Tribunal de Justiça

Programa Conhecendo o Judiciário realiza atividades com jovens da Cruz Vermelha

Publicados

em

O Programa Conhecendo o Judiciário, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), recebeu nesta quinta-feira (20/7) cerca de 30 alunos do Curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos da Cruz Vermelha de Minas Gerais. Os adolescentes assistiram a uma palestra e participaram de um júri simulado no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais. Foi o terceiro encontro com alunos da Cruz Vermelha nesta semana – os outros dois foram realizados na segunda-feira (17/7) e terça-feira (18/7).

Not-4---Conhecendo-o-Judiciario---Cruz-Vermelha.jpg
O Programa Conhecendo o Judiciário recebeu jovens da Cruz Vermelha (Crédito: Gláucia Rodrigues)

O Programa Conhecendo o Judiciário, iniciativa da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do TJMG, apresenta a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em linguagem simples e didática a estudantes, grupos da terceira idade e outros segmentos da sociedade civil, aproximando a Justiça dos cidadãos. O programa também faz parte da lista de projetos de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde 1999, quando foi lançado, mais de 150 mil pessoas de diferentes segmentos sociais já participaram do programa.

Para a assistente-executiva do Conhecendo o Judiciário, Raíssa Brasil, que recebeu os jovens, a iniciativa tem o potencial de democratizar a Justiça por meio de informações sobre o funcionamento do Judiciário, além de oferecer aos jovens uma opção de profissão. “O programa permite que os adolescentes possam sonhar com uma profissão. Além disso, também ajuda a desmistificar muita coisa da Justiça”, afirmou.

Leia Também:  TJMG participa de solenidade do Dia Internacional Contra a Corrupção no MPMG

Oportunidade

Uma das participantes das atividades do Conhecendo o Judiciário foi a estudante Eduarda Dias Pinheiro, de 19 anos, que tinha curiosidade sobre o papel de juízes e as fases de um julgamento. Ela destacou a importância da visita guiada para despertar nos jovens o interesse pela Justiça e direitos dos cidadãos. “Acho que todo mundo deveria ter essa oportunidade. Eu mesma não tinha noção básica. Acho que, depois que sair daqui, vou ter mais interesse em relação ao que acontece dentro dos tribunais e sobre as leis”, afirmou.

Not-3---Conhecendo-o-Judiciario---Cruz-Vermelha.jpg
Eduarda Pinheiro disse que encontro despertou o interesse pelo Judiciário (Crédito: Gláucia Rodrigues)

O grupo de adolescentes foi acompanhado pela educadora social do Programa Jovem Aprendiz da Cruz Vermelha, a pedagoga Daniela Torres Gomes. Ela ressaltou que o trabalho da instituição vai além da inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Dentro especificamente do Judiciário, eles estão tendo uma oportunidade de conhecer seus direitos e como acessá-los. São jovens socialmente vulneráveis, e têm acesso restrito à Justiça”, frisou.

Boas-vindas

Antes de começar a palestra, os adolescentes assistiram a uma mensagem de boas-vindas do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que destacou a missão da Corte de distribuir justiça em prol da paz social. “Buscamos, sobretudo, contribuir para a formação e o fortalecimento da cidadania e dos valores democráticos, pois sabemos que a construção de comunidades pacíficas, onde todos têm os seus direitos garantidos, é uma responsabilidade coletiva, sendo papel das instituições públicas, de todos nós”, afirmou o presidente, em trecho do vídeo.

Leia Também:  Presidente do TCEMG prestigia lançamento do programa Justiça Minas Integrada

Em Belo Horizonte, as visitas pelo Programa Conhecendo o Judiciário podem ser agendadas previamente pelo telefone: 3232-2538 ou pelo e-mail [email protected]. É possível agendar também através do site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Já nas comarcas do interior, as atividades devem ser solicitadas diretamente ao fórum local.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente do TCEMG prestigia lançamento do programa Justiça Minas Integrada

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA