Tribunal de Justiça

TJMG participa do 1° Encontro Nacional de LGPD do Serviço Público

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participa do 1° Encontro Nacional de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) do Serviço Público, realizado em Curitiba pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nesta quinta (28/9) e sexta-feira (29/9). O gerente do Centro de Governança de Dados e Segurança da Informação Pessoal (Ceginp), Giovanni Galvão Vilaça Gregório, representa o TJMG no evento.

Not---Giovanni-Galvao-Vilaca-Gregorio-1-Encontro-Nac.-LGPD-no-Servico-Publico._1.jpg
Giovanni Vilaça (à direita) com assessores da presidência da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD (Crédito: Divulgação/TJMG)

O encontro tem a participação de palestrantes renomados na área de proteção de dados, representantes do poder público e especialistas em LGPD. O foco é a interação, troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas para disseminação de aprendizado e maior conscientização sobre a importância da proteção de dados no contexto do poder público.

Ao todo estão sendo realizados 12 painéis nos dois dias de evento, sobre os mais diversos temas como “LGPD versus LAI (Lei de Acesso à Informação) e os titulares de dados: Transparência, Consentimento e Direitos dos Cidadãos”; “Controles Implementados pelas Organizações Públicas Federais para adequação à LGPD”; “O tratamento de dados pessoais pelo Poder Público”; “O Papel do Encarregado de Proteção de Dados e o Representante do Controlador no Poder Judiciário” e “Gerenciamento de Riscos, Privacidade e Cybersegurança”, dentre outros. Há também sessões de perguntas e respostas com especialistas em LGPD.

Leia Também:  Projeto "Meu Lar", do TJMG, é agraciado pelo Prêmio Innovare

Para Giovanni Galvão Vilaça, foi relevante a participação do TJMG nesta iniciativa. “Este tipo de encontro é muito importante para poder trocar experiências e conhecer boas práticas. São vários painéis com temas importantíssimos e precisamos sempre ter o contato com o que de mais moderno as instituições estão promovendo para estar em conformidade com a LGPD. O processo de adequação envolve várias atividades estratégicas e operacionais e isso demanda um bom tempo, principalmente em se tratando de poder público. A adequação é um processo que vem desde a edição da lei mas, principalmente no âmbito do Judiciário, acontece a partir da Resolução nº 363 do CNJ, que estabelece medidas mínimas”.

Segundo o gerente do Ceginp, esse processo de adequação teve início há mais de dois anos no TJMG, com a criação do Centro de Governança e o funcionamento da Coordenação de Tratamento de Dados (Cotrad), com uma equipe de profissionais da área para aprimorar e refinar cada vez mais o trabalho, que é de melhoria contínua.

“Aqui tivemos a oportunidade de estar em contato com palestrantes e pessoas de renome no cenário nacional da iniciativa pública e também da privada. Isso traz uma oxigenação dos conhecimentos que podemos aplicar vindos das duas esferas, e nos inteirar das novidades. O que é mais importante na LGPD não é a proteção dos dados, mas dos titulares, de seus direitos e garantias. É como vamos atender o cidadão fazendo essa proteção dos seus direitos”, afirmou.

Leia Também:  Ipsemg abre concurso público com 280 vagas
Not----Eliane-Bavaresco-Volpato-1-Encontro-Nac.-LGPD-no-Servico-Publico._2.jpg
Palestra de Eliane Bavaresco Volpato, assessora da Ouvidoria do TSE, sobre LGPD versus LAI (Crédito: Divulgação/TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG participa do II Encontro dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA