Tribunal de Justiça
TJMG dá início às tratativas para a implantação da Ouvidoria da Mulher

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, determinou, nesta segunda-feira (19/6), que sejam agilizados os procedimentos internos para a implantação da Ouvidoria da Mulher do TJMG. O primeiro passo foi determinar a distribuição da matéria para a análise da comissão administrativa do Tribunal. Posteriormente, o assunto será levado para a apreciação do Órgão Especial.
A Ouvidoria da Mulher será um canal especializado para receber e tratar manifestações relacionadas à violência contra a mulher. Nesse canal, haverá uma equipe treinada para fazer a oitiva especializada das vítimas. As mulheres que enfrentam a violência no ambiente doméstico receberão orientações e informações diversas.
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, explicou que a implantação da Ouvidoria da Mulher será mais um passo do Tribunal no combate à violência de gênero e nos esforços para efetivar a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, instituída em 2018. “A prevenção e o enfrentamento da violência de gênero exigem o engajamento de todos. Essa preocupação já tem norteado o trabalho do TJMG há anos. E, agora, damos mais um passo significativo para dar voz às vítimas e para auxiliá-las na adequada solução de conflitos”, disse.
Ele acredita que o trabalho da Ouvidoria também terá um caráter informativo e educativo. “Além do combate à violência, precisamos atuar na prevenção, orientando as mulheres quanto aos seus direitos e quanto aos diversos tipos de agressão. Muitas vezes, a atuação do agressor começa de forma sutil, por meio da violência psicológica e moral, e a vítima vai absorvendo essas condutas como se fossem normais e aceitáveis. Por isso, a educação, a conscientização e a sensibilização são tão importantes.”

Além de serem informadas sobre as formas de acessar a rede de enfrentamento, na Ouvidoria da Mulher, as vítimas também poderão se manifestar sobre procedimentos judiciais e receber informações sobre as providências adotadas e a tramitação dos casos. Quando necessário, esse canal especializado receberá e encaminhará as manifestações às autoridades competentes.
O acesso à Ouvidoria da Mulher poderá ser feito presencialmente, por correspondência física, por ligação telefônica e por meio do canal Fale com o TJMG.
O novo canal será vinculado à Ouvidoria do TJMG, porém, terá como ouvidora específica para a tratativa dos temas relacionados à violência contra a mulher a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJMG.
Caberá ao ouvidor do TJMG e à ouvidora da Mulher promover a interlocução com os demais órgãos públicos que atuam com essa temática, de forma a aprimorar a atuação do Judiciário nessa área. “Aproveitando o 33º Encontro de Capacitação da Corregedoria-Geral de Justiça (33º Encor), com o tema central ‘Aspectos práticos, matérias controvertidas, normas cogentes e temas relevantes atinentes ao exercício da judicatura – Mulheres no Judiciário’, a Ouvidoria fez a entrega, ao presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, do anteprojeto de criação da Ouvidoria da Mulher no Poder Judiciário de Minas Gerais”, afirmou o ouvidor do TJMG, desembargador Cássio Salomé.
Segundo o magistrado, a Ouvidoria está atenta às demandas dos jurisdicionados. “Por isso, estamos propondo a criação da Ouvidoria da Mulher, canal que visa exatamente propiciar maior espaço para que as mulheres que sofrem eventual ingerência violenta possam buscar a satisfação dos seus direitos”, disse.
Para a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, a Ouvidoria da Mulher será um canal para auxiliar no combate à violência de gênero. “A Ouvidoria da Mulher também vai possibilitar o exame de reclamações em relação a casos concretos, para esclarecimentos e para informação aos juízes sobre essas questões”, informou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas