamento ou realizada.

A apresentação técnica do sistema foi feita pelo gerente dos juizados especiais de BH, o servidor Leandro Filipe Silva Zolini. Um sistema similar já é utilizado no Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública de Belo Horizonte. A adaptação do sistema às necessidades da Justiça Comum de Belo Horizonte foi feita pela Gerência do Jesp e pela Coordenação de Apoio e Acompanhamento dos Sistemas Judiciais Informatizados da Primeira Instância (Cosis), da Corregedoria-Geral de Justiça.
Com a implantação gradual do sistema, partes e testemunhas aguardarão resultados assentadas, na frente dos painéis, evitando aglomeração, barulho e desconforto para quem aguarda ou participa de audiências na unidade.
O juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes disse que a expectativa é de que a circulação de pessoas nos prédios ocorra com mais fluidez e que o público tenha mais conforto durante o tempo em que estiver nos fóruns. Ele destacou ainda que a implantação do sistema é uma das ações de melhoria no atendimento ao público que estão sendo implantadas na gestão do corregedor-geral, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.

A servidora Vanessa Lidiane Oliveira Costa detalhou as melhorias no atendimento já implantadas na Comarca de Belo Horizonte. Ela citou o atendimento humanizado na unidade do Barro Preto, realizado por servidores e funcionários terceirizados. Eles foram capacitados para prestar assistência de forma objetiva, clara e de forma simplificada, dentro da Política Judiciária para Pessoas em Situação de Rua, e para utilizar outros meios tecnológicos (totens eletrônicos e aplicativos), que estão em desenvolvimento por uma startup selecionada.
Para magistrados e servidores, o sistema também traz vantagens. As principais etapas de uma audiência, como pauta, pregão, magistrado, realização ou não do ato ficam registradas no sistema, com emissão de relatórios detalhados sobre as audiências realizadas em cada unidade jurisdicional. O sistema também emite automaticamente as certidões de comparecimento que as partes precisam apresentar no trabalho ou em instituições de ensino.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar