Tribunal de Justiça
TJMG participa do II Congresso do Fonajus, em Foz do Iguaçu

O superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e coordenador do Comitê Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG), desembargador Alexandre Quintino Santiago, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na quinta-feira (23/11) e nesta sexta-feira (24/11), durante o II Congresso do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde (Fonajus), realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. O desembargador do TJMG Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, que integra o CES/MG, também participou do evento.

Com foco no aprimoramento do conhecimento técnico sobre as saúdes pública e suplementar, fomentando soluções para a judicialização, o evento tratou, entre outros temas, do fluxo de cumprimento de decisões judiciais, evidências na incorporação de novas tecnologias em saúde, atualização do rol de procedimentos, dilemas éticos na judicialização da saúde no Brasil, transtorno do espectro autista (TEA), doenças raras e tratamentos oncológicos.
Também foram realizados debates sobre Inteligência Artificial (IA) aplicada à judicialização da saúde, o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu financiamento, e as experiências de sucesso por meio das plataformas dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) e dos Núcleos de Apoio Técnico ao Judiciário (NatJus). O congresso foi uma realização do Fonajus em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
“É muito importante a participação da superintendência da saúde de nosso Tribunal e da coordenação do CES/MG, porque, a partir desses eventos, podemos formular políticas internas de aprimoramento no TJMG. O evento proporciona aos participantes a troca de experiências, de conhecimentos, também das boas práticas desenvolvidas em outros tribunais, como o Natjus GPT do TJPR, que auxilia a pesquisa de notas técnicas, evitando retrabalho dos pesquisadores, perda de energia e de tempo na produção de novas notas sobre temas já estudados e analisados”, afirmou o superintendente de Saúde do TJMG e coordenador do CES/MG, desembargador Alexandre Quintino Santiago.
Para o desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, o evento é importante para a troca de informações e experiências, assim como na abordagem de importantes questões relativas à judicialização da saúde.

Além dos desembargadores, também participaram do congresso o juiz da Comarca de Teófilo Otoni, Renzzo Giaccomo Ronchi, e as médicas do NatJus do TJMG Adriana Paula Vieira e Ilma Patrícia Machado.
Resolução 530/2023
Na quinta-feira (23/11), o II Congresso do Fonajus abordou a aprovação, pelo CNJ, da Política Judiciária de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde. Publicada em novembro, a Resolução nº 530/2023, que institui essa política, traz as diretrizes democráticas que permitem o acesso à Justiça, a construção coletiva para seu aperfeiçoamento e a otimização das rotinas processuais.
Conforme a resolução do CNJ, o plano nacional terá vigência de seis anos – a contar de janeiro de 2024 –, podendo ser revisto a cada dois anos. Já as políticas estaduais serão desenvolvidas pelos comitês regionais e, posteriormente, encaminhadas ao Fonajus para publicação no portal do CNJ. Os planos devem trazer a programação das ações de melhoria da jurisdição e dos serviços judiciários a serem desenvolvidos pelos Comitês Nacional e Estadual do Fonajus, em colaboração com outros órgãos e instituições, de forma alinhada com os objetivos da política judiciária.
Fonajus
O Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde tem como objetivo elaborar estudos e propor medidas concretas e normativas para o aperfeiçoamento de procedimentos, o reforço à efetividade dos processos judiciais e à prevenção de conflitos na área das saúdes pública e suplementar. Tem como atribuições monitorar as ações judiciais que envolvam prestações de assistência à saúde, como o fornecimento de medicamentos, produtos ou insumos em geral, tratamentos e disponibilização de leitos hospitalares.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor