Tribunal de Justiça
TJMG participa esta semana do XIV Fonavid e V Encontro do Cocevid

O XIV Fonavid – Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violências Doméstica e Familiar Contra a Mulher, começou nesta terça-feira em Belém (Pará), com a presença de mais de 230 magistrados e servidores do Judiciário brasileiro, e se estenderá até sábado (3/12). O evento é organizado pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça do Pará, em parceria com a Escola Judicial do Pará (EJPA).
O fórum deste ano tem como tema “Sistema de Proteção às Pessoas de Gênero Feminino: Transversalidades e Interseccionalidades”, e terá palestras como “O CNJ e a Política nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres” e “Direitos das Mulheres nas Cortes Interamericana”, além de painéis que discutirão “O Panorama do sistema convencional dos direitos humanos das mulheres e sua aplicação no direito brasileiro, controle de convencionalidade e jurisprudência da CIDH”, “Gênero, transversalidades e Interseccionalidades” e “Criminologia feminista e processo penal feminino”. Veja a programação completa
De Minas Gerais, estão presentes a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), a desembargadora Evangelina Castilho Duarte; a presidente do Cocevid (Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Poder Judiciário Brasileiro), desembargadora Paula Cunha e Silva; a juíza Solange Reimberg (membro da diretoria do Fonavid); da juíza Soraya Hassan Bas Láuar (secretária executiva da Comsiv); a juíza Roberta Chaves Soares; o juiz Marcelo Gonçalves de Paula; o juiz José Romualdo Duarte Mendes e o assistente social Gustavo de Melo Silva, da equipe multidisciplinar dos juizados de Violência Doméstica e Familiar de Belo Horizonte.

A primeira atividade desta terça-feira (29/11) foi a realização do V Encontro do Cocevid – Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário Brasileiro. Foram apresentadas as ações de todas as coordenadorias, com destaque para a exibição de um vídeo (veja abaixo) sobre o projeto “Construindo Igualdades”, cujo foco é a realização de palestras em canteiros de obras sobre violência doméstica e familiar, promovido pelo TJMG e parceiros, como a Defensoria Pública de Minas Gerais.
À tarde, foi realizada a eleição da comissão executiva 2023, quando a desembargadora Ana Lúcia Lourenço, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), foi eleita a nova presidente do Cocevid. A posse será em fevereiro de 2023. Logo após, foi realizada uma visita guiada ao edifício do TJPA.
Para a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, “a troca de experiências e informações proporcionada pelos encontros realizados pelo Cocevid e Fonavid dão suporte para que, cada vez mais, possamos aprimorar as políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres. Fortalecer a prevenção e promover direitos às mulheres é a ferramenta efetiva para a igualdade entre homens e mulheres”.

A secretária executiva da Comsiv, juíza Soraya Hassan Bas Láuar, afirma que “o Cocevid e o Fonavid são encontros de humanização em referência às questões ligadas à violência doméstica, em todos os seus contornos e consequências. A troca de experiências e boas práticas realizadas pelas coordenadorias e respectivos tribunais engrandecem e fortificam os projetos, procedimentos e políticas que socorrem e trabalham para desconstituição desta cadeia de violência doméstica em todos os seus contornos. O evento fomenta o conhecimento e, com certeza, trabalha para a verdadeira libertação frente aos conhecimentos que são compartilhados e intensificados”, afirmou.
Equipes multidisciplinares que trabalham com violência doméstica e familiar contra as mulheres também participam do evento para aperfeiçoamento, compartilhamento de experiências, uniformização dos procedimentos e também decisões dos juizados e varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher, sob a perspectiva da efetividade jurídica.
Fonavid
O Fonavid foi criado em 31 de março de 2009, durante a III Jornada da Lei Maria da Penha realizada em parceria entre o Ministério da Justiça, SPM e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento reúne magistrados de todo o país que atuam em processos que tratam da violência contra a mulher, com o objetivo de compartilhar experiências e procedimentos relacionados à aplicação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas