Tribunal de Justiça

TJMG participa de evento comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicados

em

O superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Wanderley Salgado de Paiva, representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, durante cerimônia de entrega de 20 novas viaturas 4×4 para a Polícia Militar de Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante a solenidade, realizada no Centro Integrado de Operações do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte, também foram entregues kits e 15 drones que serão utilizados pela equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O Governo de Minas Gerais promoveu, ainda, o lançamento dos programas Minas Contra o Fogo e Fiscalização Ambiental Preventiva na Agropecuária (Fapa). As ações fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente de 2023.

Not-MeioAmbiente-RolaMoca-Zema.jpg
Governador Romeu Zema discursa durante solenidade, que contou com a presença do desembargador Wanderley Paiva ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

O superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do TJMG, desembargador Wanderley Salgado de Paiva, destacou a importância da parceria entre os três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), além do Ministério Público, para a preservação ambiental. “Este evento tem um significado enorme. O TJMG está na vanguarda da defesa do meio ambiente em Minas Gerais”, disse.

O governador do Estado, Romeu Zema frisou a iniciativa com o MPMG, que permitiu a aquisição das 20 viaturas. “Vejo que, com trabalho conjunto, estamos conseguindo fazer de um problema uma grande oportunidade. Temos avanços significativos em Minas Gerais, mas temos ainda muito a fazer”, afirmou.

O procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior, elogiou o compromisso do TJMG com a proteção do meio ambiente, considerando o tribunal “mais avançado em todo o país” nesse cenário, e defendeu a atuação em conjunto das instituições. “Hoje é o dia de afirmarmos nosso compromisso com o meio ambiente. Também é o dia de olharmos para adiante. As instituições devem trabalhar sempre em conjunto, razão pela qual estamos aqui utilizando recursos que são do povo, não do Ministério Público. As viaturas e os drones fazem com que os olhos do Estado cheguem onde os carros e as pessoas não conseguem chegar. Isso tudo vai permitir uma melhor atuação da Polícia Ambiental”, garantiu.

Leia Também:  TJMG participa do I Congresso do Fórum Nacional da Infância e Juventude (Foninj)

Planejamento

O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, lembrou que a proteção ao meio ambiente tornou o Estado um dos grandes produtores de alimentos e outros derivados no Brasil. “Com muito planejamento, muita engenharia, muita tecnologia e, principalmente, muita presença do Estado, temos alguma chance de proteger o meio ambiente. A entrega dessas viaturas permitirá que tanto a Semad, quanto a PM e todas as pessoas envolvidas no sistema de fiscalização cheguem nos mais diversos ambientes com segurança e efetividade”, concluiu.

Durante o evento, foi assinado, ainda, protocolo de intenções entre a Semad, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), e a PMMG. O documento visa estabelecer mecanismos de cooperação técnica para instruir e sensibilizar produtores rurais mineiros a respeito de melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter regularização ambiental de empreendimentos. Também foi entregue ao Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Estado kits do programa Minas Contra o Fogo, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e instrumentos de combate ao fogo.

Leia Também:  Corregedoria-Geral de Justiça de Minas realiza o 3º Encontro com Gestoras e Gestores
Not-MeioAmbiente-RolaMoca-viaturas.jpg
20 viaturas foram entregues às Polícia Militar de Meio Ambiente ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

Presenças

Compuseram o dispositivo de honra, além do superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do TJMG, desembargador Wanderley Salgado de Paiva, o governador Romeu Zema; o procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite; o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo; o presidente da Faemg, Antônio de Salvo; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emate-MG), Otávio Martins Maia; o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Civil do Estado, delegado-geral Bruno Tasca Cabral; o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil Palácio Tiradentes, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia; a comandante estadual de Policiamento de Meio Ambiente, coronel Gracielle Rodrigues; o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Reis Nogueira de Barros; deputado federal Zé Silva; deputado federal Igor Timo; deútado estadual Gustavo Santana; deputado estadual Tito Torres; deputado estadual Duarte Bechir; deputado estadual Adriano Alvarenga; prefeito de Andrelândia,Francisco Carlos; prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro; e o prefeito de São Gonçalo do Rio Preto, Dilson Moreira.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG participa de homenagem a prefeitos por compromisso com a Primeira Infância

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA