Tribunal de Justiça

TJMG participa do Seminário “Minha Vida Fora do Acolhimento”

Publicados

em

Not-Seminario-fora-do-acolhimento.desaBirchal-jpg.jpg
Encontros como esse, na avaliação da desembargadora Alice de Souza Birchal, são fundamentais para ampliar a rede de acolhimento (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Alice de Souza Birchal, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, durante a solenidade de abertura do Seminário “Minha Vida Fora do Acolhimento”, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) nesta quinta-feira (21/3).

O evento, que segue até esta sexta-feira (22/3), aborda o tema “A Transição dos Jovens que Deixam os Serviços de Cuidados Alternativos” e tem como objetivo a promoção de discussões sobre políticas públicas direcionadas a jovens de 12 a 18 anos.

O seminário é organizado pelo Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e pelo Instituto Geração Amanhã e reúne adolescentes que se encontram em acolhimento, especialistas, estudiosas e estudiosos sobre o tema, com representantes de 20 estados, mais de 140 cidades brasileiras e de cinco países – Argentina, Inglaterra, México, Paraguai e Portugal.

A superintendente da Coinj, desembargadora Alice de Souza Birchal, ressaltou a importância de se discutir a situação de crianças e adolescentes, especialmente os que estão em situação de acolhimento.

Leia Também:  Protocolo de intenções assinado entre TJMG e parceiros vai requalificar Parque Municipal de BH

“A gente tem que comemorar esse tipo de evento, muito sério, com presença de pessoas que lidam diretamente com o acolhimento infantil e juvenil. É importante para que a gente possa refletir sobre o tema e ampliar a rede de acolhimento”, disse.

Not-Seminario-fora-do-acolhimento.drPoianel-jpg.jpg
Juiz José Roberto Poiani entrevistou jovem já atendido pelo serviço de acolhimento (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Programação

No seminário “Minha Vida Fora do Acolhimento” estão sendo abordados temas como “Desafios e boas práticas no processo de desacolhimento”; “Os desafios da adolescência no acolhimento e processo de transição para a saída”, além do compartilhamento de estudos e pesquisas sobre jovens egressos no Brasil.

Nesta quinta-feira (21/3), o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia, José Roberto Poiani, e um jovem que foi atendido pelo serviço de acolhimento durante toda a infância e a juventude participaram de uma palestra.

“É importante ouvir um egresso do sistema de acolhimento compartilhando a experiência, os desafios que encontrou no pós-acolhimento, com quem ele pôde contar e como está a sua vida hoje”, disse o magistrado.

No encerramento do evento, nesta sexta-feira (22/3), será realizada uma apresentação da Orquestra Jovem do TJMG.

Leia Também:  TJMG participa de evento do CNJ sobre Tribunal do Júri

Presenças

Também participaram da abertura do seminário o juiz da Vara Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, José Honório de Rezende; o juiz titular da 2ª Vara Cível da Infância e da Juventude de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; e o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Juiz de Fora, Ricardo Rodrigues de Lima; além de autoridades de instituições como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG).

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Congresso dos Centros de Inteligência aborda gestão de precedentes

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA