Tribunal de Justiça

TJMG é finalista em premiações sobre inovação no Poder Judiciário

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da 2ª Vice-Presidência, da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), é finalista em mais uma edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (Expojud). Em 2023, a Corte mineira concorre nas categorias Escolas de Magistratura e Judiciais, Liderança Exponencial e Laboratório de Inovação.

A 4ª edição do evento tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico, gestão e de novas metodologias aplicadas no ecossistema de Justiça. Os ganhadores serão conhecidos em 21/11, durante cerimônia realizada em Brasília. Até lá, internautas poderão votar nos candidatos finalistas. Para isso, é preciso realizar um cadastro prévio por meio do site do evento.

Not-Gestao-Publica-Sustentavel-des.RenatoLuisDresch.jpg
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, é finalista na categoria Liderança Exponencial (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Pelo TJMG, são finalistas pela categoria Liderança Exponencial o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, e a diretora executiva de Informática (Dirfor), Alessandra Campos.

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes é finalista na categoria Escolas de Magistratura e Judiciais com os projetos EJEF em Movimento; EJEF-iNova; Programa de Aperfeiçoamento dos Magistrados Vitaliciandos do TJMG – Vitaliciar; e Programa Conhecendo o Judiciário – Ejef vai à Escola. A Unidade Avançada de Inovação em Laboratório é finalista na categoria Laboratório de Inovação.

Leia Também:  Operadora de saúde deve indenizar consumidor em R$ 6 mil por danos morais

“Ficamos gratificados e honrados por sermos finalistas. Independentemente do resultado, já é um passo bem importante que conseguimos. É um reconhecimento para o TJMG”, disse o 2º vice-presidente do Judiciário estadual e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch.

UAILab

No ano passado, a Corte mineira venceu em duas categorias: Laboratório de Inovação e Executivo de Inovação, subcategoria Justiça Estadual e Militar.

Agora, pelo segundo ano consecutivo, o UAILab, criado em fevereiro de 2022, é destaque como finalista do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial.

Not---Expojud---Premiacao..jpg
Em 2022, o UAILab venceu em duas categorias do prêmio (Crédito: Divulgação)

Em 2023, o TJMG defende o título de melhor laboratório de inovação judicial do Brasil. “A nomeação é reflexo direto do trabalho incessante e colaborativo de nossa equipe, que busca soluções inovadoras e experimentais para os desafios do Judiciário mineiro. O reconhecimento pelo Prêmio, uma iniciativa do Judiciário Exponencial com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), simboliza a vanguarda do TJMG em iniciativas que têm verdadeiro impacto social e reforça a posição do laboratório como referência em inovação no setor público”, disse o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria, responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e coordenador da UAILab.

Conip

Além do Expojud, o TJMG é também finalista no Prêmio Conip de Excelência 2023, com o projeto Sistema de Orientação e Facilitação de Informações e Acessibilidade (Sofia), que tem como objetivo ser um facilitador de diálogo entre o cidadão e a Justiça.

Leia Também:  Novos desembargadores tomam posse no TJMG e recebem Colar do Mérito Judiciário

Segundo o juiz Rodrigo Martins Faria, o projeto foi desenvolvido com a aplicação da tecnologia GPT da OpenAI, permitindo que partes recebam explicações claras e em linguagem simples sobre documentos judiciais apenas escaneando um QR Code.

“Sofia faz parte da família de robôs do TJMG baseados na tecnologia GPT de inteligência artificial generativa, como a SALISE, que recentemente recebeu uma menção honrosa no Fórum Internacional de Justiça e Inovação promovido pelo STF em parceria com o CNJ. Os sistemas não só traduzem a complexidade jurídica em acessibilidade comunicativa, mas também promovem a interatividade ao responder dúvidas específicas dos usuários, contribuindo significativamente para a democratização da informação jurídica”, afirmou o juiz.

O prêmio Conip visa reconhecer as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos, com o objetivo de identificar e divulgar projetos de modernização que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública. A premiação será realizada em 13/11, em São Paulo.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Bia Miranda faz desabafo sobre parto natural e dores: ‘me arrependo de’

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA