Tribunal de Justiça
Presidente do TJMG se reúne com dirigentes de subseções da OAB/MG

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu, nesta quarta-feira (24/5), com presidentes de subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) para tratar de demandas e fortalecer o diálogo entre o Poder Judiciário estadual e a entidade.

Durante o encontro, realizado no prédio da Corregedoria-Geral de Justiça, em BH, foram tratadas questões relacionadas à criação de varas especializadas, nomeação de juízes, disponibilização de novos servidores e temas relacionados a obras e inaugurações de novos fóruns. Participaram 32 presidentes de subseções.
No encontro, foi aberto um espaço para diálogo dos advogados presentes. A reunião desta quarta-feira também contou com a presença do presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo.
“É uma modelagem nova que estamos criando, mais democrática, atendendo, em bloco, diversas subseções da OAB e consequentemente a advocacia. Na verdade, os pleitos que eles reclamam, em muito se assemelham a uma região e outra, então achamos por bem fazer essas respostas em bloco, de modo a atendermos mais advogados e gastarmos menos tempo para efetivamente darmos essas respostas”, disse o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho.
O presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, agradeceu ao TJMG pela oportunidade e considerou a importância de ouvir todas as demandas das subseções. “Para nós é muito importante termos a oportunidade de sermos ouvidos e termos retorno, seja ele positivo ou negativo. Mas esse respeito de sermos recebidos e ouvidos, nos é muito claro e revela o respeito à advocacia”, ressaltou.

Programas
Durante o encontro e antes da apresentação de demandas, o gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Luís Cláudio de Souza Alberto, apresentou informações sobre a Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação da Corte mineira aos advogados presentes.
Foram tratadas, como exemplo, informações sobre o funcionamento do local, composto por espaço físico, e trabalhos feitos por meio do Lapidar, como produção de painéis, relatórios, análises e sugestões de diretrizes.
O presidente José Arthur Filho esclareceu aos advogados que toda definição estratégica, como instalação de varas, é baseada em dados objetivos que norteiam as medidas do Tribunal, conhecidas por meio do espaço inaugurado em 2021.
A Central Lapidar é uma área de coleta e tratamento de dados e informações de maneira estratégica, permitindo o diagnóstico preciso e a tomada ágil e eficiente de decisões.
No encontro, também foram citadas informações sobre o Programa Pontualidade, instituído em outubro de 2018 com o objetivo de tornar mais célere a prestação jurisdicional, em regime de cooperação, nas unidades jurisdicionais da Justiça de Primeiro Grau que apresentem elevado acervo processual pendente de atos judiciais e de ofício; e sobre o Núcleo de Justiça 4.0, competentes para atuar em apoio às unidades judiciárias do Estado em cooperação no processamento e julgamento de ações.
Presenças
Além do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e do presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, participaram da mesa de honra a juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Marcela Maria Pereira Amaral Novais; os juízes auxiliares da Presidência, Thiago Colnago Cabral e Eduardo Gomes dos Reis; o secretário de governança em gestão estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; a vice presidente da OAB/MG, Ângela Parreira de Oliveira Botelho; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Vanja Honorina, representando o presidente da entidade, Gustavo Chalfun; e a chefe de gabinete da Presidência da OAB/MG, Tassiana Valim. Também esteve presente o diretor da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Marcelo Junqueira.
Pela OAB/MG estiveram presentes advogados e representantes das subseções Aimorés, Araçuaí, Caldas, Campanha, Campo Belo, Carangola, Carlos Chagas, Carmo do Cajuru, Contagem, Coração de Jesus, Corinto, Divinópolis, Espinosa, Formiga, Guanhães, Itabirito, Itumirim, Lagoa Santa, Lavras, Manga, Manhumirim, Matozinhos, Muriaé, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raul Soares, Santa Luzia, São João do Paraíso, Serro, Sete Lagoas, Varginha e Venda Nova.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics