Tribunal de Justiça

Núcleo de Voluntariado do TJMG e Projeto Redhes são apresentados a consultor do Prêmio Innovare

Publicados

em

O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Projeto Redhes, ambos desenvolvidos pela Corte mineira, foram apresentados, nesta quinta-feira (6/7), ao consultor do Prêmio Innovare 2023, Matheus Tavares Perdigão. As iniciativas foram inscritas na 20ª edição do prêmio, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

As apresentações foram feitas pela superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG (NV/TJMG), desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo; pelo juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; e pelo diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag) do TJMG e coordenador da elaboração de projetos do Comitê PopRua/Jus, João Victor Silveira Rezende.

Também participaram da reunião a assistente executiva do Núcleo de Voluntariado, Claudhya Vasconcelos; e a assessora jurídica da Deplag, Giovana Álvares de Moura.

Not-Apresentacao-NVoluntariado-InoveCNJ.jpg
Reunião foi realizada nesta quinta-feira (6/7) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Instituído por meio de Portaria em agosto de 2016, o Núcleo de Voluntariado surgiu como desdobramento do termo de cooperação técnica que deu origem ao projeto Rua do Respeito, assinado em 2015 pelo TJMG, pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Ministério Público estadual.

Leia Também:  PCMG conquista 1º lugar em concurso com projeto Chame a Frida

Desde então, a iniciativa promove a disseminação da cultura do voluntariado no Poder Judiciário mineiro, coordena as práticas de voluntariado no âmbito do TJMG e realiza ações como arrecadação de alimentos e cobertores para doação, campanhas para recuperandos das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), arrecadação de recursos para auxílio de minorias e atividades voltadas às pessoas em situação de rua.

Já o Projeto Redhes (Respeito, Dignidade Humana e Empatia ao Semelhante), ligado ao Comitê PopRua/Jus, sistematiza todas as ações do TJMG dirigidas às pessoas em situação de rua e às comunidades tradicionais em situação de vulnerabilidade. A iniciativa atua em seis vertentes com atuações em facilitação documental; audiências públicas; atendimento humanizado; egressos do sistema prisional; direitos indígenas e mulheres em situação de rua.

A superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, disse que a apresentação foi muito positiva. “É uma oportunidade de disseminar a cultura do voluntariado e de promover uma sociedade mais justa e mais igualitária”.

O juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, que atua no núcleo e também foi responsável pela apresentação da iniciativa, ressaltou a importância de expor as ações para o prêmio, ponderando a vertente social de ambos.

Leia Também:  Desembargador do TJMG é homenageado em Uberlândia

“Os projetos desenvolvem um sentimento de pertencimento e valorizam a criatividade de servidores e magistrados”, disse Sérgio Henrique Caldas

Inovação

O diretor da Deplag e coordenador da elaboração de projetos do Comitê PopRua/Jus, João Victor Silveira Rezende, definiu o projeto Redhes como inovador no Judiciário nacional. A iniciativa possui seis eixos de ações que estão voltadas a atender a Resolução 425 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

“Conseguimos apresentar todas as vertentes do projeto, os resultados, as entregas e as metas até o final do ano para o projeto avançar. Trata-se de uma pauta que revela o lado social da instituição”, concluiu.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG promove Campanha de Conscientização do Outubro Rosa

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA