Tribunal de Justiça
TJMG começa a distribuir em setembro mais de 60 mil pastas recicladas para comarcas do Estado

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da parceria entre a Diretoria Executiva de Logística e Sustentabilidade e a Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep), distribuirá mais de 60 mil pastas recicladas para comarcas da capital e do interior do Estado, de 1ª e 2ª instâncias, em setembro. Esta é mais uma ação prática do TJMG visando à sustentabilidade e economia.

As pastas canguru são produzidas a partir do reaproveitamento de materiais disponíveis no Tribunal, como cartolinas e laminações, diminuindo gastos com papel e novos custos com produção de material em gráfica externa. A economia chega a 80% do valor cobrado por gráficas de mercado.
O gerente de Suprimento e Controle Patrimonial (Gesup), Marcelo Guimarães Braga, disse que a ideia surgiu a partir de uma demanda do TJMG e da avaliação de que os materiais comprados para fins de impressão estavam subaproveitados em função, dentre outros pontos, da informatização de processos. “Antigamente, o tribunal comprava fora as pastas canguru para cursos e eventos. Agora, aproveitamos o material e a mão de obra que temos aqui, a distribuição toda também é feita por nós, o que gera uma economia fantástica para o Tribunal e evita o desperdício”, afirmou.
Confeccionadas nas cores rosa, verde, branca, amarela, palha e azul, as pastas recicladas serão distribuídas para juízes das comarcas da Corte mineira. Uma bolsa interna para guardar documentos acompanha o produto.
Ao todo, 62.160 destas pastas – 10.360 unidades de cada cor – estão em processo de produção desde o mês passado e devem ficar prontas até o fim de agosto. Todo o processo de confecção é feito na gráfica do TJMG, em Belo Horizonte, em uma parceria entre a Coordenação de Controle de Material de Consumo (Comat) e o Serviço de Apoio ao Suprimento de Formulários e Impressos (Sersup).
A pedido da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segove), as pastas recicladas foram apresentadas ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, em junho. “A iniciativa foi muitíssimo bem recebida pelo presidente. Ele adorou a ideia e sempre abraçou a causa da sustentabilidade. Vamos começar a distribuição com um volume grande em setembro”, afirmou Sirlene Reis Reynaldo, coordenadora da Comat.

De acordo com Sirlene Reynaldo, a produção mensal das pastas atenderá à demanda do TJMG, o que ainda será avaliado após a distribuição. Para ela, a ação tem grande impacto social e só tende a crescer depois da entrega. “Não é só a economia que está representada com essa solução sustentável, já que deixamos de adquirir um material e usamos produto que já possuíamos aqui, mas também representa muito para o impacto social, porque é um recurso que deixa de ser gasto. É sobre sustentabilidade”, ressaltou.
Da impressão ao acabamento, passando pelo corte e montagem, todo o processo de confecção das pastas recicladas é executado pela gráfica do TJMG, sob a responsabilidade de Libéria Aparecida de Oliveira, coordenadora do Serviço de Apoio ao Suprimento de Formulários e Impressos (Sersup), que está ligado à Comat. “O desafio maior foi a impressão dentro das especificações que a gráfica já atendia. A impressão é o mais rápido, mas a bolsa que vem por dentro dessa pasta é um trabalho mais manual, de acabamento”, disse.
Placas de identificação
Também na linha sustentável, a Comat produziu placas de alumínio para identificação de alimentos com o reaproveitamento de chapas de impressão offset, utilizadas para a gravação de capas processuais, impressos e formulários do TJMG. O material já está em uso nas mesas da sala de lanche da Presidência do Tribunal. A confecção, feita sob demanda, atendeu a um pedido da Coordenação de Controle da Prestação de Serviços Gerais (Cosec).
Segundo Sirlene Reynaldo, as placas de identificação recicladas são feitas em impressão através de reveladora de chapa de alumínio positiva. “A impressão em offset é um sistema em que a gente faz a gravação. Você grava um lado e faz a revelação dessa chapa com produtos específicos e transfere essa chapa para impressora offset. A gente coloca cartolina na medida aproximada da capa, roda a cartolina na impressora offset, que faz a gravação das capas processuais, dos impressos e formulários do Tribunal, e agora usamos para as placas também”, explicou.
Para a coordenadora da Comat, o reaproveitamento deste material é um avanço na área sustentável e de conscientização do público interno, além de abrir portas para outros trabalhos de identificação visual, conforme eventual demanda do Tribunal.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor