Tribunal de Justiça

Presidente do STF e CNJ visita Central Lapidar do TJMG

Publicados

em

O ministro Luís Roberto Barroso, que completa dois meses como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esteve nesta segunda-feira (27/11) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), onde conheceu a Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação, referência nacional por consolidar, em único espaço, dados para a produção de estatísticas e elaboração de diagnósticos sobre a atuação do Judiciário estadual.

Not---Presidente-Jose-Arthur-Filho-apresenta-o-LAPIDAR-ao-ministro-Barroso15.jpg
O presidente do TJMG, José Arthur Filho, apresentou os trabalhos feitos pelo Lapidar ao ministro Luís Roberto Barroso (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Acompanharam a visita o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch; o desembargador Pedro Aleixo; o ex-presidente do Tribunal da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais desembargador Fernando Armando Ribeiro; os ex-presidentes do TJMG desembargadores Pedro Bitencourt Marcondes e Gilson Soares Lemes; o superintendente Administrativo Adjunto de Governança, desembargador Marcos Lincoln; o juiz auxiliar da Presidência Tiago Colnago; o secretário de Governança e Gestão Estratégica Guilherme Augusto Mendes do Valle.

O gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Luís Cláudio de Souza Alberto, fez uma breve apresentação da Central Lapidar. Inaugurada em 17 de junho de 2021, usa tecnologia de ponta e modernas ferramentas de análise de dados para subsidiar tomadas de decisões. Os dados são apresentados em um videowall, dispositivo montado para garantir uma melhor visualização das informações.

Leia Também:  TJMG conclui contratação de banco para operar folha de pagamento
Not---Presidente-Jose-Arthur-Filho-apresenta-o-LAPIDAR-ao-ministro-Barroso10.jpg
O gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Luís Cláudio de Souza Alberto, apresentou a Central Lapidar (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Entre as várias ferramentas e sistemas utilizados no Espaço Lapidar, destaca-se o Qlik Sense, uma plataforma de análise de dados que permite aos usuários criar visualizações, tabelas e gráficos, identificando a conexão entre as informações que são geradas pela instituição. A análise desses dados gera relatórios simplificados, úteis no momento de traçar diretrizes e planos de ação.

O presidente do STF e CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, disse que ficou impressionado com o Espaço Lapidar. “Sou uma pessoa que gosta de trabalhar com dados, sou defensor de uma virada empírico-pragmática no direito. A gente deve trabalhar com dados e com mensuração de resultado. Portanto, este Centro Lapidar, que na verdade é um centro de levantamento e processamento de dados, é uma ferramenta extraordinária”, ressaltou o ministro.

Para Barroso, o TJMG está de parabéns pelo trabalho desenvolvido no Lapidar. “Mostra os dados, as estatísticas, os resultados, onde tá funcionando, onde não está, onde tem acúmulo, onde não tem”.

Not---Presidente-Jose-Arthur-Filho-apresenta-o-LAPIDAR-ao-ministro-Barroso20.jpg
A Central Lapidar trabalha com informações estratégicas para mais eficiência, agilidade e transparência do Judiciário (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O presidente do TJMG afirmou que “a Central Lapidar dispõe de informações estratégicas para produção de análises que colaboram com a eficiência, agilidade e transparência do Judiciário”.

Leia Também:  Superintendência Judiciária da 2ª Instância realiza 1º Encontro Gerencial

“Sabemos que o ministro Barroso é muito ligado à estatística e à inovação. Por isso, mostramos a ele que aqui, na Central Lapidar, nós transformamos situações brutas, conceitos brutos, em inovações reais, que podem dar ao gestor público maior eficiência e dinamismo na escolha de uma ou outra tarefa. Ele ficou impressionado e disse até que, talvez, mande o pessoal do Supremo Tribunal Federal vir aqui conhecer a Lapidar e, quem sabe, instale um parecido ou até maior, para fazer uma radiografia nacional do Poder Judiciário. Então, é o TJMG sendo mais uma vez inspiração para outros tribunais, inclusive o próprio STF”, ressaltou o presidente José Arthur Filho.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente do TJMG recebe comitiva de advogados de Uberlândia

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA