Tribunal de Justiça

TJMG participa da VI Jornada de Direito da Saúde em Cuiabá

Publicados

em

O superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alexandre Quintino Santiago, participou, nos dias 15 e 16/6, da VI Jornada de Direito da Saúde. O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Comitê Organizador do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde (Fonajus), e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, em Cuiabá.

Not-vi-jornada-de-direito-da-saude.jpg
Desembargador Osvaldo Firmo (esquerda), médica Paula Martins, juíza Ana Kelly Amaral Arantes, médica Adriana Paula Vieira e desembargador Alexandre Quintino (Crédito: Divulgação/TJMG)

A VI Jornada de Direito da Saúde abordou temas para qualificação e racionalização da judicialização da saúde no país. A comitiva de Minas Gerais incluiu, além do desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, os juízes Renzzo Gioccomo Ronchi, da Comarca de Teófilo Otoni, e Ana Kelly Amaral Arantes, da Comarca de Belo Horizonte; a servidora Adriana Paula Vieira, médica do TJMG, e Paula Martins, médica cedida pela Prefeitura de Belo Horizonte, ambas do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NAT-Jus).

O público-alvo do evento foram magistrados, representantes dos setores de saúde pública e suplementar, do sistema de Justiça e de Saúde, profissionais que atuam nos NAT-Jus e outros interessados.

“O evento foi extremamente produtivo, com a discussão de temas próprios e atuais sobre a judicialização da saúde no Brasil. Esses debates com médicos, advogados e gestores da saúde, com os próprios juízes e o CNJ são de grande importância e valia para a nossa carreira. É essencial fazermos esses debates periodicamente, uma vez que a Saúde não é uma matéria de conhecimento do profissional do Direito”, disse o superintendente de Saúde do TJMG.

Leia Também:  Presidente do TJMG se reúne com comitiva da Comarca de Novo Cruzeiro
Not-vi-jornada-de-direito-da-saude-2-.jpg
Desembargador federal Marcelo Dolzany, conselheiro do CNJ, Richard Pae Kim, e desembargador Alexandre Quintino (Crédito: Divulgação/TJMG)

Segundo o supervisor do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) e conselheiro do CNJ, Richard Pae Kim, o foco do evento foi tratar dos principais problemas da judicialização do setor no país, buscar soluções, estratégias de mediação e conciliação. O objetivo fundamental é que os juízes tenham elementos técnicos baseados na medicina e na ciência para que possam decidir com qualidade em favor dos cidadãos brasileiros.

Jornada de Direito da Saúde

A jornada faz parte das ações do Fonajus, que monitora a resolução das demandas de assistência à saúde. Este fórum foi criado pelo CNJ, em 2010, devido ao elevado número e à ampla diversidade dos litígios referentes ao direito à saúde, bem como ao forte impacto dos dispêndios decorrentes sobre os orçamentos públicos.

Not-vi-jornada-de-direito-da-saude-3-.jpg
Desembargador Osvaldo Firmo, juíza Ana Kelly Amaral Arantes, desembargador Alexandre Quintino e juiz Renzzo Gioccomo Ronchi (Crédito: Divulgação/TJMG)

Nos dois dias de evento foram realizados painéis com os mais diversos temas, como “Parâmetros para Revisão Judicial de Política Pública em Saúde”, “Terapias Oncológicas e Obstinação Terapêutica”, “O Futuro e as Novas Tecnologias em Saúde”, “Questões Judiciais Polêmicas na Saúde Suplementar”, “Aspectos destacados do Direito da Saúde” e ainda “Direito à Saúde e questões sobre a Judicialização no Supremo Tribunal Federal (STF)”, com a participação do Ministro do STF, Gilmar Mendes.

Leia Também:  Duas desembargadoras e três desembargadores tomam posse no TJMG

Durante a jornada foram realizadas ainda a análise e votação dos enunciados de Direito à Saúde por representantes da Fonajus e uma oficina de trabalho para os profissionais que atuam nos NAT-Jus. Um dos últimos painéis do evento apresentou os enunciados aprovados. “O desembargador federal Marcelo Dolzany e eu representamos Minas Gerais debatendo e votando com os coordenadores dos comitês estaduais. Discutimos e votamos enunciados para facilitar o trabalho dos juízes, quando analisarem temas voltados ao Direito à Saúde”, disse o desembargador Alexandre Quintino.

Not-vi-jornada-de-direito-da-saude-4-.jpg
Os desembargadores Marcelo Dolzany e Alexandre Quintino durante a votação dos enunciados de Direito à Saúde (Crédito: Divulgação/TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Desembargadoras do TJMG recebem o Troféu Inconfidentes

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA