Tribunal de Justiça

TJMG alcança nível de excelência em índice que avalia maturidade em tecnologia

Publicados

em

Not---Fachada-sede-TJMG5.jpg
TJMG alcançou 97,06% no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atingiu nível de “Excelência” no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (IGOVTIC-JUD). A Corte mineira ficou classificada em 4º lugar geral entre o ranking dos tribunais de justiça do país e em 2º entre os TJs de grande porte. Os dados constam de um painel interativo divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O TJMG obteve índice de 97,06%, resultado superior aos 86% alcançados pela Justiça mineira em 2022 e acima da meta de 75% definida pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-Jud), instituída por meio da Resolução nº 370/2021 para o sexênio 2021-2026.

Participaram da avaliação do nível de maturidade de governança, gestão e infraestrutura em tecnologia da informação 94 órgãos do Judiciário. Foram avaliados oito itens: atendimento e suporte ao usuário; riscos, segurança da informação e proteção de dados; infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem; transformação digital; sistemas de informação; políticas e planejamento; pessoas; e estruturas organizacionais e macroprocessos.

O TJMG está em nível de excelência nos itens: estruturas organizacionais e macroprocessos (90%); pessoas (90%); políticas e planejamento (90%); sistemas de informação (90%); e transformação digital (90%). Nos demais, o TJMG está em nível aprimorado: infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem (84,46%); riscos, segurança da informação e proteção de dados (83,25%); e atendimento e suporte ao usuário (78,75%).

Leia Também:  Flamengo bate o Vasco e alcança segunda vitória com Tite no Brasileirão
Not-Enastic-DesLeitePraca.jpg
O superintendente de Tecnologia e Informação, desembargador André Leite Praça, enalteceu a força do trabalho em equipe (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, atribui os resultados aos esforços coletivos da atual gestão.

“É um grande orgulho para o TJMG ter alcançado o nível de “Excelência” no IGOVTIC-JUD. Esta conquista é o resultado de esforços incansáveis da equipe da Dirfor para aprimorar a gestão e a infraestrutura de tecnologia da informação no Tribunal. Os investimentos feitos em tecnologia não apenas permitiram atender às metas estabelecidas pelo CNJ, como também desempenharam um papel fundamental na superação dos desafios impostos pelo movimento de transformação digital pelo qual vem passando a sociedade”, disse.

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Rodrigo Martins Faria, o TJMG busca aliar eficiência e inovação.

“A capacidade de o TJMG manter operações eficientes ao mesmo tempo em que investe e avança também em inovação tecnológica demonstra a vanguarda do nosso tribunal no processo de transformação digital das instituições do sistema de justiça. Nosso foco é fornecer aos nossos usuários internos e externos sistemas e infraestrutura de qualidade, estáveis e de última geração. Estamos caminhando sempre com o foco no estado da arte tecnológica e em breve faremos muitas entregas relevantes para os nossos usuários. Expresso meus sinceros agradecimentos a todos os membros da equipe da Dirfor que contribuíram para essa conquista”, afirmou.

Leia Também:  TJMG realiza palestra sobre saúde mental na Comarca de Teófilo Otoni
Not---Rodrigo-Martins._1.jpg
O juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria, ressaltou o compromisso do TJMG em investir em eficiência e inovação (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Prêmio CNJ de Qualidade

O TJMG também se destacou no Prêmio CNJ de Qualidade 2023 no eixo Dados e Tecnologia, tendo alcançado nota máxima nos quesitos “Módulo de Produtividade Mensal”; “Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura em Tecnologia da Informação”; “Implantar Núcleo de Justiça 4.0 (Resolução CNJ 385/2021 e Resolução CNJ 398/2021)”; “Utilizar a integração com a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-BR) (Resolução CNJ 335/2020)”; “Implantar a Plataforma Codex (Resolução CNJ 446/2022)”; “Implantar Pontos de Inclusão Digital (PID) (Recomendação CNJ n. 130/2022)”.

O Prêmio CNJ de Qualidade 2023 é promovido anualmente pelo CNJ e tem como objetivo ranquear e laurear os tribunais que tiverem melhor desempenho durante 2023. O resultado final do Prêmio CNJ de Qualidade será divulgado no final do ano, durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário com os vencedores recebendo selos Prata, Ouro, Diamante e Excelência para as cortes que mais se destacaram.

O Prêmio é alicerçado em eixos a serem seguidos pelos tribunais, como Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia. Cada eixo é composto por requisitos divididos em itens pontuáveis. A pontuação é distribuída de acordo com o desempenho de cada um em diversas áreas de atuação.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Conab faz a primeira avaliação da safra de café em 2024

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA