Tribunal de Justiça

Presidente do TJMG recebe representantes da Defensoria Pública da União

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta quinta-feira (31/8), integrantes da Defensoria Pública da União (DPU). Participaram o defensor público-geral federal indicado, Igor Roque, o defensor público federal da unidade de Belo Horizonte, Vinícius Diniz, e o assessor-chefe de Relações Governamentais da DPU, Thiago Parry. O chefe de Gabinete da Presidência do TJMG, Adriano da Silva Ribeiro, também esteve presente no encontro, que abordou parcerias entre o Judiciário estadual e a DPU.

not---Visita-Defensor-Publico-Federal-da-unidade-de-BH_-Dr-Vinicius-Diniz_-e-o-Defensor-Publico-Geral-Federal-indicado_-Dr-Igor-Roque---4-.jpg
Presidente José Arthur Filho e representantes da DPU discutiram parcerias entre as instituições (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente José Arthur Filho destacou a importância de parcerias e convênios institucionais que permitam a realização de projetos conjuntos, beneficiando um público mais vasto do que o alcançado pelas instituições isoladamente.

“Esperamos estreitar ainda mais as nossas relações com essa instituição de grande relevância, que é a Defensoria Pública da União, tendo em vista o benefício da população, principalmente a mais vulnerável. Temos objetivos comuns, como a promoção da paz social, a defesa da Justiça e a proteção dos direitos de camadas mais fragilizadas da sociedade. Assim, é uma alegria concretizar esse entendimento mútuo no âmbito do poder público”, afirmou.

Para o defensor público-geral federal indicado, Igor Roque, a discussão sobre parcerias interinstitucionais é positiva para o fortalecimento do acesso à Justiça, visando à transformação social, sobretudo dos cidadãos mais vulneráveis. “A reunião foi excelente. O Estado de Minas Gerais representa de fato um mini Brasil, com todas as vicissitudes e peculiaridades. Temos uma necessidade de interiorizar a Defensoria Pública da União. Estamos hoje em aproximadamente 27% do território nacional e o Estado de Minas seria um bom local para experimentarmos essa interiorização dentro do formato que a gente quer fazer”, disse.

Leia Também:  Projeto sobre Taxa de Segurança Pública passa pela CCJ

O assessor-chefe de Relações Governamentais da DPU, Thiago Parry, ressaltou a oportunidade de compartilhamento de boas práticas entre as instituições, além da possibilidade de parcerias, por meio de cursos e capacitações, com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG, a primeira escola de magistratura a integrar um Tribunal de Justiça no Brasil.

“Identificamos um ponto em comum, que é a competência delegada previdenciária, em que as escolas de ambos os órgãos podem desenvolver cursos de capacitação ou aperfeiçoamento em matéria previdenciária. Isso é próprio da atuação da DPU e acaba também envolvendo bastante as comarcas do interior, para além da organização de mutirões de acesso à Justiça pela Defensoria Pública da União, em parceria com Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça do Estado e Tribunal Regional Federal também”, relatou.

Segundo Thiago Parry, um acordo de cooperação entre as instituições seria um feito inédito no país. “A gente tem pensado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais pela sua envergadura, tradição, eficiência, como um ponto modelo, para que a gente possa reproduzir em outros estados também”, completou.

Leia Também:  Mensagem - Dia das Mães

DPU Para Todos

Durante o encontro, Thiago Parry apresentou ao presidente José Arthur Filho o projeto itinerante DPU para Todos, impulsionado pela Secretaria de Acesso à Justiça da DPU. Trata-se de uma iniciativa que leva defensores públicos federais até a população de locais com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e de difícil acesso, com o objetivo de garantir os seus direitos nas áreas cível, criminal e previdenciária. O cidadão pode procurar o atendimento itinerante para buscar acesso à aposentadoria, a medicamentos ou ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.

“A gente busca fazer o DPU Para Todos, quem sabe, junto com alguma atuação do Tribunal de Justiça, para que o assistido – no nosso caso e o jurisdicionado no caso do Tribunal – possa ter acesso em um único lugar à demanda, seja ela federal ou estadual”, afirmou.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Representantes do TJMG se reúnem com procuradora da AGE-MG, em Brasília

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA