Tribunal de Justiça

TJMG participa de inauguração de hortas do Programa Cidadania em Rede

Publicados

em

A superintendente do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, participou nesta segunda-feira (12/12) da inauguração de uma unidade produtiva agroecológica implantada na Associação Mineira de Proteção à Criança (AMPC), localizada na região Oeste de Belo Horizonte.

O espaço foi idealizado por meio do Programa Cidadania em Rede, e conta com duas hortas para consumo interno da instituição e doação às famílias de crianças atendidas pela AMPC. No local são cultivados temperos, como manjericão e cebolinha; frutas, como uva e mexerica; além de alface, rúcula, almeirão, couve, quiabo, milho e abóbora.

O Programa Cidadania em Rede é fruto de uma parceria entre diversos órgãos, como TJMG, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público do Trabalho (MPT), Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS). O objetivo é articular, mobilizar e fortalecer a rede de apoio da capital mineira para a realização de ações em prol da segurança alimentar, promoção da cidadania e fortalecimento comunitário. 

not---Visita-desa.-Marilac-a-unidade-produtiva-AMPC-3-.jpg
Inauguração simbólica foi realizada nesta segunda-feira (12/12) (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A iniciativa, conforme a superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, garante acesso a alimentos frescos e ricos em nutrientes, além de criar hábitos saudáveis e oferecer qualidade de vida para as pessoas atendidas. “A inauguração dessa unidade produtiva é resultado do entrelace de mãos da própria comunidade. E a existência de uma horta comunitária também incentiva outras boas práticas. Com isso, todos saem ganhando”, disse a desembargadora, frisando que o aproveitamento do espaço devolve à terra a função de produzir. 

Leia Também:  Programa de Concessões contabiliza mais de R$ 20 bi em investimentos para Minas Gerais

Segundo ela, “a horta é um espaço participativo, com o potencial de desenvolver a consciência sobre o ciclo dos alimentos, de possibilitar estreitamento de vínculos com a natureza, com as pessoas, com a comida e também ser uma fonte de atividade física e de lazer”. 

A unidade produtiva também foi celebrada pela diretora da associação, Maria do Rosário Caldeira, que considera a importância da iniciativa e a necessidade de aprender a trabalhar com a terra, para que ela retribua o trabalho com o melhor que ela tem: a alimentação. “Tudo que cultivamos nessa horta vai para a mesa das crianças nas refeições. Mas quando temos, por exemplo, muita alface e couve, colocamos para doação às famílias”, comentou. Durante a inauguração, foram realizadas, ainda, apresentações musicais e teatrais de crianças e adolescentes da associação.

not---Visita-desa.-Marilac-a-unidade-produtiva-AMPC-6-.jpg
Ação também contou com apresentações musicais e teatrais de crianças e adolescentes da associação (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Expansão

“Iniciativas como essa têm muita força quando realizadas em conjunto e transformam a vida daqueles que são diretamente impactados. Por isso, como coordenadora do Núcleo e como cidadã, o meu desejo é que possamos expandir, cada vez mais, o programa, de modo a levá-lo a mais pessoas, tornando a realidade diária um pouco menos dura”, disse a desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo.

Leia Também:  Programa Estadual de Esterilização garante castração de mais de 2 mil animais em Uberaba
not---Visita-desa.-Marilac-a-unidade-produtiva-AMPC-5-.jpg
Unidade produtiva está localizada na AMPC, em Belo Horizonte (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Na inauguração também estiveram presentes a diretora-presidente do CeMAIS, Marcela Giovana; a representante da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Edglênia Lopes Nascimento; o representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), José Abraham; a analista de relacionamento institucional da empresa Bemisa, Ludmilla Lana; o biólogo e técnico responsável pelas oficinas de implantação das hortas, Raphael Bonzi; além de professoras e freiras da instituição. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Nicole Bahls vira meme na web ao cometer gafe durante programa: ‘Meu Deus!’

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA