Tribunal de Justiça

Parceiros do Projeto Cidadania, Democracia e Justiça aos Povos Originários visitam aldeias Maxakali

Publicados

em

As comunidades Maxakali de Santa Helena de Minas e Bertópolis receberam, no dia 13/03, visita técnica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por intermédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para levantamento das necessidades de melhorias na estrutura da rede elétrica e orientação quanto às diretrizes de segurança relacionadas às instalações elétricas, com o objetivo de minimizar riscos de acidentes.

Not---Trabalho-colaborativo-em-rede-projeto-indigena-Santa-Helena-de-Minas.jpg
Visita técnica em aldeia Maxakali em Santa Helena de Minas ( Crédito : SENAI )

Foram visitadas as aldeias de Amantchui, Joviel, Kokiti e Gilmar em Santa Helena de Minas, e as aldeias de Cachoeira e Vila Nova em Bertópolis.

A ação é fruto do trabalho em rede decorrente das itinerâncias realizadas no âmbito do Projeto Cidadania, Democracia e Justiça aos Povos Originários em Minas Gerais, gerido pela 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Durante todo o dia, funcionários do Senai, da Cemig e da Funai visitaram as aldeias, verificando a situação das instalações elétricas e orientando as famílias indígenas sobre os cuidados e ações preventivas para se evitar acidentes nas redes de energia.

Leia Também:  Dois desembargadores do TJMG compõem comissão que vai atualizar Código Civil

No trabalho de articulação da rede colaborativa de parceiros houve a participação do coordenador-adjunto do Cejusc Tributário do TJMG, desembargador Tiago Gomes de Carvalho Pinto, e da coordenadora-adjunta do Cejusc Povos e Comunidades Tradicionais, desembargadora Shirley Fenzi Bertão.

Not---Trabalho-colaborativo-em-rede-projeto-indigena-Santa-Helena-de-Minas1.jpg
Família indígena em Santa Helena de Minas ( Crédito : SENAI )

O projeto e os Maxakalis

O Projeto Cidadania, Democracia e Justiça aos Povos Originários em Minas Gerais é baseado na metodologia da escuta ativa que direciona as ações do Poder Judiciário para as principais demandas das comunidades indígenas, sempre levando em conta a cultura, o território e os direitos de cada povo. As reuniões para a escuta ativa são realizadas regularmente e possuem caráter informal e colaborativo. Elas visam dar protagonismo aos indígenas para que manifestem seus desejos e necessidades.

Um dos povos atendidos pelo projeto são os Maxakalis. O povo indígena Maxakali habita o território de Minas Gerais há séculos. No Vale do Mucuri, por exemplo, estão as aldeias Maxacalis de Água Boa e Pradinho, localizadas nos municípios de Santa Helena de Minas e Bertópolis, que pertencem à Comarca de Águas Formosas. Outro exemplo são as aldeias Verde e Escola Floresta, situadas, respectivamente, no município de Ladainha e na região de Itamunheque, ambas pertencentes à Comarca de Teófilo Otoni.

Leia Também:  Audiência pública aborda política nacional para pessoas em situação de rua

As itinerâncias realizadas em terras indígenas são realizadas em cumprimento à Resolução nº 460, de 6 de maio de 2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), favorecendo um maior acesso ao sistema de Justiça e aos serviços que lhe são próprios.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  2ª Seção Cível admite processamento de IRDR

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA