Tribunal de Justiça
Presidente do TJMG participa da posse do procurador-geral

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta segunda-feira (12/12), da solenidade de posse do procurador Jarbas Soares Júnior, no cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, para o biênio 2023/2024. A cerimônia foi realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte.
Jarbas Soares Júnior foi reconduzido ao cargo pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que esteve presente no evento. A nomeação ocorreu em 25 de novembro, a partir de uma lista tríplice definida em eleição interna do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na qual Jarbas Soares Júnior foi o candidato mais votado.

“Sabemos que temos objetivos comuns em busca da garantia de direitos e cumprimento de deveres dos mineiros. Com a vista em uma vida melhor para todos, o governo do Estado e o Ministério Público podem seguir juntos cumprindo sua função como fizemos nos últimos anos”, disse o governador.
Este será o quarto mandato de Jarbas Soares Júnior como procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. Ele já desempenhou a função nos biênios 2005/2006; 2007/2008; e 2021/2022.
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, destacou a capacidade do procurador Jarbas Soares para conduzir o Ministério Público. “Ele é um líder talentoso, que conduziu muito bem o Ministério Público e por isso foi reeleito. Então estou aqui para parabenizá-lo e dizer que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais está junto com o Ministério Público de maneira harmoniosa e de mãos entrelaçadas”, afirmou.

Discurso
Em seu discurso de posse, o procurador Jarbas Soares Júnior enalteceu a democracia. “Cheguei ao cargo dentro das regras democráticas. Foi ela, a bendita democracia, que deu autonomia e independência ao Ministério Público e que me permitiu chefiar essa instituição em diversas ocasiões. Não nasci em berço de ouro, não tenho parentes importantes. Venho do interior do estado, só mesmo o regime democrático para permitir que o menino criado nas barrancas do Rio São Francisco, no Norte de Minas Gerais, ocupasse por quatro vezes uma função tão grandiosa como a de procurador geral de Justiça de um dos mais importantes estados da federação. Sou, portanto, um fruto da democracia”, destacou.
Participaram da solenidade, além do presidente José Arthur Filho, integrantes que compõe a Alta Direção do TJMG: o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; e a vice-corregedora-geral, desembargadora Yeda Athias, assim como demais desembargadores e juízes do Judiciário estadual e federal.

Histórico
Natural de Montes Claros, no Norte de Minas, Jarbas Soares Júnior formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em 1989. Ingressou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 20 de maio de 1990, exercendo a função de promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito.
Em 1992, mudou-se para Belo Horizonte, onde passou a responder pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural, função que acumulou inicialmente com as da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.

Foi coordenador, por três vezes, da Promotoria de Defesa do Cidadão de Belo Horizonte, membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais (Copam) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília.
Em de maio de 2001, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça e nomeado, em 13 de setembro do mesmo ano, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Histórico e Cultural e de Habitação e Urbanismo (Caoma). Escolhido procura-geral de Justiça para o biênio 2005-2006, foi reconduzido ao cargo para os biênios 2007/2008; 2021/2022; e 2023/2024.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais