Tribunal de Justiça
Presidente do TJMG participa de reunião e concede entrevista na Record Minas

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu nesta quinta-feira (21/12), na Record Minas, com o diretor executivo, Paulo Batista; com o diretor comercial, Wagner Espanha, e com o diretor de jornalismo, Marco Nascimento. Ele estava acompanhado da superintendente administrativa adjunta de Governança, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso, e do diretor executivo de Comunicação do TJMG, Sérgio Galdino.

O presidente José Arthur Filho parabenizou os dirigentes da Record Minas pela qualidade da programação, destacando a missão da emissora que é de produzir informação com imparcialidade e credibilidade. “A Record Minas se destaca, especialmente, pelo jornalismo voltado à prestação de serviços à sociedade com linguagem clara, objetiva e simples para atender um público diverso”, disse.
Durante o encontro com os dirigentes da Record Minas, ele ressaltou que o TJMG tem atuado de forma cada vez mais eficiente e célere na prestação jurisdicional. “Realizamos em 2023 dois mutirões do júri com mais de 300 sessões de julgamento; mutirão para prestação de serviços a pessoas em situação de rua; lançamos os fóruns digitais; instalamos o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Povos e Comunidades Tradicionais para tratamento de questões que envolvem o direito dos indígenas, quilombolas e demais povos”.
Outros assuntos também citados pelo presidente foram: o Pai PJ – Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental; a atuação do TJMG na regularização fundiária; prêmios conquistados pelo Tribunal mineiro (Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial; Projeto Meu Lar, que conquistou o 2º lugar no Prêmio Innovare 2022, e o Projeto Cidadania, Democracia e Justiça ao Povo Maxakali, desenvolvido na Comarca de Águas Formosas, que recebeu premiação da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entre outros.
Na área de tecnologia e inovação, o presidente José Arthur Filho ressaltou que o TJMG recebeu diversos prêmios, entre eles o Salise – Sistema de Assistente de Linguagem Simples apresentado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também o Sofia – Sistema de Orientação e Facilitação de Informações e Acessibilidade, ferramenta desenvolvida na instituição para aprimorar a comunicação do Poder Judiciário com a sociedade por meio da linguagem simples.

Ele também falou sobre o período que ocupou o cargo de governador de Minas interinamente, de 1/11 a 7/11, em que assinou Termo de Vinculação e Responsabilidade para o TJMG assumir a gestão do edifício Tancredo Neves, mais conhecido como Rainha da Sucata, integrante do Circuito Cultural Liberdade, na Praça da Liberdade. Destacou ainda que, como governador interino, assinou decreto que torna de utilidade pública imóvel histórico em Ouro Preto para fins de desapropriação. O casarão abrigou o Tribunal da Relação de Ouro Preto – a 2ª Instância em Minas Gerais, criada em 1873. No imóvel, localizado na antiga Rua Direita, hoje Rua Conde de Bobadela, será instalado o Museu do Judiciário do Estado de Minas Gerais.
Também disse que o Tribunal de Justiça lançou este ano o TJMG Cultural, que engloba a Galeria de Arte, Cineclube, Feira Solidária, Intervalo Cultural e Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil. Acrescentou que neste fim de ano houve mais uma edição do Papai Noel do TJMG, em parceira com os Correios, com campanha de apadrinhamento de cartinhas para crianças carentes e também realizou a Cantata de Natal, apresentada na Praça da Liberdade.
Um dos assuntos também enfatizados pelo presidente José Arthur foi o contrato de prestação de serviços com o Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos que promove a autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. O contrato propiciou o trabalho, na sede do TJMG, de profissionais oriundos dessa entidade. A Corte mineira foi o primeiro tribunal a abrir oportunidades de trabalho para esse público. Disse também que o TJMG tem vários projetos de inclusão e que na Rádio TJ Minas, por exemplo, três servidores cegos apresentam o Programa Janela Jurídica.
O diretor executivo da Record Minas, Paulo Batista, agradeceu o presidente José Arthur por ter aceitado o convite para o encontro e para entrevista ao vivo no Jornal MG Record, apresentado por Priscila de Paula.
Veja a entrevista.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS