Tribunal de Justiça
Palestra da Abrame incentiva reflexão sobre o dever de honrar os pais

O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Belo Horizonte, juiz Clayton Rosa de Resende, foi o palestrante desta terça-feira (21/5) no encontro mensal que a Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (Abrame) realiza no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O tema para reflexão foi a honra devida aos pais.

A palestra foi aberta pelo desembargador Eduardo Brum, que também fez a prece inicial, pedindo que os emissários do bem e do amor trouxessem iluminação para os participantes, efetivando a Boa Nova no coração de cada um.
O juiz Clayton Rosa de Resende chamou a atenção para o mandamento de honrar pai e mãe, convidando as pessoas presentes a refletirem sobre os papéis exercidos na paternidade e na maternidade. “A doutrina espírita nos ensina que somos espíritos imortais, que precisamos aprender, passando por processos evolutivos vivenciados em muitas vidas. Para que isso aconteça, precisamos reencarnar. E isso só é possível por meio de um pai e de uma mãe”, explicou.
O magistrado lembrou que muitos filhos exigem pais e mães sem mácula, o que não existe. “Não podemos julgar aqueles que não conseguem cumprir o seu papel. Ao fazer isso, nós deixamos de cumprir o mandamento de honrá-los. Não podemos nos esquecer de que somos todos espíritos imperfeitos.”
Para o palestrante, cada pessoa é um instrumento nas mãos da Providência Divina para a propagação da paz. “Quando um homem e uma mulher aceitam um novo ser, eles possibilitam a reencarnação. Por isso, devemos olhar para eles com um olhar de gratidão. Esse olhar nos possibilita cumprir o mandamento. Ainda que não cuidem, pai e mãe deram vida e tornaram esse processo evolutivo possível. Isso deve gerar não apenas gratidão, mas honra e reverência.”

Após a explanação do magistrado, o desembargador Eduardo Brum fez um pronunciamento final. O evento foi encerrado com uma prece, feita pelo palestrante da noite. Além do desembargador Eduardo Brum e do juiz Clayton Rosa de Resende, integrou a mesa de honra o juiz Agnaldo Rodrigues Pereira, diretor Financeiro e de Negócios da Cooperativa de Crédito Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) JUS-MP.
O evento desta terça-feira integra o ciclo de palestras mensais da Abrame no TJMG. O encontro foi realizado no auditório do Órgão Especial, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube e com tradução em Libras. Estiveram presentes magistrados, servidores, colaboradores e pessoas da comunidade.
Palestrante
O juiz Clayton Rosa de Resende, além de coordenador do Cejusc, é titular da 5ª Vara de Família de Belo Horizonte, membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), tutor e formador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), mestre em Direito pela PUC Minas e professor de graduação e de pós-graduação.
Veja aqui a palestra da Abrame desta terça-feira.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF