Tribunal de Justiça

Presidente José Arthur Filho recebe maquete do Palácio da Justiça

Publicados

em

Not-entrega-maquete-PalacioJustica.jpg
Raul Buccini levou cinco anos para terminar a maquete do Palácio da Justiça (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta quinta-feira (29/6) uma maquete do histórico prédio que abriga o Palácio da Justiça Rodrigues Campos e o Museu da Memória do Judiciário (Mejud), construída pelo artista plástico e ex-servidor do TJMG Raul Buccini. É uma homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, celebrados em 2023.

Segundo o presidente José Arthur Filho, trata-se de uma obra de grande valia e que entra para a história do Tribunal de Justiça, principalmente no ano do sesquicentenário. “Fiquei muito feliz com a sensibilidade do autor em nos doar a obra, que ficará em local de destaque. Trata-se de um trabalho sofisticado e complexo, onde ele reproduziu, com detalhes, o prédio que abriga o Palácio da Justiça”, disse o presidente do TJMG.

O autor da obra, Raul Buccini, afirmou que teve a ideia de construir a maquete quando atuou na Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, em 2014. “Sempre fui apaixonado por edificações antigas e, após observar várias fotos do prédio, decidi construir a maquete”.

Leia Também:  Comissão de Administração Pública elege novo presidente

Para a construção da miniatura, que durou em torno de cinco anos intermitentes, o artista utilizou vários materiais como papelão, resina plástica, madeira e isopor, sempre tentando manter, de forma fiel, todos os detalhes do histórico edifício que, em breve, passará por um processo de restauração.

Not-entrega-maquete-PalacioJustica1.jpg
O artista Raul Buccini (de cadeira de rodas) construiu a obra como forma de homenagear a instituição onde trabalhou durante vários anos (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

“Não tive pressa em terminar o trabalho. Fiz de forma gradativa e sempre respeitando os detalhes da fachada, portas, janelas, piso interno e telhado, sempre pensando em homenagear a instituição onde trabalhei como servidor”, afirmou Raul Buccini. Ele se baseou na planta original da edificação, inaugurada em 1912. Segundo o autor, a maquete foi construída em escala de 1/70.

Antiga sede histórica

O Palácio da Justiça foi projetado pelo arquiteto italiano Raphael Rebecchi para receber o Fórum e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A construção se deu entre 1909 e 1911. O histórico e imponente prédio foi inaugurado em 12 de janeiro de 1912 e sempre se destacou na paisagem da região central da capital mineira, na Avenida Afonso Pena, 1.420.

Leia Também:  Comarca de Paracatu recebe Oficina Gerencial e Jurídica do TJMG

O Palácio funcionou como sede do TJMG até a década de 1950, quando já não comportava mais o crescimento da Corte mineira. Logo em seguida, passou por reformas estruturais.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade de doação da maquete à Presidência do TJMG o superintendente da Memória do Judiciário (Mejud), Marcos Henrique Caldeira Brant; a esposa de Raul Buccini, Heloísa Buccini; os amigos do artista, Alaion Fonseca da Silva e Cândido de Lima Fernandes, filho do saudoso desembargador Edésio Fernandes, que presidiu o TJMG nos anos de 1977 a 1979, justamente quando o prédio passou por restauração. O nome da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do TJMG, é uma homenagem ao ex-presidente.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Comissão de Administração Pública elege novo presidente

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA